Usina de Letras
Usina de Letras
266 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62169 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4755)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sumi-ê (arte tradicional japonesa) -- 18/05/2004 - 05:53 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










Sumi-ê

(arte tradicional japonesa)











O Sumi-ê originou-se da tradicional pintura chinesa baseada no Zen Budismo, sendo introduzido por monges budistas no Japão no século XIII. "Sumi" significa tinta preta e "ê" significa pintura, desenho.



Sua característica está na rapidez em que é realizado, não permitindo reflexão, correção ou repetição, devendo o artista fluir em sua inspiração natural.



Outra característica desta arte tradicional, está relacionado não como forma de expressão, mas sim com o objetivo da paz espiritual.

Os princípios estéticos e filosóficos da pintura Sumi-ê são:



· assimetria,

· singeleza,

· naturalidade,

· profundidade,

· desapego,

· quietude e

· serenidade interior.



A aprendizagem da pintura Sumi-ê é muito mais que o exercício de uma arte; é um caminho espiritual para o equilíbrio e a paz interior.





"Os elementos básicos da arte Sumi-ê são três: a simplicidade, a simbolização e a naturalidade. A expressão que visa o eterno está em sintonia com a redução simbólica do espírito zen.

O sumi-ê é uma arte subjetiva e está longe de ser uma expressão objetiva calcada na observação simples. A reflexão é ditada pela percepção e a expressão, pelo sentimento. É uma pintura que precede o conhecimento da cor. Mas é também uma expressão que pressupõe o seu completo domínio. A arte da tinta sumi constitui-se na maneira mais eficiente de exprimir, com clareza, os objetivos do homem.

O misticismo das cores abreviadas e puro e profundo. Os traços flexíveis, apesar da ausência de contornos definidos, são extremamente ricos.

A expressão livre que brota através da cor sumi e dos movimentos do pincel reflete, com sinceridade, o caráter e a personalidade do autor, induzindo-o ao prazer das descobertas. Apesar da vida e do ambiente em que o homem se insere serem complexos e múltiplos; apesar de os costumes e sentimentos dos povos serem distintos, existe um desejo que é aproximadamente comum a todos. Esse desejo se divide em quatro fatores: uma vida eterna; uma vida agradável; uma vida livre e uma vida bela. Esses quatro fatores correspondem às quatro palavras do zen: sei (pureza), so (simplicidade), jun (suavidade), ga (elegância).

Uma vida eterna, uma vida agradável, uma pintura livre, um sentimento nobre. Tudo isso pode ser conseguido, através da pintura, que nos conduz à compreensão da razão da natureza. Amando a natureza, estaremos capacitados a amar as belezas naturais e os seres vivos. Assim nasce a paixão pela arte."



Para a prática:



· Não é necessário saber pintar nem desenhar;

· É necessário gostar do que está fazendo;

· É preciso se identificar com o Sumi-ê;

· É uma forma de meditação;

· Pinceladas rápidas, decisivas, sem repetir, sem corrigir e sem reflexos



Material:



· Pincel - próprio para Sumi-ê, geralmente pêlo de ovelha ou texugo, de maneira a reter muito líquido;

· Sumi - tinta feita através do carvão, feita de fuligem e cola;

· Papel de arroz - papel fino e absorvente, que dá a principal característica deste tipo de pintura.







O Sumi-ê tradicional é a pintura com variações do preto, como estas fotos exibidas:











A tendência moderna do Sumi-ê, é o uso de cores, da tinta Gansai (tinta japonesa de cores suaves).











(fonte/NET)











Visite a minha página clicando aqui



CARLOS CUNHA/o poeta sem limites



dacunha_jp@hotmail.com













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui