Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A sociedade no século XII -- 23/05/2004 - 07:05 (Elpídio de Toledo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Veja mais===>>>>História da Literatura do Médio Alto Alemão

























Dignidade feudal e domínio territorial são característicos da ordem social da alta Idade Média. O rei pode conceder direitos (feudos) às diversas classes inferiores e está no nível superior da "pirâmide de feudo". O nível mais baixo desta pirâmide é representado pela camada de servos que, por decreto real, recebem a terra e direitos de formação de família, herança e outras permissões sobre ela, sob condições de vassalagem, prestação de serviços e de pagamento de parte da renda apurada. Este nível da pirâmide é fortemente articulado por diferentes graus de servidão. Dentro e fora da comunidade, são estabelecidos privilégios para ascensão por toda a camada, principalmente na burguesia urbana e em funções burocráticas "ministeriais" da baixa aristocracia. A carreira burocrática é um elemento essencial de mudança social e cultural, porque desenvolve uma nova autoconfiança na amalgamação de antigos servos guerreiros e funcionários com a camada da baixa aristocracia. Através do fortalecimento econômico e do peso de suas atividades, adotando modo cavalheiresco de vida, os burocratas ganharam importância com o passar dos tempos.



Fonte: http://www.uni-vechta.de/studium/studienprojekte/walter/html/walther.html



Veja mais===>>>>Walther von der Vogelweide



Die Gesellschaft im 12.Juahrhundert



Kennzeichnend für die gesellschaftliche Ordnung des hohen Mittelalters sind Lehnsrecht und Grundherrschaft. Auf der obersten Stufe der "Lehnspyramide" steht der König, der über verschiedene Stufen abwärts Rechte ausleihen kann (Lehen). Die unterste Stufe dieser Pyramide stellen die unfreien Schichten dar, die der Verfügung von Herren über den von ihnen bearbeiteten Grund und Boden, aber auch über persönliche Rechte wie Freizügigkeit, Familiengründung und Erbschaft unterliegen. Diese Stufe der Pyramide ist durch unterschiedliche Grade der Unfreiheit stark gegliedert. Innerer und äußerer Landesausbau begründen Privilegien, die zum Aufstieg ganzer Schichten, vornehmlich ins städtische Bürgertum und über Beamtenfunktionen der "Ministerialität" in den niederen Adel führen. Insbesondere der Aufstieg der Ministerialien, wird zu einem wesentlichen Element sozialer und kultureller Veränderung, weil sich in der Verschmelzung der ehemals unfreien Krieger und Beamten mit der Schicht des niederen Adels ein neues Selbstbewußtsein entwickelt. Durch wirtschaftliche Stärkung, die Annahme ritterlicher Lebensweise und das Gewicht ihrer Tätigkeiten gewannen die Ministerialen im Laufe der Zeit an Bedeutung.







































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 38Exibido 1130 vezesFale com o autor