Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONVIVENDO EM DEMOCRACIA, de Michel Pinheiro -- 08/06/2004 - 14:23 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




CONVIVENDO EM DEMOCRACIA





Publicado no Informativo da CÂmara Municipal da cidade de Tauá - Ceará, ano de 2004.

Publicado no jornal Diário do Nordeste, dia 12 de outubro de 2004.



Michel Pinheiro

Juiz do Juizado Especial Cível e Criminal de Tauá









É a democracia o regime de governo em que a posição da maioria prevalece sobre a minoria. Mas tudo o que for decidido tem que ser amplamente discutido. Assim, todos os assuntos que envolvem a vida humana são de interesse de todos. Portanto, o ar que respiramos – um dos últimos bens importantes que ainda são fornecidos gratuitamente – é necessário para a vida de tudo o que existe no planeta. A água, que já falta em muitos locais – Tauá já sofreu muito com sua escassez –, é hoje uma mina de riqueza de poucos porque já é vendida em muitas cidades. O que determina o valor das coisas é a importância dela no meio em que vivemos e sua quantidade. E todos somos necessariamente responsáveis pela manutenção da vida de cada um, pois o uso irracional das riquezas naturais pode causar prejuízos à saúde de todos. Trazendo estes conceitos para a política, devemos criar a consciência de que quase tudo o que compramos contém parte de dinheiro que vai para os governos federal, estadual e municipal. Em sendo assim, temos todos a responsabilidade de cobrar dos servidores públicos eficiência em suas atividades. Cobrar do juiz que julgue cada caso com imparcialidade e rapidez, cobrar do prefeito que administre sempre aplicando o dinheiro público em favor das prioridades escolhidas pela população e exigir do vereador que ouça a comunidade e aprove as leis que tornem a vida menos difícil são alguns dos exemplos que servem para demonstrar os compromissos de todos que recebem da arrecadação de impostos. A convivência em democracia dá a idéia de que todos nós estamos vinculados a um contrato em que todos têm o dever de respeitar o direito dos outros e fazer atividades da maneira mais eficiente que puder, servindo à coletividade. Todas as atividades e profissões são relacionadas, pois cada uma tem sua importância para a comunidade. Cuidemos, pois, da nossa saúde. Preservemos nossa água, nossas árvores, nosso ar, nossos recursos públicos oriundos da arrecadação dos impostos. É esta, por certo, a vontade de DEUS: a harmonia de todos os seres vivos com as coisas criadas para dar cor ao nosso planeta. Viva a vida !!!













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui