Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dicas para os vegetarianos -- 23/05/2004 - 00:43 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dicas importantes para os vegetarianos

Roseli Rossi e Madalena Vallinoti/Personal Diet



A dieta dos lacto-ovovegetarianos e dos lactovegetarianos é saudável do ponto de vista nutricional, devendo porém, sempre observar a seleção apropriada dos alimentos em quantidades suficientes a fim de manter o peso e a saúde.



Já para adeptos da dieta vegan, os cuidados nutricionais devem ser ainda maiores, pois é uma alimentação deficiente em fontes protéicas. Os vegetais, em geral, contêm todos os aminoácidos essenciais, porém em níveis muitos menores dos que as de origem animal, comprometendo então a qualidade e quantidade de proteínas que o organismo necessita para manutenção da saúde.

É importante ressaltar que, para mulheres grávidas, atletas e crianças, não se recomenda a prática da dieta vegan, pois há necessidade de um maior teor de proteína na alimentação, para o crescimento e renovação dos tecidos.



No caso da gestação, o ácido fólico, nutriente importante no desenvolvimento saudável do sitema nervoso da criança, e presente abundantemente nos alimentos como fígado, gema de ovo, é encontrado também nos vegetais de folhas verdes frescos como é o caso do espinafre e brócolis.



Caso haja a preferência pela dieta Vegan, haverá necessidade de acompanhamento de um profissional nutricionista e médico e o consumo de suplementos nutricionais.



Outro aspecto importante sobre a dieta vegetariana é que, por fornecer um alto conteúdo de fibras, pode comprometer a absorção de alguns nutrientes. Recomenda-se, portanto, o fracionamento da alimentação em cinco ou seis refeições diárias, além de adequadamente os alimentos, favorecendo melhor digestão e absorção.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui