Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A VERDADE SOBRE O PADRE QUEVEDO -- 18/08/2005 - 16:14 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DOSSIÊ PADRE QUEVEDO



Nem tudo que reluz é ouro.

Demonstração de como é o outro lado da moeda.





A CASUÍSTICA DE PE QUEVEDO


Depois de termos identificado correta e suficientemente o padre Quevedo, que fala em nome da Parapsicologia mas nunca foi, de fato e de direito, um cientista, e após termos de igual modo identificado sua estratégia de combate sem trégua ao Espiritismo, cumpre-nos agora proceder indispensável exame da casuística que ele manipula para alcançar o seu objetivo.

Neste particular impõe-se-nos logo de saída chamar a atenção para um aspecto da sua obra impressa, especialmente os volumes que ostentam o Imprimatum da Igreja: nada contém de original.

Ele, o padre Quevedo, não apresenta qualquer pesquisa experimental feita por si mesmo, com metodologia minimamente científica. Aproveita-se do vasto acervo dos fenômenos descritos nos anais da Metapsíquica, antecessora da parapsicologia, e em torno de tais fenômenos, que não produziu e nem sequer presenciou para poder avaliar as condições de controle, monta o seu discurso jactancioso, distorcendo fatos e fazendo insinuações maldosas sobre médiuns autênticos e os pesquisadores confiáveis que, historicamente, confirmaram as hipóteses espíritas. Freqüentemente descamba para a ofensa pessoal recorrendo até ao deboche.


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto1




A PARAPSICOLOGIA DE QUEVEDO


A quem interessar possa, venho, como aluno que fui do Centro Latino-Americano de Parapsicologia, registrar tópicos do curso que freqüentei, assiduamente, ministrado pelo padre Oscar González Quevedo SJ (jesuíta) em tradicional educandário de Porto Alegre, de 18 a 22 de agosto de 1980. Afirmações do padre Quevedo: "Já fui espírita. Vocês não precisam ler as obras de Allan Kardec, pois já li todas; queimem os livros espíritas!" "Há dez anos venho desafiando oradores espíritas para debates e todos me evitam e fogem..." "Já tive um debate com Chico Xavier e o Dr. Waldo Vieira. Chico titubeou e não soube responder. Waldo Vieira fugiu e voltou um dia após minha partida de Uberaba, todo assustado". "O Brasil é o país, no mundo todo, com o maior número de loucos. Principal culpado disso? O Espiritismo de Allan Kardec!" "O Espiritismo de Allan Kardec é uma verdadeira fábrica de loucos". "Todo curandeiro é perigoso; quando cura é criminoso". "Chico Xavier jamais escreveu, psicograficamente, uma linha sequer em inglês ou outro qualquer idioma, a não ser em português". "A reencarnação é impossível, pois o espírito jamais se separa do corpo após a morte deste. O corpo vai para o túmulo e o espírito entra na Eternidade, onde não conta tempo, pois a realidade é a ressurreição da carne" (?) "A comunicação dos espíritos dos mortos é impossível". "O fenômeno psi-theta (psi = mente; theta = morto), tido como comunicação do espírito do morto, há vários anos está desacreditado, pois J. B. Rhine pulverizou a tal comunicação dos mortos". "O Espiritismo de Allan Kardec, a Umbanda e outros do gênero são crenças de ignorantes, de burros, burrinhos mesmo...".

Há ainda muitos outros disparates. Diante disso, permito-me fazer algumas considerações.

A) Apartei, de público, o Pe Quevedo, indagando-lhe sobre a data, a hora, o local do aludido debate com o Chico Xavier. Foi então que o padre titubeou e não soube responder, alegando não lembrar-se desses detalhes (estranho esquecimento).

B) Autorizado, subi ao palco e provei-lhe, com o Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, que Chico Xavier não só havia psicografado em inglês, mas às avessas, isto é, para se ler, tem-se que usar um espelho (mediunidade especular). Conforme lhe disse, trata-se de um fenômeno que nem ele, Quevedo, nem outro mágico qualquer consegue imitar.


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto2




O CURSO DE PARAPSICOLOGIA


"No dia 18 de julho de 1999, encontrei no jornal O Imparcial, de Araraquara, um artigo do eminente médico e advogado Sr. Guaracy Lourenço da Costa, fazendo suas apreciações a respeito de um Curso de Parapsicologia que ele próprio assistiu, (ministrado) pelo padre jesuíta Oscar González Quevedo, e como Quevedo vai estar presente a cada quinze dias no programa do Fantástico para confundir a mente dos telespectadores, seria importante que a revista Visão Espírita publicasse na íntegra esse artigo, para alertar os dirigentes espíritas da necessidade do conhecimento que nasça do estudo edificante e metódico e com qualidade que decorra das atitudes firmes na regeneração de nós mesmos".

Prof. Ruy Gibim – Presidente do Grupo de Estudos Psíquicos Profª Anália Franco.

Durante dois longos dias, das 14 às 21 horas ...


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto3




O ESPIRITISMO E SEUS AGRESSORES


Na vida, tudo o que é agredido se defende, e na defesa se fortalece. Essa é uma das leis na qual, como em todas, encontramos a presença disso que chamamos de Deus. E, novamente, a linguagem dos fatos desafia a contestação. Nos primórdios do Cristianismo, a perseguição era implacável, e o cristão ia para a fogueira, para a boca dos leões, para as cruzes, confirmando sua crença. Que lástima que nos dias de hoje, principalmente no Brasil, um tirano não imponha aos cristãos esse aval de fé. Tenho certeza que, entre católicos e protestantes, nenhum negaria sua condição de cristão. O País ficaria despovoado, e só os materialistas, ou os de outras crenças, como os umbandistas, continuariam com a nacionalidade brasileira. Ou não aconteceria isso?

Com o comunismo o mesmo sucedeu. Marx até que tentou uma aproximação com Kardec, como está em "Obras Póstumas": rejeitada pelo Mestre e advertido pelos espíritos, tal união gorou. Senão, quem sabe? Teríamos espírita comuna, e também esses iriam, pelo mesmo passaporte, para a outra dimensão. Depois, que como com os cristãos, os comunistas passaram a não ser perseguidos, o mundo deste também se desagregou. Hoje em dia existem antigos comunistas capitalistas, e muitos que se intitulam cristãos, na mais deslavada sem-vergonhice.


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto4




OS LIVROS DO PADRE QUEVEDO


Está na hora de esquecermos o padre Oscar González Quevedo como astro de televisão, "caçador de enigmas" parapsicológicos. Infelizmente não podemos esquecer por completo o inimigo nº 1 do Espiritismo nesta nação. Ele não é apenas um ator de talento e um esperto mágico. No palco de arena da cultura brasileira contemporânea o irrequieto jesuíta espanhol representa também o papel de escritor, maquiado de cientista. A partir de 1964 publicou nada menos de quinze obras, todas com a finalidade específica de por no descrédito os mais famosos fenômenos mediúnicos, criteriosamente documentados por sábios de renome universal, e de ridicularizar, em conseqüência, a Doutrina codificada por Allan Kardec. Um só de tais livros, A Face Oculta da Mente, teve a justa refutação pela pena corajosa e competente do nosso saudoso mestre Carlos Imbassahy, autor de A Farsa Escura da Mente.

Vamos, pois, sem mais delongas, à análise lógica, honesta e paciente das brochuras quevedianas, algumas com mais de quatrocentas páginas (uma tendo 786 páginas). Convém antes de tudo identificar sua fonte editorial: oito delas foram dadas a lume pela Igreja Católica, oficialmente; as outras não. Expliquemos este sutil detalhe:


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto5




OS PADRES MÁGICOS


O desinteresse dos meios universitários e das instituições científicas no Brasil pelo desenvolvimento mundial da Parapsicologia deixou-nos expostos à invasão da charlatanice. É uma lei do progresso cultural, já bastante conhecida. Em todos os campos em que a Ciência se recusou a entrar com a sua frágil mas eficiente lanterna, surgiram os charlatães de tocha em punho. Os fenômenos paranormais ocorrem entre nós, tanto como entre todos os povos. Mas devem haver algumas circunstâncias que nos favorecem nesse terreno. Possuímos, talvez, maior número de médiuns que qualquer outro país. Muitos deles se transformaram em charlatães porque não encontraram amparo e orientação e nem mesmo a mais leve atenção de parte das organizações científicas, a não ser para perseguí-los e processá-los.

O caso Arigó teria sofrido essa metamorfose, não fosse a simplicidade rústica e a honestidade natural do médium. Os nossos meios científicos tudo fizeram para converter Arigó num charlatão e depois metê-lo na cadeia. Como a transformação foi impossível, insistiram até os seus últimos dias em prendê-lo mesmo assim. Parodiando conhecido ditado popular, pensam os nossos homens de Ciência que mais vale um médium na cadeia do que mil em liberdade. Mas por mais que fizeram, Arigó resistiu. Foi uma rocha de inabalável minério. E além disso os médiuns em liberdade se multiplicaram por toda parte. A ciência indígena se desespera e pede ajuda à religião. Já que não é possível acabar com os médiuns, pelo menos possamos exorcizá-los. É aí que entram em cena os padres mágicos.


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto6




OUÇA QUEM TEM OUVIDOS DE OUVIR


Assistimos, ontem, dia 23/01/2000 no programa "Fantástico" a reportagem com o Pe. Quevedo. O tema foi a transcomunicação instrumental, onde o pesquisador Clóvis Nunes mostrou algumas imagens de espíritos obtidas por meio da TV, a quem o Pe. Quevedo disse ser apenas fotografia de pensamento.

Notamos que, a certa altura, ele disse, senão textualmente, algo próximo disto: "O espírito sem o corpo físico não pode se manifestar". Achamos muito estranha esta afirmativa partindo de um padre, pois todos eles têm a Bíblia como verdade insofismável, e nela com certeza, vemos que os espíritos de quem já morreu se comunicam com os vivos. Há uns tempos atrás, fiz um artigo, de que reproduzo algumas partes:

Os mortos voltam para se comunicarem com os vivos?


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto7




PADRE QUEVEDO E A MISSÃO DO ESPIRITISMO


A única reação plausível que compete aos espíritas é trabalhar ainda mais, usando todos os recursos disponíveis para realizar uma ampla divulgação dirigida a população em geral, sobre o que é o Espiritismo.

Muitos espíritas, ao tomarem conhecimento da participação do padre Quevedo no programa do "Fantástico", levado quinzenalmente pela TV Globo, demonstraram uma certa preocupação com os efeitos que isso poderia causar na opinião pública com relação ao espiritismo. Recebi uma grande quantidade de telefonemas e e-mails vindos de diversas localidades do nosso país, manifestando essa preocupação.

Minha reação foi adversa, senti-me feliz, pois com esse evento, foi colocado em pauta através de um veículo poderoso de comunicação, um assunto que, mesmo abordado de forma contraditória, vai trazer grandes benefícios a nossa doutrina, a menos que, alguns espíritas menos avisados, se proponham ...


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto8




QUEVEDO & A PARAPSICOLOGIA


Quando o Quevedo apresenta-se como parapsicólogo, comete heresia, comportamento que a "Santa Igreja" pune com os rigores do inferno. Ainda bem que o Quevedo não acredita, como nós, espíritas, na existência dos "tinhosos", mas quando ele publicamente afirmou isso, foi punido pela Cúria do Rio e dos escalões superiores com a proibição de falar. Sofremos nós mais do que ele, porque diz tantas mentiras e tolices que os espíritas ficaram privados de tão farto material para nosso divertimento. O que ele diz equivale a esterco, que serve para alimentar as plantas através das raízes, e fortalece o Espiritismo em seus magníficos frutos e coloridas flores. Tivemos a honra de receber dele a comunicação da "pena de silêncio" (que pena). As iras da Igreja foram engrossadas pela reação da líder católica em Belo Horizonte, Maria Isabel Adami Carvalho Potenza, que em coluna de testemunho cristão, num dos jornais mineiros, sem mencionar o nome do padre jesuíta, por caridade, identifica-o muito bem. Dentre outras coisas, ela recomenda que o "sapateiro não vá além do chinelo".


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto9




TESTEMUNHO DE UM PASTOR EVANGÉLICO


Bispo Primaz e Pastor de uma Igreja Luterana, Dinei Dias conta neste depoimento como o Espiritismo trouxe respostas para suas dúvidas.

Meu nome é Dinei Dias Navarro, nasci em berço evangélico em 18 de outubro de 1953. Minha família toda é oriunda da igreja evangélica, minha bisavó já pertencia à igreja presbiteriana na Espanha, enquanto que meus avós e pais freqüentavam a Assembléia de Deus. Foi nesta igreja que nasci e permaneci por quase 30 anos. Depois, fui membro de outras igrejas evangélicas e, por último, fundei meu próprio ministério.

Fiz seminário e foi ali que o Espiritismo me chamou a atenção pela primeira vez. Estava estudando ciências religiosas e meus professores falavam muito a respeito de Allan Kardec. Diziam eles sofre o perigo do envolvimento com o Espiritismo, que todas as literaturas provenientes de tal religião jamais poderiam ser sequer ...


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto10




PE QUEVEDO: OS MELHORES LIVROS DE PARAPSICOLOGIA DO MUNDO???!!!


O Pe. Quevedo é um dos mais conhecidos auto-denominados "parapsicólogos" do Brasil. Polêmico, sempre a defender seus pontos de vista com o seu peculiar "calor de imaginação" espanhol, Quevedo é dotado boa erudição, e isso poucos contestariam. Paradoxalmente, a ele pode-se considerar também uma incomum capacidade de "torcer" a realidade quando deseja ampliar a força de seus argumentos.

O Porto-riquenho, Dr. Dr.Alfonso Martinez-Taboas, psicólogo e pesquisador de Psi (primeiras letras da palavra grega "psiche". É um símbolo para designar os fenômenos ou faculdades paranormais), faz uma breve demonstração dessa "capacidade" quevediana de distorcer os fatos, em um artigo publicado na Revista Virtual de Pesquisa Psi, na seção "Artigos". Outro exemplo pode ser encontrado nesta seção Polêmica. É reproduzida a carta de outro eminente psicólogo e pesquisador de Psi, o americano, Dr. Charles T. Tart, que, ao contrário das afirmações de Quevedo, nega peremptoriamente ter demonstrado qualquer correlação entre psicopatologia e Psi.

Neste artigo, é apresentado outros documentos, estes relacionados à alegação feita pelo Padre Quevedo ...


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto11




O INCONSCIENTE ANTE AS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS


O inconsciente sabe tudo? O que dizem os sábios sobre o inconsciente e as manifestações espíritas?

Em artigo anterior respondemos ao leitor do Jornal Espírita, Sr. José Maria Silvéri, no estudo intitulado O Problema do Inconsciente e suas implicações espirituais, quando, então, prometemos voltar ao assunto. Retomemos, agora, o nosso estudo e vejamos se o Inconsciente explicaria as manifestações espíritas, como há anos vem defendendo o famoso padre Quevedo e o que dizem os sábios, pesquisadores da Metapsíquica e da Parapsicologia, sobre os fenômenos, à primeira vista, inexplicáveis, extraordinários, para a Ciência... Tais fenômenos são fruto da imaginação das pessoas, são geralmente fraudulentos ou são reais as manifestações espíritas?


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto12




A FILOSOFIA DO PADRE QUEVEDO


Que o padre Quevedo é tão só um homem religioso no padrão obscurantista de antigamente já estávamos fartos de saber, pelos exemplos de sua atitude mental fideísta, imprópria para um estudioso de ocorrências supranormais. Mas que de parapsicólogo nada tem, nada mesmo, ficamos sabendo pela leitura do livro O QUE É A PARAPSICOLOGIA, por ele assinado, pois qualquer autor que escreva obra didática sobre uma ciência não deixa de valorizar os fenômenos por ela estudados, recomendando aos leitores cultivá-los. Como não fazê-lo se todas as ciências somente se desenvolvem através de pesquisas e experimentações fenomênicas?

Pois bem: Quevedo, no mencionado livro, além de desvalorizar os fenômenos parapsicológicos, ensina que eles jamais devem ser cultivados. Eis o que enfatiza na página 120:

"Os fenômenos parapsicológicos surgem do terreno completamente inconsciente. Tentar fomentá-los é expor-se a fazer-se inconsciente, expor-se a quem o inconsciente tome conta ...


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto13




UMA REVISÃO CRÍTICA DOS LIVROS DO PADRE QUEVEDO


Os escritos e o trabalho realizados pelo Padre Oscar González Quevedo são muito conhecidos e divulgados tanto na Espanha quanto na América Latina. Além de ser autor de várias obras parapsicológicas, é diretor do CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia, em São Paulo.

Seus escritos, à primeira vista, impressionam por sua volumosa documentação e por oferecerem a seus leitores uma série de argumentos e observações que parecem esclarecer muito da confusão que impera nos fenômenos paranormais.

Dissemos "à primeira vista" porque, ainda sem negar que em suas obras se recompila uma abundante quantidade de trabalhos clássicos, se lhe fazemos uma revisão crítica e detida em seus argumentos e documentação, nos defrontaremos com algo que nos causa estranheza. O que pareciam ser citações fidedignas de documentos, em ocasiões não infreqüentes, são distorções dos originais; seus raciocínios se debilitam consideravelmente ao nos depararmos com a sutileza com que usa diversas falácias; o que parecia ser uma conclusão irrefutável, ao tratar-se de verificá-las nos documentos citados, mostrou-se insustentável, devido ao manejo de documentos.


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto14




A IGREJA, A MÍDIA E A PARAPSICOLOGIA OU COMO A INQUISIÇÃO MODERNIZOU SUAS ROUPAGENS PELO USO DA MÍDIA


Por Carlos Antonio Fragoso Guimarães

(psicólogo clínico e mestre em Sociologia)


"E, no entanto, ela se move!"

Galileu-Galilei

Esta frase foi dita por Galileu após ter sido obrigado pelo Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) - que o estava julgado, entre outras acusações, pela sua afirmação, baseada em Nicolau Compérnico e em suas próprias observações científicas, de que a Terra não é o centro do universo - a renegar suas descobertas.

"Não compreendo como o Padre Oscar González-Quevedo pode permitir-se este julgamento [de fraude, no que se refere ao fenômenos dos desenhos de rostos que se plasmavam na cozinha de uma casa no povoado de Belmez de la Moraleda, em Jaén, Espanha, confirmado por várias testemunhas e objeto de intensa pesquisa científica, fotos e gravações que não demonstraram quaisquer indícios de fraude], porque ele jamais esteve em Belmez. Eu nunca o encontrei em nenhum congresso de Parapsicologia, nem na Europa nem nos Estados Unidos, e assim não posso fazer nenhuma idéia da atitude do Pe. Quevedo para formular tal julgamento a priori. Os rostos de Belmez são o que se chama de teleplastia espontânea.

Se o padre González-Quevedo continuar com a hipótese de fraude, que demonstre isto de forma contundente, e não ...


Continue a leitura em :
http://www.apologiaespirita.org/respostas_detratores/dossie_pe_quevedo.htm#texto15




MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui