Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RODA MUNDO, RODA GIGANTE -- 15/05/2004 - 18:20 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RODA MUNDO, RODA GIGANTE

ANTOLOGÍA INTERNACIONAL 2004



Roda o mundo como uma Roda Gigante! E o faz paciente e impassivelmente em sua missão multissecular pendular, pachorrenta e às vezes explosivamente, nas suas múltiplas formas de atestar a vida, de manifestar-se, com seu movimento constante, repetitivo, e ocasionalmente surpreendente em sua intrincada interdependência. Quanta densidade e complexidade de interação perspicaz intelectiva, abarcando um mundo imenso onde vivem seis bilhões de seres humanos, nem todos lamentavelmente ainda habilitados à verdadeira consciência da fenomenologia de sua animação e agitação vital.



Roda Mundo, Roda Gigante = Antologia Internacional 2004! Outro grande ato de criação! Um culto e tributo primordial às LETRAS e às ARTES, contribuindo ao engrandecimento do espírito investigativo e inteligência criativa, em toda sua verdadeira expressão, interesse ou manifestação intelectual, em qualquer coletividade humana, difundindo construtiva e generosamente a cultura. Parece ser essa a auréola olímpica que preside com esplendor este magnífico novo esforço de divulgação e estímulo literário, a publicação em seus respectivos idiomas, espanhol e português, dos trabalhos de 37 autores, em 440 páginas, de uma Antologia intitulada tão apropriadamente de “Roda Mundo, Roda Gigante, Antologia Internacional 2004”, agora reunindo escritores da península Ibérica, África e Américas. Maravilhoso instrumento é a WEB seguindo o vitorioso, original e extraordinário empreendimento de “onze escritores da WEB”. Contribuição inestimável para a compreensão adequada desse Rodar do Mundo, essa Roda Gigante! Que cabe, não obstante, na minúscula tela de um monitor.



A expansão dos ideais de aproximação dos povos, a aldeia global em que vai constituindo-se o mundo, cada vez mais interdependente, os grupos comerciais e intelectuais, regionais ou mundiais, que vão surgindo espontânea e vigorosamente, buscando o aperfeiçoamento das relações, a integração e felicidade dos povos levam-nos a concluir que, instituição tão antiga, nobre, fundamental, arraigada e imprescindível como “O Livro”, fonte vital eterna de sabedoria, aclaração, inspiração aliciante e promulgadora de propósitos, redenções e ideais, encontram nesta publicação sua concreção e significado simbólico mais expressivo de justiça social buscando a eliminação total dos resquícios e efeitos da fome e da ignorância.



Nossa historia e herança cultural peninsular-afro-americana comum, nossas etnias, nossos problemas, afinidades, idiossincrasias e esperanças são tão similares, tão familiares, tão complementares que o estreitamento vinculado de laços afetivos vocacionados e sensíveis através das letras, por meio da maravilhosa WEB e Internet, muito enriquecem e realizam propósitos de uma América e una humanidade irmanada em propostas, promessas, sugestões, conhecimento, apoio, concursos, intercambio de idéias e pessoas, difusão de ideais, históricos humanitários e o compartilhar generoso de imenso valioso patrimônio cultural de nossos povos, tão antigos e ao mesmo instante modernos, com olhos e coração postos num alvorecer promissor de profícuo futuro.



Esta Antologia Internacional 2004, é a realização valiosa de um batalhador, um lutador por idéias fraternas de compreensão, cultura e aproximação dos povos, com inspiradas palavras, trabalho e ação ardorosos, a quem a Internet com sua velocidade e tecnologia espantosa, multiplicou asas olímpicas para seus espetaculares vôos dinâmicos de realização e expansão cultural . Trata-se de Douglas Lara, o incansável homem de sensibilidade e letras, que se agiganta com Roda Mundo – Gira Mundo - em que está inserido, Roda Gigante, ele mesmo, que gira em plenitude por espaços, pistas e sendas infinitas, perguntando, respondendo, augurando, realizando destinos, afirmando incomum história.



De Vania Moreira Diniz, consagrada escritora, poetisa, que também participa com um de seus brilhantes trabalhos desta edição, recolho de una espontânea carta de apreço, valiosa opinião sobre Douglas Lara: “Agora com essa nova antologia consagrando escritores nacionais e internacionais, Douglas Lara considera-se feliz por ter sido obstinado, leal e esforçado, recebendo dos leitores elogios estimulantes e tendo sido indicado para o “Lancaster House Award” da Rickmarc Publishing. É esse o editor, o escritor, o homem, que conseguiu reunir em volta de si poetas de varias nacionalidades, criadores que confiam em seu talento e extrema dedicação que surge entusiástico com a "Antologia Internacional Roda Mundo, Roda gigante", elaborada em português e espanhol, com 440 páginas de excelente literatura e talentosos escritores .



O livro "Roda Mundo, Roda Gigante, Antologia Internacional 2004", será lançado dia 29 de julho, durante a noite de autógrafos na “Livraria Cultura” (Conjunto Nacional) em São Paulo. Painel multicultural de estilos e propostas literárias, o livro reúne autores residentes em Angola, Porto Rico, Portugal, Holanda, EUA, Uruguai, Peru, Chile, México e Espanha, além dos autores do Brasil. Douglas Lara, organizador da exitosa antologia "Onze Autores da Web" (Ottoni, 2003), conseguiu reunir autores de vinte e dois a setenta anos, muitos dos quais com livros publicados e participação consagrada em outras antologias. O caráter internacional da obra está refletido nos textos, em seus idiomas originais.



Jéssica de Almeida Bastida é a autora da linda capa do livro Roda Mundo, Roda Gigante. Tem 22 anos. Nasceu em Sorocaba, Estado de São Paulo, onde estudou Publicidade e Propaganda. Inspirou-se em seus próprios poemas e no título do livro.



Também ressalto o testemunho de Ridamar Batista, outro dos entusiasmados escritores da Antologia, expressou com sensível e amorosa propriedade em uma das correspondências virtuais a Douglas Lara: . . . “Fiquei encantado com o título de tua antologia – o que já havia comentado contigo – mas o que realmente me agrada é tua clarividência. . . ler tuas crônicas é um verdadeiro deleite” . .. .



É isso! A clarividência, fluída, tenaz, constante de um homem de fé, visão e determinação, generosa e conscientemente vocacionado ao bem comum, culminam em forma invariável e gratificante em obra que transcende os propósitos e dimensões humanas iniciais.



Em breve comemorar-se-hão os acontecimentos relacionados com o Dia das Américas, que terá lugar em 12 de outubro de 2004, o dia memorável do descobrimento da América. Com essa proximidade de data e a universalidade e afinidade temática da Antologia Internacional 2004, nada nos parece mais apropriado que dedicar o simbolismo de Roda Mundo, Roda Gigante, editado nos idiomas básicos da latinidade de América, a essa efeméride. Conclamamos por tanto, todos os amantes das letras e da literatura, a que divulguem esta preciosa expressão cultural que é a Antologia Internacional 2004 = Roda Mundo – Roda Gigante, - Roda Mundo, Roda Gigante – realidade literária de seres cultivados, exercitados e dedicados intelectualmente, de alma e espírito ao bem universal, através de suas pesquisas, intenções, elucubrações, temáticas, personagens de suas obras e histórias, - informando, junto com seus amigos artistas, intelectuais, criadores do espírito, os que buscam, pesquisam, escrevem, produzem, atuam, trabalham, preservam e praticam intelectualidade, integridade, fraternidade e cultura, pessoas que em toda a América amam a VERDADE, verdade que nos identifica no tempo, na origem, historia e destino comuns, conclamando-nos a unir-nos, como irmãos, para agraciar a causa do bem, nesta maturação do espírito transcendente que é a legítima aspiração e esforço por aproximação e entendimento entre indivíduos e povos, expressão sublime de Amor, Paz e humanidade universal, que tanto anseiam os Povos Latinos Americanos, como aliás aspiram os povos do mundo inteiro, através destas vocações autênticas, dedicadas às letras, com mensagens expressivas de realidade cultural na fina tela de crônicas, poemas e temas de Roda Mundo, Roda Gigante – Antologia Internacional 2004. Divulguemos a bondade que move nossos bons propósitos!



Erasmo Figueira Chaves

Presidente da Academia Paulistana Maçônica de Letras





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui