Usina de Letras
Usina de Letras
287 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Demagogia do PT -- 14/05/2004 - 22:47 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
0000ff”>


A DEMAGOGIA DO PT

(por Domingos Oliveira Medeiros)



O líder do PT no Senado, e relator da reforma da Previdência, Tião Viana (PT-AC), em entrevista concedida à imprensa, garantiu que 96% dos servidores públicos - municipais e estaduais- , ganham menos de R$1.200 reais e, portanto, estariam isentos da taxação que se pretende impor aos demais servidores; na União, ainda segundo o paramentar, este percentual atinge cerca de 87% dos servidores que recebem menos de R$1.440 mensais e, que, da mesma forma dos demais, não seriam atingidos pela medida.



Várias leituras podem ser feitas a partir destas declarações. A primeira delas é que o servidor público, na sua imensa maioria, não pode ser taxado de marajá. A segunda, é que o item que pretende taxar os inativos, que representam, nas palavras do referido parlamentar, cerca de 15% do total da força de trabalho, é de todo inócuo, pois a quantia arrecadada não resolverá a questão da corrupção que grassa no próprio INSS, justamente pela falta de controles mais eficazes.



Ora, se apenas 15% serão atingidos com a malfadada taxação, não será por certo, esta decisão, que irá angariar recursos suficientes para contribuir com o “saneamento” da Previdência.



Nada tenho, é bom que se diga, de queixa pessoal contra a pessoa do Lula,; por quem tenho, aliás, admiração. No entanto, ante a evidência dos fatos, até aqui constatados, o PT não conseguiu, até agora, colocar em prática, com sucesso, nenhuma de suas medidas. Todas, sem exceção, foram (e estão sendo) objetos de críticas.



A reforma Tributária, a reforma da Previdência, a MP dos transgênicos, o Programa Primeiro Emprego, a criação de dez milhões de empregos, o Programa Fome Zero, são alguns exemplos. E tem mais: a sugestão, improvisada, para ceder, aos sem-teto, imóveis abandonados nos centros das grandes cidades; a questão da reforma Agrária - mal conduzida e quase parando -; a falta de diplomacia em relação à ALCA, atropelando interesses de países vizinhos; a viagem de ministros para tratar de assuntos religiosos, às custas do Erário; as relações suspeitas para angariar apoios dos partidos; as contratações, sem concurso, para a Câmara dos Deputados; e para projetos apoiados por organismos internacionais; o silêncio sobre os escândalos que pipocam na Secretaria da Receita Federal, no INSS; a questão da violência, dos juros, e do endividamento público, enfim.



É forçoso indagar: o que é que o governo está fazendo de bom? Passeando e lendo discursos de intenções, bem elaborados, e sempre acompanhados de piadas e metáforas ? Esta atitude não nos levará a lugar nenhum. O Brasil tem pressa. E é de todos os brasileiros. E não, apenas, de partidos políticos, banqueiros, governadores e especuladores.



A conclusão é uma só. E todos sabemos. Mas, autoridades e grande parte da mídia faz vista grossa: SEM RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA EXTERNA, EM BASES QUE RESTABELEÇAM O NECESSÁRIO EQUILÍBRIO ECONÔMICO ENTRE AS PARTES, DE MODO A QUE O BRASIL POSSA CONTAR COM MAIOR PARCELA DE RECURSOS PARA INVESTIMENTO EM ÁREAS PRODUTIVAS, DE INFRA-ESTRUTURA E NO SOCIAL, EM VEZ DE FICAR, ETERNAMENTE,PAGANDO JUROS, SEM AMORTIZAR O PRINCIPAL, JAMAIS SAIREMOS DESTA SITUAÇÃO VEXATÓRIA E CRUEL. DEZ ANOS DE FHC JÁ MOSTRARAM ESSA VERDADE. NÃO SERÁ, PORTANTO, COM BOAS INTENÇÕES, QUE ENCONTRAREMOS A PORTA DE SAÍDA PARA A RETOMADA DO CRESCIMENTO. O PAÍS ESTÁ NUM MATO SEM CACHORRO. E PARECE QUE NÃO TEM CORAGEM DE ENCARAR OS VERDADEIROS PROBLEMAS DE FRENTE. HAJA VISTA OS VINTE REAIS DE AUMENTO PARA O SALÁRIO MÍNIMO. ANO QUE VEM, A PREVIDÊCIA VAI Á FALÊNCIA, NO ENTENDER DO QUE SUGEREM OS ATUAIS GOVERNANTES. E TODO ANO A NOVELA SE REPETE. E O BRASIL DEFINHANDO E APODRECENDO. E OS CORRUPTOS DESVIANDO DINHEIRO PARA PARAISOS FISCAIS. E O CRIME SE ORGANIZANDO. E O EXÉRCITO DE MISERÁVEIS AUMENTANDO. SERÁ QUE NÃO ESTARIA NA HORA DE PROCURAR OUTROS CAMINHOS? QUE NÃO SEJAM O DO ENREQUECIMENTO DOS BANQUEIROS, DOLS ESPECULADORES DE PLANTÃO, DOS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS E DOS MAUS POLÍTICOS QUE VIVEM MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNO? Até quanto? E ainda falam em eleições e reeleições. Como se eleição resolvesse todas as questões nacionais. Francamente!....







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui