Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Vagabundo, Sim. Com Muita Honra! -- 18/02/2006 - 11:00 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Vagabundo”, Com Muita Honra
(por Domingos Oliveira Medeiros

Vagabundo, com muita honra. No sentido figurado. No rumo de vadiar. De brincar bem sossegado. Às minhas custas, é claro. Com o dinheiro do Erário. Na forma da lei vigente. Que foi feita no Congresso. E que foi sancionada. Pelo próprio presidente. Hoje sou aposentado. Estou na inatividade. Com salário integral. Na forma do combinado. Paguei caro por isso. Não posso esquecer o passado. Quando ainda muito jovem. Participei de um concurso. Em igualdade de condição. Como qualquer cidadão. Como determina a Carta. A nossa Constituição. No processo seletivo. Fui muito bem colocado. E não demorou muito tempo. Para eu ser convocado. Assim ingressei no Estado. Assim eu fui nomeado. Sem pedir favor algum. E comecei a jornada. De servidor federal. Procurando melhorar. Meu desempenho total. Estudei e trabalhei. Durante anos a fio. Bons serviços eu prestei. Muitas idéias eu dei. Pra melhorar o país. Servir à população. Um dever e obrigação. E o tempo foi passando. Vinte e poucos anos tinha. Era moço e com saúde. A única riqueza minha.

E todo mês descontava. Ou melhor, contribuía. Para a nossa Previdência. Para a aposentadoria. Dez por cento, aproximado. Sobre todo o vencimento. Sobre tudo que recebia. O desconto incidia. Era sempre descontado. Mesmo em cargo de chefia. Com a gratificação. Aumentava o desconto. A nossa contribuição.

Assim, quem ganhava quinhentos. Cinqüenta já descontava. Vencimento de dois mil. Duzentos se retirava. Cinco mil, era quinhentos. Com dez, era mil que ficava. E assim mês a mês. Todo mundo descontava. Foram anos de serviço. Trinta e cinco no meu caso. Basta fazer as contas. Na faixa de quinhentos. Mais juros e correção. Uma montanha de dinheiro. Que o governo arrecadava. E que, por certo, aplicava. Na época da inflação. Imagine todo mundo. Contribuindo mensalmente. Sem faltar nem um tostão.

Mas agora vem o governo. Repetindo a ladainha. De governo reprovado. Tentando que o inativo. Seja de novo garfado. Passe a pagar novamente. Para ser aposentado. Com a desculpa antiga. E muito mal explicada. Que o rombo da Previdência. É toda por culpa nossa. Da turma aposentada. Quando todos nós sabemos. Que a verdade é bem outra. É desculpa esfarrapada.

Primeiro há o problema. Falta fiscalização. Assim o dinheiro é roubado. Ninguém aponta o culpado. Nada é recuperado. E cresce a corrupção. Depois vem os devedores. Muita gente não recolhe. A sua contribuição. E o governo anda mole. Não cobra e dá desconto. Para todo inadimplente. Que já aprendeu a manobra. E usa o dinheiro da gente. Deixando mais um buraco. Um buraco imprevidente. Pra depois de muito tempo. Pagar tudo com desconto. Lá longe, bem lá na frente.

E a própria União. Assim dizem os entendidos. Pega a contribuição. Não repassa à Previdência. Recursos são desviados. Pra outra finalidade. Esta é a grande verdade. Até pra pagar os juros. Da dívida que foi criada. Ou então fazer de conta. Do ponto de vista contábil. Melhorando o superávit. Da balança comercial. O dinheiro é empregado. De forma artificial. Cumprindo meta acertada. Com o FMI. E assim o buraco cresce. O saco fica sem fundo. E vem agora o governo. Querendo acabar com o mundo. Escolhendo o servidor. Como bode expiatório. Que de tanto esperar aumento. Encomendou seu velório.

Mas o caso é bem mais sério. Estão enganando o povo. Na verdade a Previdência. Não está com esse rombo. É questão de arrumação. Vamos dar mais um exemplo. Retirado do orçamento. Do ano de 2001. Conforme diz a imprensa. Ano em que o déficit. Como foi anunciado. Chegou a doze bilhões. Sendo que do orçamento. Fazendo a soma ligeira. Da aposentado rural. Que não contribui com nada. Mais a renda mensal vitalícia. Que não tem contrapartida. O total dá dezesseis. Dezesseis bilhões contra doze. Ainda sobra dinheiro. Se o governo fizesse. O que sugere o economista. Aquele especialista. Cujo nome é Velloso.

Basta tirar dessa conta. Os dezesseis bilhões somados. Pois segundo o especialista. São despesas do orçamento. É prá lá que devem ir. Para serem pagas, afinal. Essa parte é referente. A assistência social. Que atrapalha o fechamento. Das contas da Previdência. Que deveria contar. Com toda a contribuição. Para fazer o pagamento. De aposentadoria e pensão. Essa parte social. Depende de haver recursos. Se houver se cria mais. Algum outro benefício. Mas não se pode avançar. Colocando a Previdência. Nesse enorme precipício. Praticando o assistencialismo. Isso é demagogia. Usando a arrecadação. De quem paga a conta em dia..

É ruim para os petistas. Essa sua posição. De que não tem outro jeito. Pra resolver a questão. Engana-se o presidente. O aposentado não tem culpa. De tanta esculhambação. E não pode pagar novamente. Pela aposentadoria. Isso já foi comprovado. É erro de avaliação. Arranha a Constituição. Depõe contra o presidente. Que afinal foi eleito. Prometendo mudar o Brasil. Fazer tudo diferente. E não meter sua mão. Direto no bolso da gente. O LULA está parecendo.. O Robin Wood às avessas. Tirando dinheiro do pobre.Muito mais do aposentado. E dando para os mais ricos. Aquele mais abastado.

Texto (a título de mote) elaborado em
23 de fevereiro de 2003 e que consta do livro do autor "Fragmentos do Cotidiano". Republicado a pedidos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui