Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62315 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->voluntariado para os Presídios -- 01/02/2006 - 07:20 (Elizabeth Misciasci) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O voluntariado para os Presídios
Por:- Elizabeth Misciasci e Luciane Macário

Porque voltar um trabalho de voluntariado para os Presídios?


-Por que é importante que o Projeto zaP! atue juntamente com o sistema para Reabilitar e Ressocializar?

Porque Ressocializar uma pessoa não é apenas falar para ela que ela errou, ressocializar não é trancafia-la em uma cela; Ressocializar é mostrar como teria sido bom se ela tivesse feito o bem, reabilitar é educar, ensinar e buscar as razões que levaram a transgressão, ressocializar é dar um novo caminho, mostrar uma nova direção.

Um ser só conseguira se ressocializar, se existir pessoas DISPOSTAS a atuar. Todo mundo fala que lugar de bandido é na cadeia e que o sistema é falido, agora difícil são os que vão até esta cadeia, ver as dificuldades...


-Como e de quem o Projeto zaP! conquistou credibilidade?

Pela seriedade e a responsabilidade com que o Projeto é efetuado, ganhou a credibilidade das Diretorias de Educação, Reabilitação, Interdisciplinar, Geral, das reeducandas e de grande parte da sociedade.



O Projeto zaP! Que tem por idealizadoras as Jornalistas, Humanistas, Pesquisadoras e Escritoras
Elizabeth Misciasci e Luciane Makkário, promoverão os festivais de beleza e musicas nos Presídios de Mulheres, dando continuidade a arteterapia, pelo fim da reincidência e com o incansável lema:-A reabilitação já!

O que é o Projeto zaP?

O Projeto zaP! não é Uma Ong, não faz parte de nenhuma entidade Religiosa (busca sim, apoio para juntos sanarmos casos específicos) nem filantrópica, não recebe ajuda governamental, apenas doações dos amigos do zaP!. Não possuindo portanto vínculos com instituições nem remunerações.
O Projeto zaP! Não vislumbra holofotes, aliás ultimamente tem se esquivado destes, não espera reconhecimento nem tão pouco qualquer manifestação dos órgãos ligados ao Sistema Penitenciário, pois estes são irreversíveis aos reconhecimentos. Já colocou fim em diversas rebeliões e nada do que é feito pode ser assinado sem dar os créditos ao dirigentes do Sistema Carcerário. Além de toda a descriminação, por atuarmos com a "marginalidade" vive-se em constante condição de risco. Podemos AFIRMAR que é o mais difícil trabalho voluntário que um ser possa querer exercer...

Atuantes no sistema Prisional Feminino com voluntariado ativo de fato, o Projeto zaP! na verdade, foi idealizado por duas Jornalistas, escritoras, pesquisadoras e humanistas, que desenvolvem uma série de atividades, não só com as apenadas, mas com filhos, familiares e ex-sentenciadas, estrangeiras, que interagindo com estas, trabalham pelo fim da Violência lutam pela Reintegração social SEM reincidência. Duas Mulheres que buscam mostrar realidades e suprir dificuldades, falando por aproximadamente Catorze Mil Mulheres encarceradas no Brasil, com algumas unidades masculinas e sentem-se apaixonadas pelo Projeto, pois carregam a certeza de estarem prestando assim, suas contribuições a Sociedade.


-Como nasceu o Projeto zaP?

O projeto zaP! (significado do zaP! - Paz! ao contrário)é um trabalho que nasceu pelas mãos das Jornalistas, Escritoras, Humanistas, Pesquisadoras Elizabeth Misciasci e Luciane Makkário que após um longo período de pesquisas e entrevistas em Presídios Femininos Brasileiros, escreveram a Obra Literária Presídio de Mulheres(desde 1998).
Ao escreverem Presídio de Mulheres, perceberam toda uma fragilidade da Mulher no cárcere, desde os motivos que podem levar uma mulher a ser atraída para o Mundo do crime, bem como o abandono e os filhos, assim sendo as idealizadoras do Projeto zaP! resolveram então desenvolver um trabalho na área social vislumbrando sempre a não reincidência.
Um passo muito difícil seria novamente estabelecer um vínculo com as que se encontram encarceradas e aos poucos poderem agir compreendendo a situação das milhares de mulheres que se encontram no Sistema Prisional e se fazerem entender, para "o sempre novo contato", Elizabeth e Luciane decidiram criar um concurso de literatura que carregava com ênfase o jargão "Escrever também Liberta," a comissão julgadora composta por 25 jurados (jornalistas, escritores, educadores) de todo o País escolheriam as 03 primeiras ganhadoras.
O primeiro estabelecimento prisional a participar do zaP! foi a Penitenciaria Feminina do Butantã.
Não imaginando que o Projeto zaP! seria um sucesso, suas precursoras se surpreenderam ao perceber a repercussão a nível Mundial, que fez com que o zaP! apontasse nas primeiras páginas de vários veículos de comunicação pelo Mundo afora. Tanto é, que o segundo (Tatuapé) e o Terceiro (PFC-Carandiru) concurso já se deu com o apoio de 45 jurados também representando o zaP! em muitos países.
Hoje, o Projeto zaP! é comprovadamente um trabalho que visa amparar (dentro de condições extremamente limitadas) as crianças, filhos das mulheres encarceradas, atendendo as reeducandas para que mantenham o clima em harmonia e disciplina enquanto detidas, também atuando para que as mesmas quando fora dos cárceres não voltem a delinqüir e consigam a ressocialização DE FATO, contando sempre com o apoio das diretorias de reabilitação das unidades prisionais femininas de São Paulo e com a ajuda dos Amigos do zaP!. Nos finais de ano ou em datas especiais, sempre se busca formas para poder doar e proporcionar as "nossas meninas" e seus familiares momentos menos dolorosos. No final do ano de 2003, foram arrecadados e doados para várias entidades e familiares não só do sistema prisional feminino cerca de 5 Toneladas de alimentos, brinquedos e roupas, tudo pelo Projeto zaP! que há muito não é só um Projeto e sim uma realidade, liderada, organizada e mantida por duas mulheres que acreditam na reabilitação.As duas campanhas que mais se destacaram, com um retorno inesperado, foi a campanha para arrecadação de enxovais de bebes, e a de livros. O Respostas dos amigos do zaP foram rápidas e, prontamente atendidas, além da surpreendente felicidade das internas que se beneficiaram, reagindo assim de forma extremamente positiva.
O Projeto zaP! paralelamente desenvolveu outros projetos, (Projetos estes que são sempre analisados e discutidos com as internas, para que elas possam avaliar até que ponto é interessante e favorável para todas, pois só depois deste "parecer" é que os mesmos são REGISTRADOS) pois como sempre é dito, o zaP na verdade, são vários Projetos dentro de apenas um, que já se prepara para a realização até os meados deste ano de 2004 para a realização de concursos de belezas, (pois são inimagináveis as belezas nos cárceres) os festivais de músicas e outros trabalhos, como expressão corporal (com aulas ministradas por profissionais zaP) nos estabelecimentos prisionais. No momento, os trabalhos serão realizados nas Unidades que já passaram pela literatura, com prosas, versos, poemas, crônicas e histórias da vida real, para posteriormente, serem expandidos. É todo um trabalho que desenvolvendo ainda mais a arteterapia, acabara (como já ocorreu em várias ocasiões) descobrindo talentos e dando talvez a oportunidade tão necessária as "chamadas exclusas da sociedade." E ao que tudo indica, o sucesso destes novos projetos, são trabalhos que, como sempre serão certeiros
O zaP! Nasceu, pela necessidade de se estarmos prestando nossa contribuição a sociedade e, é feito de zelo, AMOR e Paz!.





Direitos Autorais da obra reservados a Autora Elizabeth Misciasci®
Registro de Averbação:- 252.901 Livro 451 Folha -61

Fundação Biblioteca Nacional Ministério da Cultura
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui