Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Importância do Orçamento Participativo -- 06/09/2001 - 12:24 (Mário Tischer) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que é um cidadão, de fato e de direito?



Com certeza não é aquele que só paga impostos, contas sem fim, que tem uma RG e um CIC! Trata-se de um ser que vive em sociedade, que cumpre leis e obrigações, sim, mas, principalmente, que tem direitos.



Direito a moradia, a saúde, a educação e ao lazer. E isto só se concretiza com o trabalho e um salário justo e digno.



Nessa formalização deve encaminhar-se um Governo, principalmente quando instituído pelo povo, através do voto direto.



E, a concretização dessa formalização deve iniciar-se com uma relação povo X governo interparticipativa global. Fundamentalmente sob os aspectos educacional e político, eis que daí derivam os saberes pertinentes aos direitos e deveres reais de cada pessoa. Poder e saber optar entre o certo e o errado, entre a verdade e o engano; concretizar a esperança de uma qualidade de vida melhor. De outro lado, promover o bem comum, erradicar a pobreza e as discriminações, reduzir as desigualdades; enfim, dar condições de vida dignas a todos.



No estado do Rio Grande do Sul iniciou-se um processo, já há algum tempo, de verídico afloramento da cidadania com a criação e execução do Orçamento Participativo. Neste modelo de gestão pública o povo, através de sua vontade explícita, determinará as prioridades para aplicação de seus recursos, repassados ao Governo como impostos. O que também significa uma convergência de responsabilidades que, por sua vez, estabelece um esteio de desenvolvimento social.



Assim, não só o voto garantiu a aplicação de recursos onde o Governo o fizesse mas, o povo interfere diretamente no processo e participa na construção de projetos que significam o seu futuro. É a integralização povo X poder.



Desenvolve-se, então, o modelo social que, num sistema capitalista, beneficia trabalho e o capital e que oblitera, de certa forma, as tendências perniciosas de poucos sobre muitos.



Positivamente, o Orçamento Participativo é um modelo de gestão governamental que dá vez e voz ao homem, inserindo-o na sociedade como um ser verdadeiramente político e, existencialmente cidadão.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui