Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Caos de Nossos Dias -- 30/08/2001 - 18:21 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Caos de Nossos Dias

O país inteiro parou hoje entre chocado e decepcionado. Chocado pelas cenas pungentes em que sabíamos que o empresário Sílvio Santos estava encarcerado em sua própria casa depois de já ter passado pelo sofrimento do cativeiro da filha. E perguntamos porque o ser humano, mesmo tendo passado por sofrimentos e decepções é capaz de infringir uma coisa dessas a outro ser humano. Que engrenagem de perversidade e inconsciência pode levar alguém a esse tipo de atitude!
Ao querer analisar o comportamento de alguém, lamentamos que estejamos vivendo num país que oferece tão pouco aos seus concidadãos. E sempre me vem a memória o fato de que nossos dirigentes pensem em ingressar no primeiro mundo. Isso nos traz um sorriso misto de dor e ironia.
Muitos falam que apesar de tudo foi um final feliz. Não foi! Foi um final triste levando duas vidas que estavam lutando para cumprir seu dever. Dois policiais cujas famílias devem estar chorando a falta dos entes queridos, atingidos pela violência.
E pergunto-me mil vezes o que aconteceria se a vítima do sequestro ou do assalto fosse alguém que não tivesse fama ou dinheiro suficientes.Isso porque sabemos que não são só os muitos ricos que sofrem esse tipo de agressão. Mas até representantes de empresas ou pessoas da classe média que conseguem viver razoavelmente. Estes com agravante de não terem a proteção mais incisiva ou atuante de autoridades ou da mídia.
Enquanto o ex-senador da república, Luiz Estevão com toda a sua prepotência e pretensão paga R$200,00 e é solto com extrema facilidade, exibindo ainda uma imponência irritante, num momento em que pairam sobre ele acusações graves é demonstrado que esse país continua a ser alvo da impunidade.
E imagino se estivesse qualquer um de nós no lugar do apresentador Sílvio santos, o que aconteceria? Naturalmente não estariam lá o Secretário de Segurança e o Governador do Estado. Certamente que não. E certamente todo aquele aparato não seria executado.
Pobre população que depende de um governo cuja segurança não se impõe e nem é o primeiro item de medidas que deveriam ter sido adotadas há muito tempo. E prevejo uma situação catastrófica se não forem tomadas medidas urgentes. Estaremos em uma guerra em que bandidos estarão mais bem equipados do que os policiais.
Estamos felizes que o empresário Sílvio santos e sua filha estejam livres, porém imensamente tristes com a morte de dois cidadãos que apenas cumpriam o seu dever e que foram atingidos completamente pela covardia do assassino perigoso e como dizem as autoridades policiais, "inteligente".
Enquanto nosso governo não se conscientizar que antes de tudo precisam dar segurança e apoio ao povo, enquanto estiverem preocupados com mandatos e eleições, enquanto não se preocuparem com as prevenções que deveriam fazer e não foram feitas como o problema da energia e o desacerto de privatizações inúteis e prejudiciais, não poderemos enfrentar o futuro com mais esperança.
Hoje é um dia marcante para nós todos porque vimos mais diretamente quanto o cidadão está desprotegido nesse país fértil , maravilhoso, habitado por um povo otimista e crédulo mas tão intensamente negligenciado.
O que almejamos intensamente é a paz que nos está sendo roubada pela ação dos marginais e a complacência tranquila de dirigentes que conseguem dormir em paz numa hora que o caos toma conta de toda a população brasileira.
Vània Moreira Diniz
www.vaniadiniz.pro.br
www.officinadopensamento.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui