Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->A NOVA GERAÇÃO PRECISA ACORDAR -- 06/05/2006 - 06:30 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A NOVA GERAÇÃO PRECISA ACORDAR.

Agora, sempre que escrever sobre problemas sociais e o abandono dos pobres vou começar pedindo desculpas às exceções, porque espalhado por este Brasil, verdadeiros anjos de carne e osso e coração cumprem com dignidade e amor o papel que deveria ser da família e do poder público, e de muitas outras pessoas que insistem ignorar a miséria e a fome,
Estas pessoas preferem se emocionar diante de uma televisão vendo reportagens sobre a fome na África.
O abandono dos pobres à sua própria sorte é com certeza ignorar a presença de Deus.
Eu quero fazer um alerta aos jovens que vão ser os pais da futura geração: Se eles não mudarem a maneira de ver o futuro e não se prepararem para uma luta ferrenha contra as injustiças sociais e contra a degradação ecológica, o futuro deste país será de muito sofrimento, sangue e dor.
Já está acontecendo.
Se as pessoas em condição de prestar algum tipo de ajuda emocional, educacional ou financeira não tomarem posicionamento e se mobilizarem para lutar contra a miséria e a fome a situação vai ficar insuportável.
Se os asilos continuarem abandonados e os nossos velhos sendo explorados como bicho em extinção (Quem não quiser ficar velho tem que morrer novo), apenas porque conseguiram ter um beneficio chamado de aposentadoria...
O governo não criou um meio termo entre o hospital e o asilo, uma pessoa ocupando um leito de hospital sem que a medicina possa fazer mais nada, não pode simplesmente ser devolvido para casa. Ou jogada em um asilo para morrer ao lado de pessoas saudáveis que precisam de um lugar tranqüilo para viver o tempo que lhe resta.
Se as crianças continuarem morando nas ruas como cachorros sarnentos!
Enquanto a Febem for a única esperança para o jovem que não teve em quem se apoiar quando estava na hora de formar sua personalidade...
Quem vai proteger os filhos da nova geração?
Quem vai proteger os seus netos?
Se a justiça social não for além da uma cesta básica ou de um vale qualquer coisa, e não procurar atingir o cerne da causa da miséria... O futuro vai nos apresentar uma legião de marginais controlando cada rua das grandes cidades, sob o comando dos traficantes e dos seus financiadores, que quase sempre são “empresários” e pessoas que ocupam cargos em todas as esferas do governo.
Se não agirmos depressa estes “donos” serão a lei, a justiça e o juiz que julgará os herdeiros de quem cruzou os braços diante da miséria.
É hora dos pequenos e grandes empresários e das pessoas com melhor poder aquisitivo investir na educação de jovens e crianças da periferia, e pararem de dar esmolas nos sinais de transito e achar que estão fazendo caridade.
Já passou da hora de parar de servir sopa para os moradores de rua durante a noite, distribuir peixe na semana santa e vestir de Papai – Noel uma vez por ano.
Esta atitude isolada é muito bonita, mas....
Precisamos lutar contra os mecanismos que promovem a miséria.
Em um país onde o político é inatingível pela lei e o pobre é mercadoria de segunda ou em liquidação, precisamos fazer um mutirão para cobrar a quem de direito para que a riqueza do país seja usada na transformação dos trastes, hoje abandonados, em seres humanos de verdade.
O governo fechou os manicômios que eram locais de tortura e não criou um meio termo para acolher os doentes mentais de famílias pobres.
O que era ruim?
O Manicômio ou a forma como eram conduzidos os procedimento e o comportamento dos que eram pagos para cuidar dos doentes?
Para os que podem pagar uma casa de acolhimento a lei não provocou mudança significativa, porque é só jogar lá e fingir que o parente não existe.
Imaginem um trabalhador que precisa sair todo o dia para sustentar a família, como deixará uma pessoa com problema mental ao lado da sua, convivendo com seus filhos?
Na semana passada a policia militar da minha cidade fechou uma casa onde um “religioso” mantinha dez seres humanos trancados, com fome e sem higiene pessoal, como se fossem animais sem dono.
Para se entrar na casa para retirar estas pessoas foi preciso usar três máscaras descartáveis ao mesmo tempo.
A policia percorreu vários lugares e ninguém quis acolhê-los, até as casas mantidas com dinheiro público alegaram falta de vaga.
Quando não se consegue vaga para acolher a imagem e semelhança de Deus, não é possível improvisar?
Nós da SSVP os acolhemos.
O Lar Divino Ferreira Braga improvisou.
Os albergues então, são verdadeiras aberrações, recolhe o pobre como se fosse lixo, dá-lhe um banho e um prato de comida como se fosse um cachorro e o joga de volta para as ruas, para percorrer sua via-crúcis e continuar cumprindo sua pena de condenado pela pobreza.
Porque não fazer destes lugares um centro de triagem para colocar na cadeia os que são de cadeia e tirar definitivamente da rua o pobre que não tem para onde ir?
Muitos dirão que isto é impossível!
(Leiam: POBRE NESTE PAÍS É LIXO NÃO RECICLÁVEL) na página que escrevo.
Precisamos fazer um grande movimento para que as escolas públicas, principalmente as de curso superior sejam realmente para os que não podem pagar.
Não distribuindo cotas onde um branquelo como eu possa escrever em uma ficha: sou da raça negra..
O critério para ingressar deve ser a competência, mas em uma disputa justa, com alunos de escola publica concorrendo apenas com freqüentadores de escolas publicas e os ricos dos colégios particulares e dos cursinhos concorrendo entre si.
O que não podemos aceitar são o absurdo e a sacanagem que aconteceu com ENEN, foi criado para avaliar o ensino publico do país e quando esta avaliação começou a contar pontos para se ingressar na universidade, na sala se misturam alunos da escola mais abandonada da periferia e do colégio particular mais caro dos grandes centros.
E ainda permitem a criação de cursinhos para preparar o aluno que não quis estudar durante o ano.
Pobre pode pagar cursinho?
Isto mesmo: cursinho!
Porque o governo permite esta agressão contra os mais pobres?
O salário dos professores são os mesmos?
O poder aquisitivo dos alunos são os mesmos?
A estrutura física da escola é a mesma?
É contra isto que precisamos lutar.
Precisamos nos unir para que os Conselhos Tutelares, os Albergues ou Asilos e todas as entidades de defesa do cidadão não sejam abrigo para cabo eleitoral de políticos corruptos.
Este é o recado.
Esta é a minha preocupação.
A NOVA GERAÇÃO PRECISA ACORDAR.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui