Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ética no exercicio do poder -- 29/04/2004 - 01:38 (Tânia Cristina Barros de Aguiar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na observação do cotidiano, coisa que é afeta aos filósofos - me falta base teórica para tal -, aos poetas - nesse campo me arrisco - e ao cidadão com maior nível de consciência, por vezes nos tomamos de grande angústia.

É preciso dar sentido à tarefa do exercício de qualquer tipo de poder. Porque o poder confere a possibilidade da ação. E toda ação, é o óbvio, tem consequência.

Elevar o nível de consciência, para mim, que sou poeta, é isso - a percepção de que o meu ato tem consequências para o ambiente. Ambiente inclui pessoas, fundamentalmente.

Não exatamente a pessoa que está ao meu lado, apenas.

No exercício do poder, que é o que pretendo tratar aqui, toda ação tem uma consequência.

A alienação no exercício do poder consiste exatamente na perda da capacidade - ou na não aquisição dessa percepção - de avaliar o quanto a ação que tomo - ou deixo de tomar - influi no ambiente.

Portanto, passo a usar o meu poder - adquirido no exercício da própria vida, para influenciar o ambiente em meu favor. E que se dane o resto.

Quando evoluo um pouco, dedico um tanto a influenciar, também, a vida daqueles a quem amo e estão próximos.

No grau seguinte, sinto-me na obrigação de ajudar os que me cercam.

No proximo, passo a me sentir comprometido com o mundo - pessoas, meio ambiente.

Aí é - pense globalmente e atue localmente. Mas o foco tem que ser maior.

O cotidiano é cruel.

Cada vez mais somos obrigados a usar nosso tempo para tantos desafios que nos engolem! Manter a capacidade de análise, de forma a atuar em harmonia com os interesses coletivos, preservando a individualidade e a ternura, é o desafio.

Você trabalha feito um louco, tem que estudar o tempo todo para se manter atualizado num mundo em que as teorias vão se transformando numa velocidade vertiginosa, tem filhos, amigos e o ser amado para dar atenção e carinho, impostos a pagar, o orçamento para controlar, a mídia para se informar, o cano que estourou...

Haja equilíbrio para se manter sã! E não ficar acordado até uma hora da manhã... tendo que trabalhar na manhã seguinte.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui