Usina de Letras
Usina de Letras
245 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os papéis sexuais (8) -- 27/03/2004 - 11:41 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






MASCULINO-FEMININO



Herbert de Souza



O autor não definiu o que é masculino e feminino. Referiu-se apenas à dominação homem/mulher e criticou o liberalismo brasileiro apoiado no autoritarismo que reprime quaisquer manifestações que preguem a igualdade na diversidade, principalmente entre masculino e feminino.





O HOMEM, A MULHER E O CASAMENTO



Flávio Gikovate



O autor, baseado na sua experiência de mais de 20 anos como psicanalista e mais de 6 mil clientes atendidos, se propõe, nesse livro, a fazer um estudo sobre a inveja. Para ele a principal causa da hostilidade entre os casais.

Mostrando as diferenças e as semelhanças existentes entre o homem e a mulher, procurando identificar no comportamento do homem o que é biológico e o que é cultural, o autor tenta desmistificar o homem idealizado pela sociedade, comprovando que o homem real é cheio de contradições e que o homem ideal é, em muitos aspectos, inviável por limitações biológicas.

"As contradições entre aquilo que o homem imagina para si - eu ideal - e aquilo que ele constata em si - eu real - determinam tensões e sofrimentos intoleráveis".

Na tentativa de fazer desaparecer os traços do eu real que não estejam de acordo com o eu ideal, instala-se a repressão. Muito desses traços do eu real são próprios do animal humano e, portanto, inalteráveis pelo pensamento e essa repressão vai provocar um sofrimento brutal. Nesse processo de negação de sua realidade o homem reprime para o inconsciente os traços indesejáveis, mas que no entanto ficam latentes no indivíduo podendo voltar a atuar a qualquer momento.

Fazendo com que o homem e a mulher se vejam como realmente são, o autor pretende que haja um melhor relacionamento entre ambos. Com esse intuito em mente apresento na tabela I algumas das diferenças fundamentais que o autor identifica entre o homem e a mulher, depois farei algumas observações sobre cada uma dessas diferenças:



(continua)

rbf42@ig.com.br

























































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui