Usina de Letras
Usina de Letras
208 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Bem da Verdade -- 07/05/2004 - 22:07 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A BEM DA VERDADE

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Senhor presidente, a bem da verdade. Antes que seja tarde. Escute a voz do Deus. A voz que repete a do povo. A voz da sabedoria popular. Não nos faça de bobo, de novo. Como temos sido feitos até agora. A todo tempo e a toda hora. Sempre que chega um presidente. E até quando ele vai embora. A esperança se renova. A espera sentada na cadeira, perdeu a paciência e chora. Agora vem outra história.



Querem desvincular o salário mínimo. Afastá-lo da Previdência. Sem dó em sem clemência. Mais uma vez, o mesmo acusado. O mesmo bode expiatório. O mesmo acusado notório. O culpado de sempre: o coitado do aposentado. Carregando no bojo o pensionista. Um palhaço e outro artista. Ambos precisando de mais dinheiro. Justo no final da vida. Mais idoso e adoentado. Justo quem precisa de mais um trocado. Para curar as rugas do seu rosto. E os males de seu coração ensangüentado. Pelo descaso e pela maldade. A bem da verdade.



A desvinculação, por si só, não é a solução. Pois não é esta a questão. Desvincular caminha em outra direção. Deixar o aposentado na mão. Dar-lhe aumentos diferenciados do trabalhador que estiver na ativa. Diferenciados, vale dizer, para menos. Até que a distância os separe. E seu poder de compra se torne nulo. E o benefício se tornará chulo. Mais uma vez a perseguição. O governo acha que o aposentado é ladrão. Nunca vi tanta falta de humanidade. E de visão. E de administração.



O que a Previdência está precisando é de gerência. De planejamento e de ação. De especialistas em administração. O déficit da Previdência passa, primeiro, por sua ampla reformulação. Estruturas e políticas de gestão. Que, por sua vez, depende de outros fatores. Cobrar a dívida de seus devedores. Implantar melhores controles. Aprimorar a fiscalização. Inibir a corrupção. Cobrar o que foi desviado pela União. Dinheiro que dizem, usado na eleição. E acabar com a mania do assistencialismo barato: pagando aposentadoria e outros benefícios para quem nunca contribuiu de fato.



E, sobretudo, retomar o crescimento econômico. Gerando empregos. Aumentando a arrecadação. Aprimorando a fiscalização. Distribuindo renda e fazendo outra opção. E não ficar parado na estação. Esperando o trem da alegria. O trem da especulação. Atrelado ao capital estrangeiro. Vulnerável às mudanças lá de fora. Ajudando a enriquecer o banqueiro. Pára com isso, companheiro!....Sem a renegociação da imensa dívida, tudo será passageiro. Não chegaremos a lugar nenhum.





06 de maio de 2004











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui