Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Tricontinental de Lula -- 14/05/2004 - 15:03 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Tricontinental de Lula



Noticias recentes informam que Lula articula uma nova reunião dos países da America Latina, África e países árabes no Brasil.



© 2004 MidiaSemMascara.org



Noticias recentes informam que Lula articula uma nova reunião dos países da America Latina, África e países árabes no Brasil. O verdadeiro arquiteto da idéia deve ser Marco Aurélio Garcia, um velho conhecido. O objetivo seria alinhar os interesses desses pobres países (sic) para opor-se aos ricos - Estados Unidos, Japão e União Européia.



Lembrei-me, imediatamente, de um passado distante: "A Tricontinental dos Povos da África, Ásia e América Latina", realizada em Havana, em 1966. Fui membro, apesar das dúvidas lançadas por Flávio Tavares, belo espécime da nomenklatura política e jurídica brasileira, da bancada brasileira, representando o Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR) , designado por Leonel Brizola. Na verdade, era membro da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), cuja figura central era Onofre Pinto, sargento do exército, que posteriormente recrutou o capitão Carlos Lamarca. Outro membro da bancada era o então deputado federal Max da Costa Santos.



Vivia-se o auge da Guerra Fria e Fidel, a mando de Moscou, jogava seu papel tentando construir uma linha auxiliar de apoio ao comunismo internacional. O evento deu-se no magnífico Hotel Habana Libre. Pela primeira e única vez em minha vida, freqüentei um hotel cinco estrelas! Certa feita, conversando com Max em meu quarto, recebemos a "ilustre" visita de Salvador Allende, ainda na antevéspera de abocanhar o poder no Chile. Mário Vargas Llosa, com sua mulher, grávida, provavelmente de seu filho Álvaro, jovem co-autor do saboroso ensaio "O perfeito idiota latino-americano", era um dos convidados. Posteriormente, como no meu caso, tornou-se um liberal, apesar de algumas vacilações atuais, como no caso recente da Guerra do Iraque. Um dos personagens do ensaio citado acima é El Comandante Cardoso – FHC - e "sua" teoria da dependência. "El Che" não se encontrava. Havia no ar um quê de mistério sobre seu paradeiro – preparava-se, a bem da verdade, para sua aventura boliviana. Era a filosofia de: "Um , dois , três Vietnãs". O clima era de euforia e vitória.



Belas mulheres freqüentavam o hotel. Apaixonei-me por uma bela bailarina uruguaia, do famoso corpo de ballet de Alícia Alonso, uma das meninas-dos-olhos de Fidel. Relembrando o passado, há algum tempo, cheguei à conclusão de que minha bailarina era membro da P-2, a polícia política cubana! A força da libido, na juventude, impede qualquer raciocínio. Comia-se muito bem, ao som e à dança de lindas mulatas da orquestra cubana. Cabarets. Numa recepção oficial, recordo-me com tristeza de que dei a mão a "El Cavallo", Fidel, amigo íntimo de Zé Dirceu.



No final do evento, fui informado de que iria com um grupo seleto a um campo militar no interior. O avião militar russo carecia de pressurização e meus ouvidos doíam muito. Na aterrissagem, com céu esplendoroso, o piloto fez alguma barbeiragem e a abortou.



O membro mais famoso de nosso grupo era Turcios Lima, guerrilheiro guatemalteco, outra menina-dos-olhos de Fidel. Felizmente, morreu pouco tempo depois. No campo de treinamento de tiro ao alvo, conheci a então famosa metralhadora quatro-bocas, invenção chinesa, na épocca, para bateria antiaérea. Seu som era enlouquecedor, mesmo com proteção auricular. Revelei-me um excelente atirador e, sobretudo, magnífico na bazuca, devido aos meus conhecimentos de engenharia, suponho. Lembro-me bem de que , do topo de uma montanha, observando uma demonstração de exercícios do Exército Cubano, ao lado de Raul Castro e outros, ele exclamou: "Ah....O Brasil!"



Na volta a Havana, meu endereço já estava definido: um "aparelho" em que já se encontravam vários brasileiros. A maioria era de ex-marinheiros e ex-fuzileiros navais. Tratava-se da parte urbana do treinamento: manuseio e fabricação de bombas caseiras, além da familiarização com o fuzil. Achei ótimo, pois, afinal, retornava aos braços de minha bailarina. Depois que o responsável civil, policial especializado na área, se retirava ao entardecer, eu "escapava", via guagua (ônibus) , para o ninho de minha amada. Retornava às cinco da madrugada para o treinamento.



Logo mais, veio a parte mais dura do treinamento: a guerrilha, propriamente dita. Região montanhosa. Éramos 11, se não me falha a memória. Mera coincidência com o Grupo dos 11 de Brizola, creio. O acampamento ficava à beira de um riacho. Nas noites de guarda, dormia-se muito pouco e isso exasperava os nervos. Lembro-me do ímpeto de querer matar um dos parceiros, por alguma questão menor.



Recebo notícia ruim de Montevidéu: "La flaca" estava grávida e necessitava de dinheiro para o aborto. Por sorte, tinha alguns dólares enviados pela família. Tínhamos um "aparelho" em Pocitos, bairro nobre de Montevidéu, à beira da praia. Lá, aconteceu nosso namoro. A casa comportava, aproximadamente, cinco "quadros". Um equatoriano, de nome Jaime, que já havia sido preso no Brasil, dizia: "é isso aí meu bonito", com um simpático sotaque hispânico para a frase. Me ensinou alguns rudimentos da cozinha, tais como: "fuego lento, paulista, como en el infierno!" A propósito de sotaques, Brizola me contou que, na Guerra do Paraguai, na região da fronteira, os brasileiros para distinguir os nacionais dos paraguaios exigiam que os suspeitos dissessem quero-quero. Há determinados sons de uma língua extremamente difíceis para os estrangeiros. A casa de Pocitos era a ante-sala para a viagem a Cuba. Aguardávamos ansiosos o Dia D.



Brizola, Paulo Schilenger, Dagoberto Garcia e Neiva Moreira compunham o alto comando. Em minha primeira reunião com Brizola, no elegante balneário de Atlântida, ao me identificar com o codinome da época, ele imediatamente me retrucou: "Fala, Paulista". Adversários históricos que éramos, ele não titubeou ao me identificar. Contou-me uma estória jocosa de Flores da Cunha a respeito da masturbação num cabo de vassoura. Eu representava a derrota, "A revolucão de 1932", da qual Mário Covas fez um novo feriado, como se não bastassem os já existentes, enquanto ele, lídimo representante de Vargas, a "vitória". Essa vitória do "trabalhismo" tão bem materializada na figura terminal de Lula. Minha ida ao balneário foi um pouco conturbada, devido à polícia uruguaia que me tirou as impressões datiloscópicas..... Dos dez dedos!



Os Tupamaros estavam no seu nascedouro e seu lema era: "O hay patria para todos o no hay patria para nadie". Junto aos Montañeros, argentinos, foram os mais brilhantes guerrilheiros urbanos na América Latina.



A viagem a Cuba era longuíssima. Devidamente munidos com passaportes falsos. No meu caso, fui até Paris, Praga (Checoslováquia) , retornando até Vancouver (Canadá), e logo Cuba. Outros iam até Leningrado (antiga Petrogrado), ou Moscou. O caminho de volta para Cuba era num velho, porém seguro, turboélice de bandeira cubana.



O treinamento nas montanhas – Camagüey (?) – era relativamente duro. O carregamento dos alimentos do grupo – peso em excesso, sobretudo do saco de açúcar, além da mochila, do velho e pesadíssimo fuzil Garrand(?) etc. –, era revezado entre o grupo. "Macarrão", magro e de pernas finas, como o apelido insinua, não agüentava seu turno. As vezes, nas subidas, sentava-se na lateral e choramingava. Eu, com uma excelente condição física, ex-campeão universitário de judô, o socorria. O comandante da coluna era um tenente, baixinho, taciturno, que aparentava ser um verdadeiro guajiro(?) (caipira cubano).



Eu e o Capitani, com o fuzil AR-15, éramos os melhores atiradores do grupo. Dia desses, vi que ele protestava por sua aposentadoria via Lei da Anistia. Obviamente, a logrou, como Lula, El Comandante Cardoso e tantos outros. Pobres burros-de-carga ( pagadores de impostos) , com tantas sobrecargas!

Marx criou, coisa rara, uma máxima : Quando a história se repete, ela sempre o faz em forma de farsa. Isso parece ter algo de verdade em relação ao nosso tema. Essa idéia me ocorre a propósito da Tricontinental de Lula. O mundo mudou, os ventos do oeste são mais fortes do que os do leste, parafraseando Mao Tse Tung. O Muro de Berlim caiu, o capitalismo corre solto na China e parece até, que dá seus primeiros sinais de vida na Rússia. O comunismo, cérebro de tricontinentais, está morto. Restam apenas algumas curiosidades – ou excrescências – históricas: Cuba, Coréia do Norte, FARC, ELN, MST’s etc. A linha auxiliar também é frágil: Lula, Chávez, alguns países árabes e africanos. Até Kadafi, da Líbia, desertou. A imensa maioria dos países quer ganhar dinheiro, investindo na produção e gerando oportunidades de trabalho para seus povos. A África, a América Latina – exceto o Chile – e os países árabes em geral, são o lixo da história contemporânea. O mais provável, é que essa Tricontinental de Lula sequer saia do papel , ou, pior ainda, sequer saia dessas pobres mentes doentias para o papel em si!











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui