Usina de Letras
Usina de Letras
263 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DE NOVO ESSE ASSUNTO? -- 28/04/2004 - 20:32 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DE NOVO ESSE ASSUNTO?


0000FF”> Não que eu queira ser pertinente, mas não há como fazer de conta que nada está acontecendo no Iraque. Não há como negar que a invasão já estava sendo planejada desde que Bush assumiu o poder; não há como negar que as acusações de que o Iraque dispunham de armamentos de destruição em massa não passavam de desculpa para atacar aquele país. Tudo não passava de um plano arquitetado por Bush para se vingar de Sadam Hussein em nome de seu pai.

Se Sadam Hussein era um louco, Bush não deixa por menos. Pois alguém em sã consciência não ia atacar outro país sem um plano concreto para fazer com que a ocupação se tornasse uma realidade. Não que ela não tenha torndo no Iraque, mas Bush se esqueceu que para os iraquianos ele era mais um invasor do que libertador.

O número de baixas está sendo muito acima do previsto no pós guerra do que durante a guerra. Isso mostra que a ocupação está saindo ao controle. E isso é tão verdadeiro que as forças de ocupação perderam o controle de duas cidades iraquianas. Controle esses que estão tentando recupera com bombardeios a essas cidades matando milhares de civis inocentes.

Para piorar ainda mais a situação dos EUA no Iraque, alguns países, entre eles a Espanha, estão retirando seus exércitos do Iraque. Ou seja: está todo mundo pulando fora do barco e deixando a bomba na mão dos EUA.

É difícil saber o desdobramento dos acontecimentos no Iraque, mas não resta dúvida de que os EUA sofrerão muitas baixas e o povo americano vai viver um pesadelo parecido com o que aconteceu na guerra do Vietnã. Não resta dúvida também que o unilateralismo dos EUA vai levá-lo ao isolamento internacional. E principalmente, o mundo vai ver os EUA mais como um inimigo da paz do que o guardião da paz internacional, como era visto até pouco tempo atras.

Agora, de uma coisa podemos estar certos: a questão iraquiana vai se arrastar por décadas, assim como se arrasta a questão palestina. O mundo árabe já vê os EUA no iraque da mesma forma que vêem Israel nos territórios ocupados. E isso não é nada bom para a paz mundial.

Não sei qual vai ser o resultado das eleições americanas, mas a vitória de Bush será ruim para os EUA e principalmente para o resto do mundo...



FF00FF”>PARA SABER MAIS LEIA...

APELO A GEORGE W. BUSH

ANTIAMERICANISMO E PRÓ-SOCIALISMO

GUERRA CONTRA A DEMOCRACIA

O QUE A HISTÓRIA NOS DIZ DE UM CONFLITO IRRACIONAL?

Onde estão as armas químicas do Iraque?

E SE AS ARMAS QUÍMICAS NÃO EXISTIREM

AS DIFICULDADES DOS EUA NO IRAQUE

É ESSA A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS PARA NOSSOS FILHOS?

MAIS UM ERRO DO GOVERNO AMERICANO

IRAQUE: UMA LIÇÃO

A MENTIRA QUE VIROU VERDADE

O NOVO VIETNÃ

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui