Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Valores ! -- 15/04/2004 - 00:19 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Valores !





Transformaram-se por imposição da mediocridade e do lucro, ou foram sob estes mesmos pretextos banidos das relações humanas,criaram-se paliativos e pífias tentativas de subverter as expectativas que norteiam estas mesmas relações. Vagam atormentados pela vida os deserdados pela verdade,pelo caráter,pela honra,pela ética,pela dignidade e pela excelência: nos foram como espécie tirados os parâmetros que nos apoiariam,delimitariam e expandiriam nossa caminhada pela estrada da evolução contida em nosso acordo genético, com esta nefasta e obtusa opção tornamo-nos vitimas da total ausência de valores que fazem parte dos deturpados códigos de conduta que desnorteiam e vilipendiam a espécie humana .

As ações dos que lucram com este crime de lesa humanidade são de tal maneira efetivas,que sucederam em permutar emoções por insensibilidade, inteligência por oligofrenia, respeito por asco, integridade por vileza, grandeza por mediocridade, amor por ódio e a verdade pelo cinismo abjeto e pusilânime que lhes servem perfeitamente como camuflagem para suas inércias morais e acalentam-lhes as sanhas pelo retorno material que desprovido de sentido e de profundidade reverte o ser a condição obvia e insípida de sequer compreender o mundo a sua volta de forma inteligente e verdadeira, dando-lhe falsas premissas e impondo-lhe a visão destorcida dos que isentam-se das responsabilidades porém usufruem inegavelmente da parte do leão no butim da moral ; sem os conceitos éticos primordiais,o homem é uma vitima fácil as suas próprias pequenezes que cada vez mais estão em evidência devido ao descontrole inegável em que se encontra a espécie humana e por conseqüência uma sociedade jovem e sujeita as manipulações econômicas e de valores como é o caso da brasileira: temos tudo o que o mundo antigo deseja e que para obter farão qualquer coisa ilícita, abominável e questionável. Ao fazer uso das justificativas mais ignóbeis, contando firmemente com a participação inconteste das elites tanto gananciosas quanto obtusas e principalmente com a distorção e desintegração dos valores que tem como função nos proteger como sociedade de nossas próprias fraquezas e destas velhas oligarquias colonialistas, responsáveis pela destruição no passado das riquezas de suas próprias sociedades e das recém descobertas; agora apoiadas nas modernas tecnologias para que possam retirar e destruir tudo o que sobrou devido a impossibilidade técnica e a ignorância cientifica da época buscam eximir-se por meio da falsa cumplicidade,da adulação e com a conivência dos que deveriam proteger e defender os seus e os interesses das futuras gerações .

Não devemos mais nada ao mundo; ao contrário o mundo é quem nos deve, pela espoliação e pelos genocídios cometidos, pela apropriação das nossas riquezas minerais, biológicas e intelectuais, pela obstrução que ainda é cometida contra nossos desenvolvimentos humano, econômico e social ; pela manipulação dos valores e pela deformação ético filosófica que nos é imposta . Dispensemos a presença dos capitais voláteis e especulativos, repudiemos as falsas promessas de desenvolvimento e de riquezas fáceis as custas da destruição célere e continua da natureza e com ela a dignidade nacional; precisamos recriar valores éticos e solidários,necessitamos reconstruir o auto respeito e encontrar a inteligência perdida, temos de nos impor, em honra aos que nos substituirão, temos de forjar uma ética nacionalista e um caráter voltado para a identidade da nação,temos de construir nossa própria vida e retornar aos parâmetros que em algum tempo devem nos ter norteado a formar um pais a partir de uma colônia; temos de decretar uma moratória de cem anos para que possamos reavaliar todas as conseqüências destes anos de submissão e controle que nos foram impostos por interesses e valores outros que não os nossos ; devemos impor restrições e até inviabilizar a retirada de capitais e de bens de consumo do território brasileiro, estatizemos as indústrias que afogam a população em seus lucros desmedidos e na baixa qualidade de seus produtos serviços, atendimentos e ainda insistem em nos dias de hoje escravizar a mão de obra com salários insignes e aviltantes , façamos uma reforma agrária que premie o homem e a terra em detrimento da ganância e da incompetência, priorizando a educação criar uma nova nação reformando as ignóbeis regras e destruindo de vez a mediocridade acéfala que nos vitima e destrói, dar moradia e emprego, condições fundamentais e inerentes as dignidades sociais, encarando que temos a obrigação moral de reconstruir esta nação, de formar uma nova concepção altiva e orgulhosa lastreada e dirigida pela gama hoje esquecida de valores que nos distingam dentre as sociedades como cidadãos brasileiros, como seres inteligentes e como homens de bem .



Alcir JT de Souza
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui