Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->FALMACUTAIA (FMI -ALCA -MARACUTAIA) -- 05/01/2006 - 06:14 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FALMACUTAIA

Este artigo é um dos capítulos do livro Urnas Vazias e foi preciso inventar uma palavra nova, dificilmente ela entrará para os dicionários, mas está entranhada em nossas vidas como praga ou uma doença contagiosa.
Ao que ele nos remete.
Os últimos acontecimentos políticos colocaram esta palavra em evidência.
O presidente Hugo Chaves dizendo que a Alca está enterrada.
Ou será que ela nos faz lembrar de dois comportamentos que estão levando o nosso país para o buraco, enriquecendo cada vez mais a burguesia e empurrando o nosso povo para o abismo da miséria e da fome.
FMI.
Fundo Monetário Internacional.
Fomos Muito Inteligentes.
E vocês muito pacatos e ainda submetidos ao jugo norte americano.
É isto que quer dizer estas três letrinhas
Também pode ser:
Falir é Muito Importante.
É isto que os organismos internacionais, liderados pelos “Al Capones” vestidos de pretos ou fantasiados de morte querem para os países pobres ou em desenvolvimento, os pobres eles querem ver na miséria absoluta e os em desenvolvimento parados no tempo esperando e olhando a miséria varrer o outro lado até chegar a sua vez.
O que mais entristece quem escreve e quem entende (a maioria do povo não está nem aí) é saber que esta plantação de miséria tem o aval dos que foram eleitos para defender o seu povo.
Políticos.
Estrume....
Meta...
Que metas?
Traçar metas é procurar alcançar um objetivo.
O objetivo dos políticos do país deveria ser o bem estar do seu povo
O objetivo do FMI é lucrar em cima da miséria.
Um traça a meta de sugar, ao outro caberia a missão de não se deixar sugar.
Mas como?
Se a maioria já suga o seu povo com ou sem FMI.
Privatização.
Terceirização.
Sacanagem.
Parece que estou rescrevendo um novo dicionário.
Estas três palavras são sinônimas.
O dinheiro do nosso país, isto é, da EDUCAÇÃO, SAÚDE, APOSENTADORIA, FGTS, ESTRADAS, SANEAMENTO, MORADIA, TERRA, enfim, o dinheiro que deveria ser usado para melhorar a vida do nosso povo e quem sabe, tirar o nosso país do terceiro mundo, se é que existe primeiro e segundo, foi usado para financiar a vinda de empresas de outros países que sonegam impostos, sugam os trabalhadores, prestam um mal serviço e mandam o REAL embora em forma de DOLAR.
Isto acontece porque somos um país sem lei, basta ver os noticiários, ler os jornais, minto, somos um país sem JUSTIÇA.
DURA LEX, SED LEX.
A lei é dura, mas é lei.
A lei é dura?
É.
Para os pobres, trabalhadores, prostitutas, negros, crianças e adolescentes e principalmente para os velhos.
A lei é muito dura.
Os que fazem as leis são duros.
Os que executam as leis são mais duros ainda.
O dinheiro amolece.
O poder amolece.
A lei.
É por isto que bilhões são roubados a todo instante em nosso país, políticos e tecnocratas são comprados como mercadoria de camelô.
Negociatas.
Que vendem a própria alma.
Que vendem a nossa soberania.
Que retalham o nosso país.
Que endeusam instituições como o FMI.
Que só querem o nosso FIM.
Como fizeram com a Argentina jogando mais da metade da população na miséria e agora obrigam os políticos (que nunca tiveram a coragem de dizer não) a derrubar uma lei que pune bancos e banqueiros que roubam o povo.
Eles não podem ir para a cadeia.
Aqui eles não vão ter este trabalho.
Eles já não vão.
A lei existe.
Mas não precisa acabar com ela.
A justiça não a conhece.
Como se não bastasse, este tal de FIM ou FMI estão querendo criar uma tal de ALCA.
O que será que isto quer dizer?
Dá para traduzir?
ASSALTO.
LADROEIRA.
CONSPIRAÇÃO.
ASSASSINATO.
É isto que os nossos políticos estão querendo aprovar e implantar aqui no nosso pais.
É isto que os ESTADOS UNIDOS querem nos enfiar goela abaixo.
Os AMERICANOS estão querendo redescobrir o Brasil.
Quando a economia americana é ameaçada o governo baixa normas de restrições às importações dos nossos produtos, somos obrigados a comprar e não nos permitem vender.
Em um país aonde a globalização chegou para esmagar os pobres que não tiveram acesso à educação e que recebe informação comprada quase que exclusivamente de um canal de televisão, num país onde a elite ignora a penúria da classe realmente trabalhadora e sofredora, a ALCA é o golpe final.
Área de
Livre
Comércio das
Américas
ou
Alcançaremos o
Lucro
Com ou sem
Aliança.
Isto eles já fazem e muito bem.
Só querem oficializar o roubo,
o embargo
a expropriação
a extorsão
a morte
o colonização
a submissão.
Talvez haja um plebiscito (votação) para que o povo diga sim ou não a esta aberração e muitos políticos irão dizer que é preciso votar no sim para que o país melhore, para que as nossa empresas ganhem mais competitividade e que a produção irá aumentar e criar novos empregos.
Só os votos e empenho dos políticos não basta para aprovar esta falsa aliança.
Cuidado.
Cuidado vocês que estão empregados ou que não precisam dele.
Olhem o exemplo da nossa vizinha Argentina.
Antes de saírem fazendo propaganda para o “Sim” pensem no futuro, se não for no seu, no de seus filhos e netos.
Não os jogue na rua pedindo esmolas como está acontecendo com o povo argentino.
Como já acontece com a maioria dos nossos irmãos desempregados.
Não escutem a voz dos políticos que são a favor, eles nunca ficaram do lado do povo, pensam apenas em se enriquecer cada vez mais.
A classe média tem a obrigação de lutar pelo “Não”.
É só olhar ao redor e observar.
Quantos ficaram mais pobres?
Os Estados Unidos estão preocupados com isto?
É muito mais fácil ficar pobre.
Os jovens precisam lutar pelo “Não”
Eles vão precisar de um lugar para trabalhar.
As multinacionais importam até os trabalhadores com os melhores salários.
A nós brasileiros é reservada a sobra.
O povo precisa dizer “Não”.
Nós precisamos parar de dizer sempre Sim para aqueles que nos roubam.
Assim
Lutaremos
Com
Amor
Por um BRASIL livre.
E deste jeito é melhor.
Para depois não ter que dizer:
Agora é preciso
Lutar
Com
Armas.
Este tratado foi alinhavado pelo governo Fernado Henrique, até agora o governo atual ainda não tomou uma decisão definitiva sobre o assunto, pelo menos a mídia nada divulgou.
Seria muito bom se o Brasil também a enterrasse.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui