Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O MELHOR AMIGO DO HOMEM -- 03/05/2004 - 21:16 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O MELHOR AMIGO DO HOMEM



Francisco Miguel de Moura *



“Um país se faz com homens e livros”, disse Monteiro Lobato, o criador da primeira editora de livros do Brasil. Homens nós temos, são cerca de 170 milhões. Livros, também. Só nos falta lançar esses dois sujeitos do progresso e da cultura, numa interação contínua de convívio, simpatia e ação. Mas como é raro encontrar-se alguém deste país a ler! Se calhar, os poucos que são realmente alfabetizados com todas as letras lêem os livros didáticos, por obrigação. Ninguém lê por gosto, para educar-se no expressar o pensamento e sentir a arte e a beleza da língua.

Brasil não é Europa, retrucam.

Porém, pergunto quem levaria um cão para a temporada de férias, na praia? De uma boa história, memória, crônica, romance, de um bom livro de poemas, ninguém prescinde: no ônibus ou na solidão do seu quarto.

Livro traz-nos à lembrança a biblioteca, onde se encontra a leitura de forma mais barata. A biblioteca é para o grosso da população, para os que não podem comprar livros. Por isto alegrei-me e me entristeci ao mesmo tempo quando li uma notinha no jornal, perdida entre outras. Conteúdo: o Ministério da Cultura quer implantar l,3 mil bibliotecas públicas, até 2006, cobrindo municípios que ainda não contam com uma unidade. O certo seria criar em cada município brasileiro a sua biblioteca pública. São cerca de 6 mil municípios. Deveria ser condição sine qua non para que uma comunidade se erigisse em município ter a sua biblioteca pública, assim como possui o mercado, o cemitério, a câmara de vereadores, o forum, a escola pública... A nota dava conta ainda que o Programa “Fome de Livro” – assim teve o batismo das autoridades – “foi apresentado publicamente pelo Ministro Gilberto Gil e deve ser lançado ainda neste semestre .”

Aplaudimos a idéia. Porém, precisa-se de muito mais: bom corpo de bibliotecárias, funcionários competentes, computadores, renovação do acervo com as melhores publicações que vão sendo editadas etc. tudo sob eficiente administração.

A nota que li tomava o espaço de 3 ou 4 linhas, em tipos miúdos. Pensei: deveria tal notícia ser estendida, com todos os detalhes do acontecimento e do programa, pelo espaço de no mínimo uma folha do jornal, para que fosse vista, lida, e produzisse efeito. Mas infelizmente a mídia, incluindo-se os jornais e as revistas, não colaborara eficientemente como nos países civilizados. A leitura gratuita, a imprensa, o rádio, a tevê devem ser bens públicos. Ao contrário, nossa imprensa é uma lástima; o rádio, a televisão a internet somente difundem a violência e a corrupção de menores (e também de adultos, principalmente os analfabetos, que são a maioria), através de filmes de guerra, de pancadaria e pornográficos, o que significa geração de mais violência, mais estupros, prostituição, assassinatos, suicídios, roubos, drogas e tudo mais que contribui para a miséria humana. Que futuro esperar dessa gente, sem escola, sem livros, sem...?

Concluímos, então que, depois do livro, é ainda o livro o melhor amigo do homem, e não o cachorro, “o livro esse audaz guerreiro, que conquista o mundo inteiro, sem nunca ter Waterloo”, como disse Castro Alves.



__________________

*Francisco Miguel de Moura é escritor, mora em Teresina.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui