Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Carta a um médico ÁUREO LUDOVICO DE PAULA -- 31/10/1999 - 20:03 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brasília, 11 de fevereiro de 1999

CARTA A UM ESCRITOR - TESISTA E MÉDICO - AMIGO, ÁUREO LUDOVICO DE PAULA
E a eternidade do homem, na Terra, traduz-se pelo que ele faz, marcando sua passagem, de forma indelével e notável, quando se trata de seres humanos predestinados aos grandes feitos.

Para os seres humanos do novo milênio, o tempo e o espaço são conceitos inexistentes e totalmente superados na era da cibernética. A fraternidade entre os homens está na razão direta da comunicação.

A vida é o bem mais precioso do ser humano, mas a vida sem liberdade não tem qualquer significado, nem dignidade. A liberdade, porém, não se confunde com a licenciosidade


Meu caro amigo

Resolvi imediatamente ingressar neste mundo diversificado e esotérico, pelo menos para mim (e para quantos mortais não será?), da fundoplicatura total laporoscópica no tratamento cirúrgico da doença do refluxo gastroesofageano.
Afinal, que diabo será isso, com um nome do tamanho do próprio intestino, delgado ou grosso, com um vocabulário que somente vim a conhecer, há pouco, quando o eminente profissional, o primeiro do mundo, disse-me tratar-se de algo, que continuo não entendendo, mas sinto, pelo menos, seus efeitos benéficos, depois de corrigido aquele mal, talvez até congênito e mortífero, e que me vinha perturbando, não a mente, sem contemplação, a ponto de, certo dia, sem mais meditação, sem nenhum receio, submeter-me a isso - a lapo (não ouso nem repetir o nome, porque, creio, a cirurgia é até mais fácil, menos penosa que a leitura do próprio título. Pelo menos, pareceu-me, porque a recuperação leva menos tempo que sua leitura!!!
Desde a primeira até a última página, alegra e encanta o leitor, com as mil e umas peripécias, articulações e bailados das palavras e figuras estrambólicas, que, com o pincel do artista e do artesão do corpo humano, transporta-o para aquele misticismo em busca dos sentidos das coisas e do entendimento desse fenómeno que tanto estrago produz no organismo humano, podendo mesmo necrosá-lo...!
E, ainda, no passeio inicial, mas já na nave da minha imaginação aguçada e raciocínio pronto e à espera de outros tantos pontos interessantes, deparei a dedicatória à memória dos pais, à sua esposa, às filhas e ao colega que sempre o apoiou, sem condições, o que demonstra, sem dúvida, que, ao lado do cientista, vive o médico e poeta da medicina, sensível e solidário.
Na verdade, para mim, que sou, totalmente neófito, este documento sério e científico, deveria ser saboreado, diante do lago ou do mar, mas quem não reside, no lago, nem tem mar, contenta-se com um gabinete, isolado, às voltas com livros e mais livros, boa música, à frente do indispensável computador, esta fascinante máquina do tempo, sem a qual nada mais faço, nem respiro, e com a vista engalanada pelas folhagens do arvoredo, que me cerca, e o cantar dos pássaros e a orquestra das cigarras, que tanto amo!!!
E, assim, neste ambiente, nada marítimo, mas com a natureza vibrante, rodeado de edifícios e uma cidade marcados pelo gênio de Niemayer e Lúcio Costa, vejo-me a perder e reencontrar-me neste labirinto misterioso criado pelo autor, que me assustou pelo título, mas não me decepcionou pelo conteúdo e novidade.
Com o refluxo do esófago ou a zona de alta pressão esófago-gástrica, com Richter, Castell, Dodds, Dent, a história de pacientes de hérnia hiatal, que pela vez primeira foi associada ao refluxo, por Allison, sinto-me quase um doutor, como o autor, pela facilidade, com que explica e expõe e convence, até os mais leigos, que a laporoscopia é o indicativo certo, não só pelo sucesso certo, pela brevíssima recuperação, mas também porque este método não gera o perigo de falência total do organismo, quando realizado, por método tradicional, cuja crueldade é de todos conhecida, pelo incómodos e tardia recuperação.
Ainda bem que o paciente, no caso eu, não sabe, não enxerga, não percebe, o que fazem com o coitado, quando o posiciona, em decúbito dorsal, com proclive ( que será isto?) de 30 a 45 graus, pernas entreabertas, e o cirurgião trabalhando, entre as pernas abertas do pobrezinho, ativamente, com as duas mãos. Não basta uma e, sim, duas. E se mais tivesse, possivelmente as usaria!!! Não fosse trágica seria cómica a situação do infeliz. Entretanto, se é para o seu bem, nada a declarar!
Mas impressionam, sobretudo, as figuras 3 e 4 da página 30, que não me parecem a junção esófago - gástrica ou a abertura da membrana frenoesofageana, mas, sem dúvida, são, pois, assim, proclama o mestre. Como a natureza é sábia. Todos os órgãos e coisas, em dado momento e em circunstàncias determinadas, assemelham-se, não se distinguem.
É impressionante como os pacientes, no pós-operatório, logo após 12 horas, podem receber dieta líquida. Só eu mereci o castigo cruel das 72 horas, em jejum, que nem Jeovah nem Allah jamais conseguiram impor-me.
O iter? Ora, não pense que não percebi que, durante a caminhada íngreme da lapo, não possam ocorrer acidentes de percurso, como os descritos, às páginas 46 a 55.
E o susto maior deu-se, quando deparei com o aviso de que todos os pacientes foram contatados, pessoalmente ou por telefone, exceto um, que havia falecido, partindo para o oriente eterno, onde não mais se teria que preocupar com sua hérnia ou com este mundo vil, do qual ninguém se quer apartar, nem mesmo eu.
O que me deixou aliviado, porém, foi a conclusão de que ninguém vive eternamente e que nem o médico pode salvaguardar-lhe a vida, para sempre. Este, o enfermo ou o ex enfermo, pode, na verdade, marcar sua existência, eternizando-a, pelos feitos que deixar inscritos, em sua breve, às vezes, nem tão efêmera, passagem, por este planeta, antes de partir, para mais uma viagem, pelo infinito e desconhecido mundo, que certamente há de existir. Conquanto não o tenha conhecido, ainda, nem por isso deverá ser ignorado.
E também fiquei mais tranquilo, como qualquer um que lesse a tese, tão minuciosa, porque percebi que estava entre os 98% da estatística (comigo, felizmente, deve ter ascendido a 99%), que tiveram ou terão sucesso absoluto, porque sou otimista e até me sinto mais um a engrossar a lista.
As conclusões, trouxeram à tona uma verdade científica: a quase nenhuma mortalidade e a baixa morbidade e a eficácia deste método em todos os casos.
E o Áureo, médico, cientista e pesquisador, que se mostrou o excelente desbastador da pedra bruta, revela as sombras ocultas deste árido e misterioso mundo da ciência. A sua alma sensível de cirurgião também põe à mostra a magia da Medicina, honrando o juramento de Hipócrates espelhada, na obra.
É isso, meu caro amigo, a responsabilidade do bom profissional é muito grande e, quando ele consegue, transmitir a mensagem, é sinal de que atingiu o objetivo. E, você, certamente, fê-lo.
Parabéns.
Agora, a última mensagem. Este trabalho merece, sem dúvida, uma ampla publicação e divulgação, por todos os motivos.
Receba, pois, um tríplice e fraternal abraço.



Leon Frejda Szklarowsky:.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui