Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, O PITORESCO -- 09/05/2004 - 19:07 (NILTON MANOEL) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PITORESCO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

(Você decide e a prefeitura faz)





O mapa geográfico de Ribeirão Preto (SP) há anos requer uma revisão geral de limites. Segundo o setor competente do município, não existe “bairro” Campos Elíseos nem Ipiranga. Há diversas regiões em que a zona rural se confunde com a zona urbana e “bairros” sem o mínimo de atendimento possível. Nestas reuniões do “ você decide e a prefeitura faz”, fiz-me presente no Parque Infantil dos anos 50, hoje EMEF Anita Procópio, onde umas 60 pessoas, representavam os “bairros” :-vila Tibério (ou Formosa), Lobato,Amélia, Sumarezinho, Alto do Ipiranga, Cidade e Campos Universitários, Santa Luzia, Monte Alegre, Jardim Recreio, Itaú e jardim Antárctica.. Na pitoresca reunião pude ver e ouvir a posição dos que quiseram falar, acreditando na voz e vez nas decisões administrativas da cidade. O crachá vermelho deu direito ao microfone sem fio e as anotações históricas da reunião. O prefeito, ao centro da mesa diretora, com os palacianos da administração direta, ouviu a todos e discursou ao final das solicitações. Saiu, deixando encaminhada, a votação das prioridades . Entre elas:

1- Precisamos de mais terras do município para a Universidade. Ainda mais? O que a universidade têm não é um exagero? Ninguém solicitou nem ofereceu mais cursos superiores ou técnicos gratuítos para vila Tibério sem escolas.

2- Queremos melhoria da iluminação; mesmo tendo o prefeito informado que já está sendo realizada, foi para co-votação junto com a reforma em andamento da EMEI de vila Lobato. ( bem votadas)

3- O posto de Saúde. Vila Tibério tem o Pronto Socorro e o Posto de Saúde e os “bairros” vizinhos outros serviços públicos. Não houve solicitação de maior número de profissionais em algumas especialidades para melhorar a rapidez do atendimento médico. Não se falou na adoção de senha eletrônica (estilo Correios) para agilização dos serviços.

4-Implantar pinguelas metálicas (suspensas?) na Amin Calil e rumo ao Carrefour. O traçado área, não foi caprichado, nem se previa o uso da velha cerâmica São Luiz para fluxo imenso de veículos e pedestres. Toda aquela área precisa ser revista desde as áreas dos antigos frigoríficos para dar vida as ruas:- Acre, André Rebouças, Maranhão, Mato Grosso etc

Outras reinvidicações ficaram em plano inferior. O limite democrático de votar em até três prioridades e os votos em obras já em realização como as de iluminação e na EMEI que acolhia a plenária da região I, reduziram o leque das “prioridades”.

Notei que, nessa reunião, véspera do dia das mães, pouco se falou em melhorar o convívio e a estrutura de união da família em seu lar. Falou-se muito em creche. Todos sabemos que família é a célula da pátria. A educação dos filhos em creche e direto à escola, nem sempre dá bom resultado. A educação caseira ainda é o melhor que se pode ter. Os “samaritanos” sempre querem jogar a família nas creches, núcleos ou em escolas do dia inteiro. A família tem que existir na sua reunião diária. A criança necessita da sua história genealógica e os cônjuges de mais co-responsabilidade. Os chefes de família precisam de salários dignos. A jornada de trabalho dos domésticos precisa ser revista. A jornada única escolar foi criada com esse pensamento. Temos ainda mães saindo para trabalhar às 6 (seis) da manhã e voltando às 20 (vinte) horas. Os filhos sem convívio com seus pais, as lições de casa deixam de existir. Nos fins de semana temos ou não a escola da família por toda a cidade . As escolas da família tem oferecido enturmamento social ou apenas o espaço físico sem compromisso de eventos. A família é sagrada! Como seria bom que os profissionais das escolas tivessem seus filhos estudando na mesma rede. A qualidade de vida seria melhor . O respeito mútuo melhor. Onde não há respeito, não há amor. Onde há amor, há ordem, paz e progresso.

5-Finalmente vieram os problemas das calçadas por àqueles que fazem caminhadas. As calçadas pouco a pouco são tomadas pelos moradores com os portões que se abrem para a rua, com as grades de garagens com quase um metro em cima das calçadas, com árvores baixas e de má qualidade plantadas de qualquer jeito. Creio que por falta de estética grande parte dessas árvores deverão ser sacrificadas. As calçadas não são planas nem o ladrilhamento uniforme. Provocam tombos, tropeços e não permitem que os usuários de cadeiras de roda ou muletas transitem por elas. As canaletas de chuva, condutores de águas e telhados tiram o espaço dos que saem em caminhadas. Nada de sinalização, mão de direção no trânsito etc. Não se falou nas antigas áreas industriais ou de ferrovia. Não houve demonstração de que sejam usadas para moradia popular. Também não se solicitou indústrias para o município. A freqüência na reunião do dia 8 de maio de 2004, foi fraca, mas para reindivicar coisas maiores, certamente, contamos com o apoio do legislativo, através dos representantes que elegemos com esta finalidade. As vezes me pergunto: -“ qual mesmo a função de um vereador?” Neste ano de eleições municipais, haverá muito “noviço” prometendo como candidato a prefeito.

(NILTON MANOEL - nmateixei@ig.com.br)

autor de :CENAS URBANAS, TEMAS TIBERENSES,

HISTÓRIAS DE NOSSA HISTÓRIA, AS TORRES DOS RELOGIOS PARADOS,etc..





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui