Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MATA ATLÂNTICA -DESMATAMENTO ZERO -- 13/05/2004 - 20:08 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HÁ 504 ANOS, COM A CHEGADA DOS PRIMEIROS COLONIZADORES, AS FLORESTAS ATLÂNTICAS -OU MATA ATLÂNTICA- OCUPAVAM TODA A COSTA ORIENTAL DO BRASIL, CERCA DE 1.085.544 QUILÔMETROS QUADRADOS.

HOJE, ESTAMOS REDUZIDOS A POUCO MAIS DE 90 MIL QUILÔMETROS, QUE REPRESENTAM, APROXIMADAMENTE, 6% DA COBERTURA ORIGINAL.

CONSIDERADA PELOS ESTUDIOSOS DE TODO O MUNDO UMA DAS REGIÕES MAIS IMPORTANTES DA ECOLOGIA, A MATA ATLÂNTICA É O LAR DE MAIS DE 110 MILHÕES DE BRASILEIROS - ESPECIALMENTE NÓS , DA ZONA DA MATA DE MINAS - POSSUI MILHARES DE ESPÉCIES VEGETAIS E ANIMAIS, MUITAS AMEAÇADAS E AINDA NÃO CATALOGADAS OU DEVIDAMENTE ESTUDADAS PELOS CIENTISTAS.

APESAR DE TER SIDO QUASE TOTALMENTE EXTERMINADA, ELA É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL, DEVIDO AS SUAS CARACTERÍSTICAS: SOLO FÉRTIL, BIODIVERSIVIDADE E GARANTIA DE PRODUÇÃO DE ÁGUA.

EM 1992, PARA PROTEGÊ-LA, FOI CRIADO O PROJETO DE LEI 285/99, QUE TEM COMO OBJETIVO REGULAR SEU USO E PROTEÇÃO. INFELIZMENTE, ESSE PROJETO ENCONTRA-SE PARADO NO CONGRESSO NACIONAL, ESSE MESMO CONGRESSO QUE A CONSIDERA, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988, PATRIMÔMIO NACIONAL.

DA NECESSIDADE DE LEVAR ESSE PROJETO ADIANTE-E ANTES QUE SEJA TARDE- NASCEU A CAMPANHA DESMATAMENTO ZERO , UMA INICIATIVA DA REDE DE ONG´S DA MATA ATLÂNTICA, QUE LEVA O TEMA "FAÇA A LEI COM AS PRÓPRIAS MÃOS"- ASSINE PELA MATA ATLÂNTICA". A INTENÇÃO É RECOLHER UM MILHÃO DE ASSINATURAS QUE SERÃO ENVIADAS AOS DEPUTADOS E SENADORES PARA PRESSIONÁ-LOS A REGULAMENTAR A LEI 285/99, E MOSTRAR QUE PRESERVAR A MATA ATLÂNTICA É UM DEVER DE TODOS OS BRASILEIROS.

RECOLHENDO ASSINATURAS DOS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS, ESTAREMOS PRATICANDO UM ATO DE CIDADANIA E DIFUNDINDO O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE. É NESSE SENTIDO QUE VIMOS SOLICITAR SUA COLABORAÇÃO FAZENDO CIRCULAR ESSA LISTA, XEROCANDO, POR FAVOR, QUANTAS CÓPIAS FOREM NECESSÁRIAS. AS GERAÇÕES FUTURAS SABERÃO AGRADECER.

FAÇA A LEI COM AS PRÓPRIAS MÃOS. ASSINE PELA MATA ATLÂNTICA.



RICARDO NACIF NJAIM-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE UBÁ

JUDERLANDE COSTA ZANELLI-DIRETORA UM DA 38 SRE/MG

RONALDO MAZZEI-PRESIDENTE DO CENTRO DE ESTUDOS PURIS.

OBS. OS ABAIXO-ASSINADOS DEVERÃO SER ENTREGUES ATÉ O DIA 20 DE OUTUBRO DE 2001.



*COMO PODEM VER, FIZEMOS ESTE TRABALHO E O ENTREGAMOS EM TEMPO HÁBIL. OU SEJA, FIZEMOS A NOSSA PARTE. MAS HOJE,13 DE MAIO DE 2004, EU PERGUNTO: E AÍ, COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA NOSSA MATA ATLÂNTICA? RESPOSTA....



TEXTO ESCRITO A SEIS MÃOS, DEDICADO AOS UBAENSES DR. PAULO ALVIM E DR. PALMYOS PAIXÃO CARNEIRO, SE ME PERMITEM.



RNN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui