Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Álbum de viagem (Cuba 3) -- 31/03/2004 - 10:55 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Álbum de viagem (Cuba 3)



No dia 22/03/04 fui assistir à uma palestra em comemoração aos 82 anos de fundação do PCB (Partido Comunista Brasileiro), aqui em Recife, e o presidente da Associação Brasil/Cuba, Prof. Rinaldo Cardoso Ferreira, durante a sua intervenção, revelou os seguintes dados: a taxa de desemprego em Cuba é de 3% e que o cubano estava ingerindo atualmente 50% das calorias que ingeria antes da dissolução da União Soviética.

Soube em Cuba, por meio de dissidentes do regime, que isso se deve a que, como a economia dos países socialistas aliados de Moscou era orientada pela URSS e para aumentar a produtividade, cada país ficou responsável por produzir apenas alguns produtos trocando entre si os outros itens de que necessitava.

Por isso Cuba ficou responsável por produzir basicamente açúcar.

Com isso Cuba desfez-se do seu rebanho de gado de 11 milhões de cabeças, o que equivalia a um boi para cada cubano, e passou a receber dos outros países socialistas, carne, trigo, petróleo,etc.

Neste período Cuba conseguia viver muito bem e, apesar do bloqueio americano, não lhe faltava nada.

Com o fim da URSS cada país teve que sobreviver com seus próprios recursos e Cuba não estava preparada para isso. A situação tornou-se dramática, teve início o racionamento de comida que perdura até hoje.

Cuba está recuperando o seu rebanho aos poucos devido ao alto custo da ração, praticamente toda importada. Por isso carne bovina ainda é um luxo em Cuba. Carne de porco e de frango, porém, fazem parte da ração básica de cada cubano.

Toda a energia produzida em Cuba é termo-elétrica donde se pode deduzir o custo que isto representa para o país.

Atualmente a situação está mudando graças ao turismo. Cuba passou a investir maciçamente nesta área recuperando hotéis, prédios e monumentos históricos.

Muitos cubanos estão levando uma vida muito boa graças ao turismo

Paralelamente, apesar dos benefícios que trazem, os turistas também corrompem os costumes da ilha.

Já é possível ver-se à noite adolescentes calçados, bem vestidos e bem nutridos, que não vemos na rua durante o dia, assediando os turistas pedindo dinheiro. Adultos oferecendo garrafas de bebida, charutos e CDs de origem duvidosa, para dizer o mínimo.

Também é possível conseguir-se garotas para programas sexuais a US$ 20,00 a noitada, mas isto existe em qualquer parte do mundo.

Porém, de uma maneira geral, não achei o povo cubano desnutrido. Todos parecem bem alimentados. O que não existe é o excesso de pessoas acima do peso como nos países desenvolvidos.



Recife, 31/03/04.





























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui