Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
70 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 57107 )
Cartas ( 21170)
Contos (12598)
Cordel (10092)
Crônicas (22211)
Discursos (3137)
Ensaios - (9015)
Erótico (13403)
Frases (43758)
Humor (18486)
Infantil (3792)
Infanto Juvenil (2717)
Letras de Música (5470)
Peça de Teatro (1317)
Poesias (138313)
Redação (2926)
Roteiro de Filme ou Novela (1055)
Teses / Monologos (2401)
Textos Jurídicos (1925)
Textos Religiosos/Sermões (4891)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Artigos-->A Importância do Orçamento Participativo -- 06/09/2001 - 12:24 (Mário Tischer) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
O que é um cidadão, de fato e de direito?



Com certeza não é aquele que só paga impostos, contas sem fim, que tem uma RG e um CIC! Trata-se de um ser que vive em sociedade, que cumpre leis e obrigações, sim, mas, principalmente, que tem direitos.



Direito a moradia, a saúde, a educação e ao lazer. E isto só se concretiza com o trabalho e um salário justo e digno.



Nessa formalização deve encaminhar-se um Governo, principalmente quando instituído pelo povo, através do voto direto.



E, a concretização dessa formalização deve iniciar-se com uma relação povo X governo interparticipativa global. Fundamentalmente sob os aspectos educacional e político, eis que daí derivam os saberes pertinentes aos direitos e deveres reais de cada pessoa. Poder e saber optar entre o certo e o errado, entre a verdade e o engano; concretizar a esperança de uma qualidade de vida melhor. De outro lado, promover o bem comum, erradicar a pobreza e as discriminações, reduzir as desigualdades; enfim, dar condições de vida dignas a todos.



No estado do Rio Grande do Sul iniciou-se um processo, já há algum tempo, de verídico afloramento da cidadania com a criação e execução do Orçamento Participativo. Neste modelo de gestão pública o povo, através de sua vontade explícita, determinará as prioridades para aplicação de seus recursos, repassados ao Governo como impostos. O que também significa uma convergência de responsabilidades que, por sua vez, estabelece um esteio de desenvolvimento social.



Assim, não só o voto garantiu a aplicação de recursos onde o Governo o fizesse mas, o povo interfere diretamente no processo e participa na construção de projetos que significam o seu futuro. É a integralização povo X poder.



Desenvolve-se, então, o modelo social que, num sistema capitalista, beneficia trabalho e o capital e que oblitera, de certa forma, as tendências perniciosas de poucos sobre muitos.



Positivamente, o Orçamento Participativo é um modelo de gestão governamental que dá vez e voz ao homem, inserindo-o na sociedade como um ser verdadeiramente político e, existencialmente cidadão.
Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui