Usina de Letras
Usina de Letras
213 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A geração pós moderna -- 20/05/2004 - 01:23 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Geração pós-moderna

repassando Flávia Gasi

flavia@pirex.com.br



Pare um pouco. Sim, pare e reflita. No mundo atual o ritmo é rápido. Como um trem em movimento. Ou como uma montanha-russa. Ou como o início deste texto. Nós nos sentimos solitários. Incapazes. De prever. De resistir ao rumo que as coisas tomam. Preferimos relaxar. Sentamos à frente da TV. Lemos as primeiras linhas das notícias. E, de repente, o mundo não é mais reconhecível.



Para Nicolau Sevcenko, vivemos o loop da montanha-russa, “a síncope final e definitiva, o clímax da aceleração precipitada, sob cuja intensidade extrema relaxamos nosso impulso de reagir, entregando os pontos entorpecidos, aceitando resignadamente ser conduzidos até o fim pelo maquinismo titânico”.



Nossa estranheza também está na juventude. Quem são esses? Nossos filhos, que ateiam fogo em mendigos e índios, no diferente, naquilo que não se enquadra no grupo mais próximo. São esses também que matam pais, matam quem não retribua um amor platônico, que atiram em platéias de cinema.



Muitas são as causas e muitas foram as explicações dadas por tantos especialistas. A culpa é dos games violentos, da mídia, das drogas, das famílias desestruturadas. Talvez seja um pouco de tudo. Prefiro acreditar que alguém se forma em suas relações com o mundo.



Tecnologia



Deve-se constatar que o aumento da velocidade e advento de novas tecnologias provoca um sem-número de conseqüências. Tudo o que é novidade pode ser encontrado na loja mais próxima. Em um país sem emprego, com enorme diferença social, poucos consomem. Mas aqueles que o fazem devem estar preparados para uma luta, uma competição.



A necessidade de consumo e a competição no mercado de trabalham acentuam um processo de individualização, auxiliado pela TV, celulares, Internet. As relações sociais não se dão de forma concreta, mas são atenuadas pelo nick e pela máscara da escrita.



Ao mesmo tempo, existe um interesse crescente em voluntariado. Seria pelo desejo de criar uma sociedade mais justa ou pela culpa de pertencer a uma classe beneficiada?



Automação do olhar



É fato. Hoje em dia, quase tudo é normal. Crianças pedem esmolas nas ruas, cheiram cola, dançam “É o Tchan” na TV, abuso sexual, violência doméstica, guerras, terrorismo...



Nivelamos por baixo, nossa base de comparação é o mundo do ciberpunk violento. Nosso olhar torna-se automatizado. Além dessa visão alienante, o cinema e a televisão tornam a linha entre ficção e realidade tênue e trôpega.



Para Marc Augé, “percebe-se bem que é a fronteira entre a realidade e a ficção que é questionada. É questionada porque vivemos num mundo de imagens que não é real nem falso. (...) A imagem associaria a Guerra do Golfo, dessa forma, a uma espécie de videogame em que não tivessem ocorrido mortes reais -- as dos iraquianos, de que nunca se fala”.

Figura do pai



A teoria da psicanálise propõe três instância: Id (energia criativa), Ego (do latim, Eu) e Superego (as regras sociais, introjetadas na pessoa). Lacan acredita que a criança é formada também pelo reconhecimento do outro. Sem reconhecer a existência do outro, não seria possível entender o eu.



O outro é imagético, pode ou não existir. Colocamos máscaras na vida cotidiana e nos especializamos em fazer isso na rede. Como entender o outro fora da relação? E como definir o eu? Talvez gerações futuras possam sistematizar as conseqüências disso de forma mais pragmática.



O que se pode ter certeza é de que a figura do pai, aquela que impõe autoridade, está falha. Deve existir a rebeldia adolescente, bem como a capacidade de dizer não.



Não adianta aplicar a crença platônica de que, se não ensinar se o mal, o jovem não aprenderá. É imaginar que não somos seres complexos e paradoxais. Mas talvez esteja na hora de rever a qualidade de nossa interação com o outro e com o mundo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui