Usina de Letras
Usina de Letras
114 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Gigantes de um país-anão... -- 11/01/2006 - 10:23 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Professor-doutor ADRIANO MOREIRA



Ao cabo de quase 32 anos sobre a abrilina revolução dos cravos, o que é que resta de bom para o povo português? Resta tão só a liberdade de expressão, a heróica e deslumbrante história de um gigantesco país-anão, e algumas doutas e ilustres personalidades cuja dignidade não tem preço e assim permanecerá.

À data, a sustentabilidade económica está por um ou dois fios, as principais instituíções públicas desceram à cave, a ordem aferrolha-se em casa a partir das dez horas da noite, o desemprego irrompe desmedido, o empresariado médio abre falência, matam-se polícias, crianças e velhos estupidamente, as prisões abarrotam em esconso miserabilismo, o negócio fictício galopa de lés a lés e há milhares de pessoas em periclitante estado de carência.

Todavia, enquanto a maioria cada vez mais vai sentindo o aperto do cinto, a televisão desfolha a desgraça e banqueteia-se com opíparos repastos em pleno ecrã, os políticos gozam e regozam em fausto alarve, e, surpreendentemente, ora em estacionamento, ora em trânsito, está difícil encontrar uma nesga para meter um carro. Acresce que, em espectacular contradição, o Governo corta quanto pode as unhas em face dos trabalhadores que vão suando e empolga-se em empreendimentos megalómanos: TGV e super aeroporto da OTA.

Quantos portugueses porventura conhecerão, tal e qual é, o professor-doutor Adriano Moreira, lídimo sobrevivente activo entre dois controversos regimes políticos? Foi ministro de Salazar - o povo-léu actual diz que é um fascista - presidente político do CDS, conselheiro de Estado, mas é e foi sobretudo um lente e educador ímpar, uma figura íntegra que, até dos inimigos políticos, merece respeitosa vénia e consideração, logo que se trate de fazer balanço a assuntos irrevogavelmente sérios.

O professor-doutor Adriano Moreira, além de honoráveis cargos que ainda mantém, com recatada sobriedade dedica-se actualmente à família, diverte e entusiasma os netos com dois esplêndidos "Terra Nova" que não ferram em ninguém. Entretanto e enquanto a história não mudar, tacitamente e nos tempos que decorrem, em surda-muda-cega conveniência, entre corruptos a dignidade não se perdoa.

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui