Usina de Letras
Usina de Letras
196 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O JORNALISTA, SUA CULPA E A LIBERDADE DE IMPRENSA -- 14/05/2004 - 22:04 (Edson Campolina) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O JORNALISTA, SUA CULPA E A LIBERDADE DE IMPRENSA.

Por: Edson Campolina



O HOUAISS dá o seguinte significado à desculpa: “Perdão, Justificativa, Pretexto, Arrependimento”.

Senti-me ofendido, em minha própria casa, BraSil, por acreditar que se estende a todos os anfitriões brasileiros a calúnia e difamação cometida pelo antiético e desrespeitoso jornalista americano ao declarar nossa falsa preocupação e o “dantesco” prejuízo que o hábito de bebericar de nosso presidente Lula estaria causando à gestão desta nação. Dispus-me a participar de ação popular contra o tal “gringo”, que, aliás, nunca deveria ter saído de seu império. Um plebeu que não teve honra, ética, respeito e muito menos inteligência ao deixar-se influenciar por outro jornalista desequilibrado e um velho político que não atingiu ainda a sapiência característica dos idosos. Diogo Minardi é uma caricatura no programa Manhatan Conection do GNT; vomitando críticas, palavrões, ironia e pessimismo sem qualquer culpa. De maneira dolosa mesmo. Já Brizola! Pobre coitado! Não sei como o PDT ainda o tolera. Prega o trabalhismo, mas pouco fez em seus poucos anos de trabalho. Só mesmo com uma ponte internacional para serem ouvidos e levados a sério. Tanto que não merecem qualquer retaliação. Tão baixo são seus valores.

O caldo já está entornado. O episódio evidenciou aquilo que poucos brasileiros ainda conhecedores do significado da palavra CIVISMO têm enxergado naqueles que ainda se portam como cordeiros oferecendo a outra face ao imperialismo e à arrogância americana. Os EUA criticaram a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e teve indivíduos e instituições cordeiro-latino-americanas fazendo coro.

Ora! O que é a liberdade que tanto pregam? Recorrendo novamente ao meu imaculado Houaiss, vejo que liberdade também significa Intimidade. Concluo assim o pensamento de que a liberdade do indivíduo, da instituição ou de uma nação tem limites na liberdade do seu próximo. Descendo um pouco mais os olhos na página, tive a grata surpresa de ver um significado de Libertar: Expandir.

Compreendi então que o famoso e difundido lema dos americanos do norte só pode ter o significado de expansão. Pois é o que praticam sob o manto de seu poderio. Pregam liberdade enquanto invadem nações, oprimem, torturam, maculam, desrespeitam, saqueiam valores e crenças, e ainda privam a verdadeira liberdade de imprensa ao esconderem suas desumanidades.

Voltemos ao indivíduo: alguém deve ensiná-lo, e por tabela à imprensa mundial e brasileira, a reconhecer que a ética, o respeito, o bom-senso e a inteligência são os limites da liberdade.

Que brindemos, com uma boa cachaça genuinamente brasileira, os poucos DA SILVA patrióticos; sejam eles pernambucanos, cariocas, mineiros, gaúchos, amazonenses ou qualquer outro irmão brasileiro.



14/05/2004

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui