Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MEU 21 DE ABRIL EM OURO PRETO -- 22/04/2004 - 12:16 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(Esse texto de improviso é para Maria Amélia dos Santos, Olímpia (Pinha) e seus filhos.)

É ASSIM MESMO, A GENTE TEM QUE IR COM O CORAÇÃO DESARMADO E PREVENIDO PARA NÃO PASSAR RAIVA.

É ASSIM OURO PRETO NO VINTE E UM DE ABRIL. AQUILO TUDO ENCHE DE AUTORIDADE E SEGURANÇAS QUE NÓS MESMOS, O POVO NÃO TEMOS LUGAR PRA FICAR.

MOREI MAIS DE DEZ ANOS ALI. MAIS DE DEZ NAQUELA REGIÃO. SÓ NÃO RECEBI MEDALHA E ESTOU POUCO ME LIXANDO PRA ISSO.

RECEBI CARINHO. RECEBI GENTE BOA QUE ENTROU NA MINHA VIDA E AQUI DENTRO DESSE PEITO QUE PERMITE DIGITAR ESSE TEXTO ELES CONTINUAM MORANDO. UNS JÁ SE FORAM, OUTROS ESTÃO POR LÁ, COMO O BERNARDINO COM QUEM ALMOCEI, AQUELE TROPEIRO CHEIO DE SUSTÂNCIA CAPAZ DE DAR SUPORTE ÀS CAIPIRINHAS SORVIDAS COM PRAZER.

NÃO FALEI, MATEI SAUDADES. VISITEI PESSOAS E ENTREI NAS CASAS. COISA QUE AUTORIDADE SÓ FAZ EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO OU EM CASO DE MUITA NECESSIDADE.

AS NOTÍCIAS, VOCÊS ESTÃO SABENDO PELOS JORNAIS, PELAS TEVÊS. MUITA GENTE IMPORTANTE NÃO FOI. DIZEM QUE NÃO PUDERAM IR.

POIS, PODIAM TER IDO COMIGO. TERIAM APROVEITADO DEMAIS DA CONTA, COMO DIZ O BOM MINEIRO.

OLHA, GENTE, QUE EU ESTOU FALANDO DE CORAÇÃO ABERTO MESMO. SABEM POR CAUSA DE QUE? PORQUE EM OURO PRETO JÁ FUI ALGEMADO, JÁ FUI SACANEADO , JÁ FUI EMPURRADO , "CONVIDADO" A RETIRAR, JÁ TIVE MINHA CASA INVADIDA , MEUS LIVROS PERDIDOS, QUEIMADOS, MINHA MULHER Á ÉPOCA SOFRENDO POR DEMAIS, JUNTO COM MINHA MÃE PRETA, A PINHA, A OLÍMPIA, TUDO POR CAUSA DUM 21 DE ABRIL.

A ATUAL PREFEITA, MINHA AMIGA/MANINHA MARISA XAVIER, TAMBÉM. E CORRE- CORRE, E ESCONDE-ESCONDE,

E GENTE INDO PRESA E NÓS NO MEIO, OS PROFESSORES , OS COMUNISTAS, A QUEM DIZIAM QUERÍAMOS ACABAR COM O BRASIL.ENTREGÁ-LO PROS RUSSOS.

DESCULPEM, MEUS OLHOS LACRIMEJAM QUANDO LEMBRO DISSO E MINHAS MÃOS AINDA TREMEM QUANDO MAIS AINDA LEMBRO DAQUELA SEMANA DE VINTE UM DE ABRIL DE 19... E SEI LÁ QUANDO GENTE AMIGA, MEUS IRMÃOS DE OURO PRETO E MARIANA QUE DESEJAVAM O MELHOR PARA ESSA TERRA, COMO TIRADENTES DESEJOU COM SEU GRUPO.

MEU FUSQUINHA REVIRADO, VIRADO DE CABEÇA PRA BAIXO, MINHA CASA DE PERNAS PRO AR. IDÊNTICO FATO COM OS COMPANHEIROS, NÉ UBALDO?

SO MUDAVA O CARRO E O ENDEREÇO. PERSEGUIÇÃO TOTAL E PRA VALER MESMO. NINGUÉM DAVA UM PASSO SEM QUE SOUBESSEM ONDE ESTÁVAMOS.

E AINDA SACANEARAM O OUTRO,O DAVID, DIZENDO QUE TINHA BOMBA DEBAIXO DA CAMA DELE E LEVARAM-NO PRA JUIZ DE FORA ONDE FICOU PRESO UM ANO. E MARISA E CLÉIA E EU FOMOS OS PRIMEIROS A VISITÁ-LO. LÁ ESTAVA ELE , LONGE DA FAMÍLIA, DA MULHER, DO FILHO, DA GENTE.

MERDA, NUNCA PASSOU PELA CABEÇA DA GENTE ESSE TIPO DE COISA. QUERÍAMOS A MANIFESTAÇÃO. QUERÍAMOS O POVO NA PRAÇA. E ELES DIZENDO QUE A GENTE QUERIA MATAR O GENERAL-PRESIDENTE.

E NESSES VINTE ANOS DE DIRETAS, RECORDO ISSO TUDO.E VOU PRA OURO PRETO PENSANDO NESSES VINTE ANOS E NÃO TINHA NINGUÉM LÁ PRA FALAR SOBRE ISSO.

TINHA A MESMA COISA DE SEMPRE. PALANQUE, BANDA, MEDALHA, OTORIDADES , AUTORIDADES, GENTE QUE MERECE, GENTE QUE NÃO MERECE PORRA NENHUMA DE HOMENAGEM MAS QUE DÁ UM JEITINHO E CONSEGUE E BATE FOTO (QUANDO BATIAM FORTE) E VAI EMBORA COM O JOAQUIM JOSÉ PQP DA VIDA PORQUE UMA VEZ MAIS ENCHERAM O SACO DELE COM FOGUETÓRIO E TUDO MAIS QUE VOCÊS SABEM.

CHEGARAM, COMO TODO 21 DE ABRIL.

FORAM EMBORA , COMO EM TODO 21 DE ABRIL.

QUERO VER ELES IREM COMO EU FUI. ENTRANDO NAS CASAS, NOS BARES, TOMANDO GOLO, PAPEANDO, ANDANDO A PÉ E CHEIO DE BRASIL NO CORAÇÃO.

APANHAMOS MUITO E VALEU A PENA. MAS,TOMARA QUE ESTEJAMOS NO RUMO CERTO AGORA, PORQUE O SOFRIMENTO FOI GRANDE DEMAIS.

A CONQUISTA DO POVO TAÍ. E O POVO TEM QUE ZELAR. TEM QUE CUIDAR, SENÃO....

SALVE TIRADENTES! VIVA ESSE NOSSO BRASIL!VIVA O POVO BRASILEIRO.!

UBÁ,MG, 22 DE ABRIL DE 2004.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui