Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->ADVOGADOS -- 15/01/2006 - 13:35 (Delasnieve Daspet) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Advogados

Delasnieve Daspet*



- Discurso proferido por ocasião da entrega de Carteira na Subseção de Mato Grosso do Sul – 05 de Maio-2005 - como Madrinha dos Novos Advogados -





Ao receber este honroso mister de lhes dar boas vindas procurei ler algo sobre esta profissão e profissionais, classe da qual faço parte há trinta anos. Porque uma coisa é o labutar, o dia a dia, outra é, de repente, vir aqui...e, eu, que não sou afeita a microfones etc... como dizia, vir aqui e lhes falar como madrinha. Parabéns, novos colegas! Bem vindos! Lembrem-se, sempre, que a nossa é a mais nobre de todas as profissões. Costumo dizer que nós, os advogados, lidamos com os inconfessáveis d´alma humana. Cumpre-nos defender nossos clientes de suas taras, desejos, vilanias, famílias, etc...







Lembrem que o advogado exerce verdadeiro sacerdócio. Necessita ele da mais ampla e irrestrita liberdade e independência, para operar seu ministério. Rui Barbosa, na Oração aos Moços, sintetiza, com rara felicidade, a fonte de vocação do advogado: “Amar a pátria, estremecer o próximo, guardar a fé em Deus, na verdade e no bem.” Esse dogma esta em nossa Constituição.



O advogado é o guardião das liberdades, da vida e do patrimônio da pessoa, em todas as épocas. No mundo moderno, deixou de ser apenas o mandatário do cliente, representando-o, nas causas judiciais, para se transformar no profissional que o assiste, em toda parte e em todos os momentos, sem exceção.



O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei, assinala solenemente a Constituição. Vale dizer é indispensável à sociedade e esta presente em todos os momentos da vida do homem e da sociedade.



A advocacia conquistou a majestade constitucional, em 1988, com postura semelhante à do Ministério Público e da Defensoria Pública. Tanto o advogado público quanto o privado exerce função das mais importantes na sociedade moderna. A missão do advogado reveste-se de caráter institucional e o mandato (no sentido mais amplo) que recebe é de natureza pública, devendo atuar com total independência e longe da coação.



Qualquer lei ou ato normativo que afastar o advogado ou impedi-lo, em sua atuação, encontrará, na Constituição, a barreira intransponível e terá sua vida encurtada pela inconstitucionalidade que os viciam, desde sua origem, porque estarão ferindo de frente a Carta Maior e a lei que rege o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados.



Conheçam seus direitos e deveres e exerça-os. Lembrem-se que o advogado não pode estar sujeito a qualquer constrição, nem deve esmorecer, no momento em que a crise social, política e econômica está a devorar a nação e minando o próprio Estado. Deve fazer valer as prerrogativas constitucionais, custe o que custar. A Ordem dos Advogados tem à missão precípua de defender essas prerrogativas tanto quanto o advogado, inclusive no que diz respeito ao ensino jurídico e às condições de tempo e espaço, por se refletirem diretamente no exercício da profissão.



E mais, agora, no século XXI, neste mundo globalizado que vivemos, o advogado, antes de tudo, deve estar preparado para enfrentar problemas e questões que usualmente ultrapassam as fronteiras do cotidiano.



O amanhã é hoje. O momento é perene.



O agora já é ontem



E, acima de tudo, contem sempre com a sua casa - a  OAB-MS sente-se feliz em recebê-los.



Boa sorte!







* Delansieve Miranda Daspet de Souza

Advogada há 30 anos em MS

Presidente da Comissão das Prerrogativas e Direitos dos Advogados

CDA/OAB/MS

delasnievedaspet@uol.com.br

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui