Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aos Companheiros do Usinas -- 01/03/2002 - 16:22 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR

O Brasil está em guerra. Guerra contra os terroristas. Terroristas que se escondem próximo de nossas casas e de nossos trabalhos. Eles atacam de surpresa, - dizem até - usando armas químicas, produzidas e transportadas por eles mesmos. Não se trata de guerra santa. Até porque não existe guerra santa. Nem se trata de guerra envolvendo interesses econômicos. Quando muito, o interesse é político. Ou melhor, de falta de vontade política. Estamos falando do mosquito da Dengue. Grupo de terroristas que iniciou suas operações no Rio de Janeiro, mas, em pouco tempo, já atua em quase todo o território nacional fazendo vítimas e causando transtornos à população e aos governos locais. União, Estados e Municípios precisam unir suas forças para dar combate ao inimigo, que, aliás, não respeita às barreiras da soberania existentes entre as prefeituras, estados e União.

Um inseticida biológico poderá ser a mais nova arma contra o tal do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue. O produto – que está sendo elaborado com base na bactéria Bacilus thurigiensis – será testado nos próximos dias, no município de Paulista, que fica na região metropolitana de Recife-PE . Exames laboratoriais já comprovaram a eficácia do novo inseticida em 100% dos casos, já testados em laboratório, no prazo de 48 horas de sua aplicação. O inseticida está sendo elaborado em forma de grânulos e comprimidos, que serão dissolvidos na água. Detalhe: não é prejudicial à saúde do ser humano. A própria água, depois de colocado o produto, pode ser utilizada pelo homem, sem qualquer risco, garante o Gerente do laboratório Lafepe, de Pernambuco.

Os jornais dão conta do quadro alarmante da doença. Apenas no Rio de Janeiro, já foram registrados, este ano, quase 52 mil casos de pessoas contaminadas. Vinte e duas pessoas já morreram. Em Pernambuco, até o momento, há informações de mais de 7 mil casos. Sendo dose do tipo mais grave, a dengue hemorrágica.

Portanto, a hora é de atacar em dois flancos: matando as larvas e seus familiares, e estabelecendo medidas de caráter preventivo como, por exemplo: Manter pneus velhos em locais protegidos da chuva. Vasos de plantas não devem ficar com água acumulada. É bom colocar areia nos vasos para não formar poças de água. Lavar, desinfectar e tapar caixas d’água, poços e tambores. Manter piscinas clorificadas e, preferencialmente, quando fora de uso, devidamente cobertas. Garrafas vazias de boca para baixo ou fechadas com rolha. Lavar sempre os recipientes em que animais bebem água. Preferencialmente, à noite, deixá-los vazios. Cuidado com água parada em plantas do tipo Bromélias, Espada de São Jorje e outras passíveis de acumularem água da chuva. Manter lixo em sacos plásticos e bem fechados, fora do alcance das chuvas. Peça a identificação, mas não impeça de os agentes de saúde, ou da Zoonose, entrem em suas casas para tratamento e pesquisa de larvas. Eles poderão vir acompanhados de soldados do exército, polícia militar ou bombeiros.

Os sintomas da dengue podem ser confundidos com os de outras doenças como o sarampo ou forte gripe. Mas não há tosse nem coriza. Geralmente começa com febre alta, de início abrupto, dores de cabeça, nas articulações, nos músculos, estado de prostração, náuseas, vômitos. Pode ocorrer, mais raramente, sangramento nas gengivas e manchas vermelhadas nba pele.

O tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos com acompanhamento médico. Recomenda-se não tomar comprimido ou outro remédio com base no ácido acetil salicílico (princípio ativo da aspirina), pois pode aumentar o risco de hemorragias. A doença dura de cinco a sete dias.

A dengue hemorrágica, no início, é parecida com a dengue clássica, cujos sintomas foram supracitados. Mas segue para um quadro de hemorragias. Diminui a coagulação sanguínea e provoca insuficiência renal, cardíaca e respiratória. Há manchas avermelhadas na pele, febre alta e sangramentos nas gengivas, urina e fezes, além de dores abdominais. O tratamento consiste em terapia intensiva, medicamentos e reposição de sangue, entre outros. O médico pé imprescindível para fazer o acompanhamento. Estas informações foram colhidas da imprensa especializada e aqui resumidas a título de efeito multiplicador para colaborar no combate ao Sr. Dr. Sua Excelência Aedes Aegypti, a figura mais importante nos dias de hoje. Vamos todos fazer a nossa parte. Aliste-se neste exército da salvação, enquanto há tempo.

Domingos Oliveira Medeiros
01 de março de 2002


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui