Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62183 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ansiedade -- 23/03/2004 - 02:07 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Envoltos na ansiedade.

Por: Hélio Borges Júnior



Bem mais que somente despertar as pessoas, atualmente ,a palavra ANSIEDADE as toca e afeta de maneira voraz . Os estudantes e, principalmente, os vestibulandos diante de inúmeras exigências e expectativas padecem, por mais preparados que possam estar .



Inquietude, desassossego, temor indefinido, preocupação exagerada e até medo de perder o controle tomam corpo na sua jornada acadêmica. Jornada onde a colaboração dá lugar a competição e à frustração. Fazer bem as coisas, talvez, não é a questão crucial, MAS SIM fazê-las melhor que os outro. Caracterizando o concurso vestibular tal qual uma DESENFREADA E HIPERTROFIADA COMPETIÇÃO, onde não há o devido lugar e respeito pela figura do perdedor. Existirá maior ansiedade por tão frívolo sentimento de "nada saber "? Logo entenderemos a ANSIEDADE como uma vivência de temor ante o inusitado, o vago, o abstrato; diferente do medo, que é entendido como um temor que tem uma especificidade e se dá na percepção de um perigo real. A ANSIEDADE É UM TEMOR NÃO PRECISO, NA AUSÊNCIA DE UM OBJETO EXTERIOR. Manifestando-se afetivamente, por meio da nossa vivência e subjetividade. O futuro depositando-se sobre o presente e, por conseguinte, desencadeando expectativas repletas de temor e de incertezas. Ansiedade vem do latim ANGOR que significa uma sensação de angustura, de estreiteza, de estenose. Pesquisemos o dia-a-dia, para percebermos quão intrínseca emoção desconhecida permeia sua caminhada rumo à universidade. Mas não podemos esquecer de mencionar que existe sim a ANSIEDADE POSITIVA que seria entendida como um estado de ânimo ordenado pela curiosidade, pelo real interesse, pelo afã de conhecer coisas atraentes e apaixonantes que a vida nos oferece... desde que tenhamos tempo de "dar uma paradinha " para sentir e deleitar.



OBS . Percebamos que a ansiedade pode se agravar, tendendo a condutas e idéias perniciosas .



Ansiedade < Aborrecimento < Melancolia < Desespero < Desesperança < Idéias /Tendências suicidas.



Não somente EXISTENCIAL é a ansiedade (angústia existencial não é patológica e provém da inquietude e vicissitude da vida, colocando-nos frente a frente com o nosso destino, o "nosso vir-a-ser" na cultura e no desejo do outro). A ansiedade é igualmente exógena (provinda de conflitos agudos, súbitos , inesperados , situações de tensão emocional , crise de identidade pessoal , problemas familiares e do meio-ambiente) e, da mesma forma, é exógena e/ou psicofisiológica.



Alguns sintomas ansiosos que podem ser observados em estudantes :



· Insegurança ;



· Pressentimento de nada saber ;



· Expectativa do pior ;



· Tensão motora ;



· Tremores;



· Dores musculares ;



· Espasmos ;



· Incapacidade de relaxamento ;



· Tiques nervosos ;



· Sensação de vazio interior ;



· Dissolução do EU ;



· Bloqueio afetivo/ não saber o que fazer ;



· Dificuldade para levar a cabo simples tarefas;



· Falsas interpretações da REALIDADE PESSOAL (-Tudo me preocupa ! - Tudo dá errado pra mim ! ; - Que azar tenho ! ... )



· Dificuldade de concentração e assimilação ;



· Tendência à dúvida ;



· Tendência de que pensamentos negativos e derrotistas o domine ;



· Rosto contraído ;



· Estado de alerta / hipervigilância ;



· Expectativa negativa ;



· Preocupações demasiadas ;



· Medos ;



· Antecipação de desgraças para si ;



· Irritabilidade ;



· Impaciência ;



· Irascibilidade ;



· Medo de perder o controle ;



· Queixas somáticas e psicossomáticas ( palpitações, boca seca , hipersudorese , dificuldade respiratória , dores no estômago , calafrios , enjôos colite , micções freqüentes... )



· Inquietude interior ;



· Desassossego .



Descobrir novos caminhos para trilhar – menos angustiantes – eis o segredo para os vestibulandos .







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui