Usina de Letras
Usina de Letras
223 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O DIA EM QUE O TERRORISMO VENCEU -- 15/03/2004 - 20:03 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O DIA EM QUE O TERRORISMO VENCEU


0000FF”> A derrota do direitista Partido Popular (PP) do Premier Aznar foi tão somente causada pelo inconseqüente alinhamento aos Estados Unidos. Se a Espanha não tivesse apoiado os EUA na guerra contra o Iraque duas centenas de vidas teriam sido poupadas e milhares de familias não estariam sofrendo. Mas a direita espanhola quis tirar proveito da situação acusando indevidamente o ETA, quando estava bem claro que eles não foram os responsáveis, e acabou sendo vítima de seu próprio jogo sujo; aliás, é o que a direita sabe fazer de melhor.

Todos os governos que foram complacentes com os desmandos dos EUA, com o simples desejo pessoal do presidente BUSH em atacar o Iraque estão pagando um alto preço. A Espanha não foi um caso isolado. Bush provavelmente pagará o mesmo preço, a perda das eleições, ao invadir o Iraque, quando se pensou que invadindo o Iraque era o que precisava para ocultar o seu fraco desempenho em tomar medidas para a economia norte americana crescer.

Os EUA e a Europa, principalmente Inglaterra, Polônia, e todos que apoiaram a guerra agora vivem com medo. Estão vivendo como os cariocas vivem no Rio de Janeiro. O cidadão sai à rua com medo, suspeitando de tudo e de todos, inseguro e sem saber se vai retornar.

O governo direitista de Bush não contribuiu em nada para fazer do mundo um mundo mais seguro, pelo contrário, formentou revoltas e acirrou o choque de civilizações. O governo Bush invadiu países com a desculpa de combater o terrorismo, mas o terrorismo é quem se tornou mais forte e atuante. Se o mundo já não era mais seguro antes de Bush, depois dele tornou indiscutivelmente mais inseguro depois dele.

Terrorismo não se combate matando pessoas e causando mais sofrimento à povos cuja vida já é um sofrimento. Terrorismo não se combate jogando mísseis e destruindo casas. Terrorismo não se combate impondo o estilo americano de viver à povos tão diferentes. Terrorismo se combate combatendo a miséria e a pobreza no mundo; terrorismo se combate permitindo que os países pobres possam crescer ao invés de continuarem na miséria devido aos absurdos juros que são obrigados a pagar ao FMI e aos banqueiros internacionais; terrorismo se combate com solidariedade, com respeito aos costumes e à cultura de cada povo; e principalmente terrorismo se combate eliminando a causa que formenta todos os grupos terroristas: a desigualdade social.



PS. No dia seguinte ao ataque terrorista em Madri eu escrevi um artigo intitulado UMA PALAVRA SOBRE O TERRORISMO, no qual eu fazia uma classificação dos grupos terroristas e dizia que o ETA era o bode espiatório naqueles atentados. Dito e feito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui