Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->E assim Tonhola veio ao mundo -- 17/05/2009 - 14:42 (José Januzzi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1 – E assim Tonhola veio ao mundo


De um simples namoro frustrado nasceu Tonhola. Desde o nascimento ele está sendo criado por sua avó, uma santa mulher, Dona Rica. A coitada o faz com todas as dificuldades que a vida já exige e mais as outras inúmeras que o neto inventa. Desde que nasceu ele tem sido a ovelha negra nas mãos de Dona Rica. Que de rica, coitada, só tem o nome, aliás, o apelido, que se acostumou a ele como se fora seu próprio nome e por isso não se importa, estranho ela acha quando alguém formalmente a chama pelo próprio nome. Voltemos à apresentação. A ingrata da filha não liga nem para o filho e muito menos ainda para a mãe, não tem profissão definida, vive pelo mundo, aparece de vez em quando, e na maioria das vezes para se safar de algum problema. A pobre da Dona Rica vive se cobrando sobre o que ela poderia ter feito de errado nessa vida para merecer uma filha assim, se soubesse, com certeza de tudo ela teria feito para que fosse diferente, onde será que teria sido seu erro, que culpa tinha ela se a ingrata da filha se envolvia com colegas de raça ruim que a levaram a cometer inúmeros erros desde a adolescência; talvez se não tivesse ficado viúva tão jovem teria sido diferente, com a presença do pai em casa talvez houvesse o respeito que a filha não teve para com ela, não a teria desobedecido tanto, não teria namorado aquele sujeito mal encarado, folgado, que lhe causou má impressão desde a primeira vez que o vira ao lado da filha; não deu outra, foi só a filha engravidar e o sujeito sumiu e nunca quis saber nem dela e nem do filho que ia nascer. Desde então ela fez o máximo que pode para que o neto não se tornasse o maior erro na vida de sua filha. O que alivia a pobre coitada da avó de vez em quando é uma pequena ajuda que o filho mais velho lhe envia, o que não é muito, mas, vem quebrando o galho, mesmo porque, seu filho também não é bem situado financeiramente e tem mulher e dois filhos para sustentar, ele é funcionário público da prefeitura, está certo, tem emprego fixo, mas a vida sempre foi tão difícil. Da filha, foram raríssimas as vezes que ela ajudou com alguma coisa. A pensão que ela recebe do finado marido, sua única renda, é que lhe vem dando condições de viver e de criar o neto. Vai-se vivendo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui