Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->Tonhola e a aversão à escola -- 17/05/2009 - 14:46 (José Januzzi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
2 – Tonhola e a aversão à escola


Está chegando a hora de Tonhola ir para a escola. O que tem tirado o sono de Dona Rica. Sem dinheiro para matriculá-lo numa escola particular, e sem tempo, ou mesmo coragem para ficar atrás de figurões que possam ajudá-la a conseguir uma vaga para matriculá-lo numa escola pública, ela vai deixando o tempo passar, cada vez mais preocupada com o destino que terá que dar ao moleque, pois pressente que algo de ruim lhe pesará mais ainda sobre os ombros. Só em pensar ela já sente dor de cabeça, pois toda vez que toca no assunto “escola” com o moleque ele lhe apronta alguma. Uma vez ele se trancou no armário após o almoço, pegou no sono entre os panos e só foi sair à tardinha. Imaginem a aflição de sua pobre avó procurando pelo moleque por todos os cantos sem sucesso. Outra vez ele subiu no pé de abacate e se ajeitou bem no alto e nada o fazia descer de lá. Mas a pior de todas foi quando ele jogou álcool no gato de Dona Rica e o atirou no fogo da fornalha, como veremos a seguir noutro episódio, o bichano ficou todo despelado e por sorte não morreu, graças ao socorro que sua avó prestou ainda em tempo de salvá-lo. Muito a preocupa a situação depois que o menino estiver na escola, com o seu temperamento, sua hiperatividade, seu relacionamento com os outros meninos e meninas; teme por ser chamada todos os dias a dar esclarecimentos sobre o comportamento dele e também se ele será aceito na escola por muito tempo, sendo do jeito que é. Mas também imagina por outro lado, se os professores conseguirem domá-lo, conseguirem canalizar a sua aparente falta de concentração para o lado bom da aprendizagem escolar, ah, isso seria bom demais de se pensar, ela até dava um sorriso e um pulinho de alegria espantando o arrepio do corpo para as pontas dos dedos. E assim, terminando o episódio, mais feliz do que preocupada, Dona Rica deu sequência aos seus afazeres domésticos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui