Usina de Letras
Usina de Letras
238 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Casos, Acasos e Descasos -- 10/04/2002 - 21:52 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONVERSA DE BOTEQUIM (XI)

(por Domingos Oliveira Medeiros)
Em 10 de abril de 2002

De novo? Toda vez que eu passo por aqui você está aí fazendo hora. Não trabalha mais não? Você não soube? Minha empresa faliu. Amanhã vou lá tentar receber uns trocados, preparar meu currículo e cair em campo. Hoje resolvi esfriar a cabeça. E você, como vai? Vamos indo, como Deus quer. Senta aí! Vamos jogar conversa fora. De repente, quem sabe, pode até surgir uma nova idéia e a gente põe em prática: é verdade! E a sacanagem continua. Depois diz que a gente só sabe reclamar. Mas tem que reclamar. Reclamar, discutir, denunciar e, sempre que possível, participar de movimentos sérios, pacíficos e com propósitos bem definidos. De fato, só assim poderemos levar alguma ajuda concreta aos que estão em situação um pouco pior do que nós. Você viu a história do seguro apagão que estão aprovando lá em, Brasília?Pois é. Parece que a história dom apagão ainda não está totalmente clara. Ainda estamos no escuro. Imagina! Se a gente for contar lá fora,,no exterior, ninguém vai acreditar. O governo fez toda aquela confusão, obrigou-nos a economizar energia, gastamos dinheiro, abrimos mãos de um certo conforto, o consumo caiu, e continua baixo, e o governo foi para a televisão agradecer nosso esforço. Depois de aumentar a conta de luz várias vezes, está criando o seguro apagão, que valerá por dez anos. Prá que? Medida de segurança para que as empresas concessionárias não tenham prejuízos com a queda de consumo. Quer dizer que ele manda a gente diminuir o consumo e agora quer que nós mesmo paguemos pelo prejuízo? Só falta chamar a gente de palhaço.

E o Garotinho, coitado! Pensou que ia aumentar sua renda em R$9.600 por mês por conta de uma tal de aposentadoria vitalícia. Aposentadoria? É. Em mais de vinte Estados da Federação, a lei é essa. Basta governar por um ou dois anos, que está garantida uma gorda aposentadoria pelo resto da vida.. Enquanto o trabalhador precisa de mais de trinta e cinco anos, comprovado em carteira, para se aposentar, caso esteja vivo até lá, e receber cerca de 200 reais a mil e poucos, no máximo. Isso é que é uma vergonha, como diz o jornalista.

E os parlamentares? Agora, com o caso da Roseana, eles estão colocando as barbas de milho e já pretendem aprovar o fórum especial para eles. Justiça comum para os pobres. E Justiça especial para os parlamentares. Os mesmos parlamentares que aprovaram o preceito constitucional, segundo o qual todos são iguais perante a lei. Ou, pelo menos, deveriam.

E o caso da Lunus, daquela empresa da Roseana? Continua dando trabalho e deixando cada vez mais o povo em dúvida. Afinal, o que teria de tão comprometedor nas caixas de documentos apreendidas? Só pode ser isso, pois tem sido grande o empenho da candidata para evitar que a polícia investigue a fundo esses documentos. Quem não deve, não teme. No começo, ela disse que gostaria que tudo fosse esclarecido o mais rápido possível. Mas agora, parece que mudou de idéia. Eu já falei lá em casa: se esse caso da Roseana, da fraude na Sudam, do dinheiro encontrado em seu escritório, enfim, for tudo esclarecido até antes das eleições, e se ela não tiver culpa, eu faço questão de votar nela e ainda fazer campanha a seu favor. Eu também. Como está fica meio esquisito. Parece até que querem esconder alguma coisa. E a relação dos que teriam dado o tal dinheiro? Só tem parente. Não dá para entender. Se forem eles mesmos os que doaram a grana, não precisava, agora, retirar o dinheiro e guardar no escritório. Bastaria tirá-lo na hora que a campanha começasse, de fato e de direito. Aí tem coisa!

E o PFL continua ameaçando o governo. Só vota se ninguém mais “ameaçar” suja candidata. Está atrapalhando a vida de todo mundo. Um político experiente como o presidente do PFL devia se mancar. Ninguém é bobo. Daqui a pouco os eleitores também vão fazer corpo mole. Se até as eleições o caso da Sudam não for solucionado a favor da candidata, ninguém, no meu de ver, deveria votar em candidatos do partido. Boa idéia!

E o Legislativo continua fazendo das suas. Depois dizem que só a Justiça que é morosa. Eu não acho. Não é bem assim. A Justiça está abarrotada de processos por causa do Executivo, com suas decisões que quebram direitos adquiridos. E a Justiça é obrigada a cumprir as leis que são elaboradas no Legislativo. E muitas vezes conflitantes. E com poucos servidores e poucos juízes. E verdade. Pior é o Legislativo. Demora vinte anos para aprovar a reforma do Código Civil. Que já entra em vigor totalmente defasado. E a lei que obriga a identidade nacional que tinha cinco anos para começar a valer e esse prazo acabou no dia 07 de abril passado e, até agora, a lei não foi sequer regulamentada? É muita moleza.E os anteprojetos de lei sobre segurança,q violência e tráfico de entorpecentes, que já tramitam há mais de onze anos e, que eu saiba, ainda está tramitando pelas casas do Congresso? E a Reforma Agrária, que já tem mais de cinqüenta anos e nunca fica pronta? Eu, por exemplo, não era nem nascido quando esta briga começou.

E alei que foi recentemente aprovada sobre a unificação do comando das polícias civil e militar. Já aprovaram? Já, mas deram dez anos de prazo para que as mudanças se realizem. Quem viver verá. Só falta dar mais cinqüenta para terminar a Reforma Agrária e mais vinte para atualizar o Código Civil. Também, não sei o porquê de você estranhar tanta coisa. Afinal, o Brasil sempre foi e será o País do futuro. Pior que é. Um abraço. Vou indo pois amanhã é dia de procurar emprego.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui