Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62173 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bonsai (arte oriental) -- 20/05/2004 - 03:42 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos














Bonsai











História





É uma longa história cujo início, na China, remonta a 200 A.C.. As formas básicas no entanto foram estabelecidas no período da Dinastia Tang (618-907 D.C.), evolução que continuou até a Dinastia Qing (1616-1911 D.C.) quando a Arte Penjing começou a declinar. Tem sido novamente apreciada a partir de algumas décadas. Na China, o Penjing é dividido em duas categorias: Árvore Penjing e Paisagem Penjing. Árvore Penjing é o que conhecemos por bonsai e era, na China, conhecida como a técnica de reduzir o dragão a uma polegada. Aqui começa a Arte Bonsai conhecida por todos nós.

No Japão os primeiros registros datam da Era Kamimura ( 1192 a 1333 ). Nos pergaminhos de um sacerdote chamado Honen, que viveu neste período, aparecem ilustrações de árvores miniaturizadas. Na Era Edo (1615-1867), o desenvolvimento de plantas em vasos era bastante popular. Observamos, pelas informações, que a arte bonsai já tem um longo caminho. Em 1914 com o interesse do público em geral para com o bonsai, foi realizada a primeira Exposição Nacional de Bonsai no Japão. Alguns anos depois, 1934, o Museu Metropolitano de Arte de Tóquio instituiu uma exposição anual que acontece até os dias de hoje.

No Brasil, o Bonsai surgiu com a vinda dos imigrantes japoneses no início do século ficando por muitos anos restrito aos seus descendentes o exercício desta arte. O Bonsai é, entre outras, mais uma arte desenvolvida pelo homem e não há como muitos acreditam, nenhuma conotação mística envolvendo esta prática.



Significado



BON - vaso ou recepiente raso

SAI - planta ou plantar





Portanto, bonsai são árvores ou plantas em miniatura, plantadas em vaso. Sua estética de características únicas expressa pelo vigor, pela forma e pela estrutura da planta. Bonsai é um ideograma (Kanji), por isso, não tem plural. Assim devemos dizer: " Tenho 50 Bonsai." Mais complexo que a tradução do ideograma, Bonsai, é todo o envolvimento que nos rodeia a partir do instante em que nos apaixonamos por esta arte. Vamos aprendendo uma infinidade de conceitos filosóficos e artísticos. Conceitos artísticos nos ensinam a escolher a árvore, a bandeja, a composição e cores. Conceitos filosóficos nos surpreendem quando nos ensinam que uma árvore inclinada em sua direção é sinal de reverência, acolhimento, mas, um galho apontado em sua direção tão deselegante quanto um dedo apontado para você. Vamos aprender com o tempo e com a natureza, pois são os melhores mestres.



Tipos



Vejamos abaixo as formas típicas dessas árvores:





Tchukkan: árvore vertical

Bunjinghi: forma graciosa e curva

Ichizuri: bonsai cuja raizes se agarram as rochas. Certos bonsais formam raizes nas rochas dessa maneira

Kengai: árvore que parece pender de um penhasco ou desfiladeiro



Os mistérios do bonsai



O significado da palavra bonsai é "cultivar árvore em vaso". Por isso, para ser considerada um bonsai, a planta precisa representar a árvore como ela é na natureza. Assim, deve ser realmente uma árvore em miniatura, de qualquer espécie, produzindo flores e frutos normalmente como a de tamanho natural.

Costuma se falar muito em bonsais verdadeiros e falsos. Essa diferença nada mais é do que em relação à idade da planta. Não basta ser um galho de árvore plantado. Um galho não é uma árvore em miniatura. Ele pode vir a ser um bonsai, mas para começar a ter forma de árvore, com o tronco mais grosso, precisa ter no mínimo 15 anos. bonsais. Muita gente vende um galho plantado, não presta assistência à planta e ela acaba morrendo. Com seis anos, a planta já está bem enraizada e pode ser cultivada normalmente. Antes disso, requer cuidados especiais e não deveria ser vendida.

O bonsai entrou na vida dos ocidentais no começo do século através de uma grande exposição realizada em Londres. Sua origem no oriente parece ser do século III a.C., na China. Os chineses acreditavam que as montanhas eram o ponto de encontro entre o homem e Deus e, por isso, traziam para casa pequenas árvores do local para se sentirem mais próximos da presença divina. Quem se aprofundou na técnica foram mesmo os japoneses e assimilaram-na em sua cultura não só como uma manifestação artística, mas também como um objeto de culto e meditação.

Um vaso com bonsai costuma ser caro e às vezes chega a custar o preço de um automóvel, porque é vendido como obra de arte. Há bonsais que chegam a séculos de idade, o que significa que pessoas de gerações diferentes tiveram um cuidado todo especial com aquela planta.



Cuidados especiais



Cuidar de um bonsai não é nada complicado. A atenção adicional é com relação à estética.

O primeiro passo para quem quer ter um bonsai em casa é conhecer um pouquinho sobre a espécie de árvore. Nada que um pequeno manual não ensine. Basta saber se ela prefere sol da manhã ou da tarde, muita ou pouca água. O vaso deve ser colocado em locais onde possa receber sol, ventilação, chuva e o orvalho noturno. Terraço, varanda, jardim ou mesmo o peitoril de uma janela são os melhores locais. Um detalhe importante é que ele deve ser protegido, de altas temperaturas e geadas, para não queimar suas folhas.

. Se você quiser exibir seu bonsai dentro de casa, é preciso adaptar as condições do ambiente para poder receber o vaso. O melhor local será próximo de uma janela grande, sem cortinas e bem iluminada, em uma sala fresca, longe de lareiras e eletrodomésticos que transmitam calor. As espécies que mais se adaptam ao cultivo caseiro são as de árvores tropicais como Ficus, Sagerétia, Serissa, Carmona. As menos resistentes às condições de interior são aquelas mais acostumadas com o sol na natureza, caso das coníferas (as sementes não se abrigam em frutos), como os pinheiros, juníperus e ulmus. O pinheiro é uma das espécies mais sensíveis e mais procuradas, porque obtém o formato de árvore mais rapidamente. Se você quiser tê-la em casa, deve mantê-la sempre no sol e com muita umidade. Mesmo depois de seco, ele mantém a cor verde por mais de um mês.

Depois de se informar um pouquinho sobre a espécie desejada, basta observar os cinco cuidados básicos para ter um bonsai saudável: rega, insolação, adubação, troca de terra e poda.



Rega e cuidados com o sol



Esse é o único cuidado diário que se tem com um bonsai. Por isso, o dono de uma arvorezinha deve ser disciplinado e não se esquecer de manter sempre a terra úmida. Basta tocar a terra do vaso com o dedo e verificar a umidade da superfície. Se a terra estiver seca, com uma aparência pálida, deve ser regada novamente, não importa quantas vezes por dia. Mesmo seco, o bonsai ainda se mantém verde por algum tempo. Por isso, não se engane. O que importa é verificar o estado da terra.

Não é possível prever quantas vezes por dia ele deve ser regado. Tudo depende do local onde o vaso é colocado e da espécie. Toda a terra do vaso deve receber água. Rega-se superficialmente uma vez para que a umidade abra os poros da terra. Alguns minutinhos depois, rega-se de novo até que água saia pelos orifícios de drenagem do vaso. Não se deve deixar nenhum tipo de bandeja que acumule água embaixo do bonsai para que a terra possa respirar.

Nunca regue o bonsai com pulverizadores, pois só servem para aumentar a umidade da copa e do tronco. As folhas podem ser pulverizadas de vez em quando caso elas não recebam orvalho e para ficarem limpas. Seu bonsai nunca deve ficar seco. É como um animal de estimação. Se o dono for viajar, deve pedir para alguém regar, contratar um serviço de hotel para plantas ou deixar em uma floricultura. Depois de seco, dificilmente é possível recuperá-lo.



INSOLAÇÃO - Bonsai de sombra não existe. As árvores, na natureza, ficam sempre expostas ao tempo. As árvores mais altas recebem mais sol. As espécies menores ficam à sombra das maiores e recebem menos sol, mas recebem. Por isso é importante saber qual espécie você possui.



ADUBAÇÃO - Toda planta se alimenta de sais nutritivos retirados do solo. Com o bonsai não é diferente. E como ele vive em um vaso pequeno, esse alimento se esgota mais rapidamente, aumentando a necessidade de repô-lo por meio de adubos. A adubação é simples e qualquer adubo pode ser utilizado. Basta seguir estritamente as recomendações e modo de usar do fabricante. É melhor adubar o bonsai em pequenas quantidades, mas com freqüência, do que esporadicamente e em excesso. Não se deve tratar o bonsai doente com adubos, pois eles podem atrair pragas num período em que a planta está mais sensível. Também não se pode adubá-lo após a troca de terra ou quando ele está ressecado por falta de água.



Cuidados com a terra



Troca da terra - Para realizar a troca de terra, é preciso conhecer a espécie da planta. Isso se faz em um período entre dois e sete anos. Em geral os bonsai jovens crescem mais do que os maduros e precisam de uma transplantação mais freqüente. A melhor época para se transplantar um bonsai é o fim do inverno, preparando a planta para iniciar o seu período de crescimento na primavera.

Para transplantar:

1) Separe todo o material - vaso, terra e ferramentas. O vaso deve ser de cerâmica e a parte interna porosa, não esmaltada. Ele precisa ter furos na parte de baixo para drenar água.

2) Levante a árvore do vaso, tire a terra velha desembaraçando as raízes com a ajuda de um raque (ferramenta de ferro que aparenta um garfo). Se for preciso, utilize um jato de água como esguicho.

3) Com a maior parte das raízes livres de terra velha, corte aproximadamente um terço de todas as raízes.

4) Replante a árvore com terra nova, colocando a terra entre as raízes, fazendo todo o possível para não ficar bolsas de ar.

5) Coloque o vaso dentro de uma bacia com água para que saia todo o ar da terra.

6) Deixe o vaso descansar por cinco minutos dentro da bacia e depois escorra a água em excesso.





Após a troca da terra, é necessário um período de resguardo, de aproximadamente vinte dias. Nesse tempo, proteja-o do vento e do sol até que ele comece a brotar, pulverizando as folhas com freqüência. Se você achou muito complicado fazer a troca de terra, procure um local especializado em bonsais para que eles realizem o trabalho. Não sai caro e garante vida longa à sua planta.

Poda - Podar nada mais é do que deixar seu bonsai com o formato de árvore. A melhor época para a poda é no final do inverno, quando a árvore está em repouso (não está no período de crescimento) e não sai tanta seiva pela ferida do corte. As ferramentas utilizadas são tesoura, alicate e pinça e devem proporcionar um corte côncavo, de cicatrização mais fácil. Quando as feridas da poda são de grande tamanho, é conveniente cobri-las com pasta de selagem para garantir sua perfeita cicatrização. Pode-se usar clara de ovo ou tinta PVA.



Doenças e pragas - O bonsai, como qualquer outra planta, está sujeito às doenças e pragas. As doenças mais comuns são as causadas por fungos, bactérias e vírus. Elas se manifestam deixando as folhas amarelas ou com outra coloração e murchas. O bonsai pode ser recuperado. Basta levar o vaso a um especialista assim que você perceber qualquer alteração para que ele possa descobrir qual a causa e o aplicar o melhor tratamento. As pragas mais comuns são os pulgões, larvas e lagartas. Assim que você percebê-las, compre um inseticida para plantas ornamentais e o utilize de acordo com a orientação do fabricante.







fonte/NET













Visite a minha página clicando aqui



CARLOS CUNHA/o poeta sem limites



dacunha_jp@hotmail.com















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui