Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Cabeça de Cony -- 09/09/2001 - 23:55 (Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Muitas vezes me espanto com coisas que vejo por escrito. Nem falo da Usina, onde minha tarefa (auto-delegada) é escrever coisas de sarapantar mesmo. Falo de Harém das Bananeiras, livro de crónicas de Carlos Heitor Cony. As duas crónicas em que ele fala mais com mais vagar sobre o Glauber (Cabezas Trocadas e Figurante de Glauber) são levemente favoráveis ao cineasta. Destaco um trecho: "Glauber era considerado de esquerda. Com um cinema altamente politizado, demente até a genialidade e gênio até a demência, ele quis fazer e depois cortar cabeças, ou "cabezas", como gostava de escrever. Continuou o mesmo, sem saber dirigir automóvel, desempregado crónico, fazendo filmes cada vez mais complicados e menos assistíveis. O Brasil de 1997 é, em muitos sentidos, o filme certinho que Glauber sempre se recusou a fazer. Tem bom acabamento exterior mas é bastante confuso nas entranhas. Paulo Francis devia ter razão quando falou na falência das esquerdas, anos antes da queda de Muro de Berlim. Vivemos um tempo de `cabezas´ que não foram cortadas mas estão cada vez mais trocadas".
Ora, esse fragmento acima ridiculariza Glauber. Talvez porque Cony se assemelha a uma daquelas pessoas "cínicas" e "liberais" que o cineasta detestava. E a fase final, tipo "babando na gravata" de Francis não autoriza ninguém a supor que algum dia ele pudesse ter sido verdadeiro partícipe da esquerda ou fiel à sua problemática.
Coisas assim por escrito dão a idéia de que o autor merece um chapéu em forma de cone. Ou Cony.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui