Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50595)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A TEORIA LONGE DA PRÁTICA -- 13/03/2004 - 15:35 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A TEORIA LONGE DA PRÁTICA





Filemon F. Martins







Não é o primeiro escândalo, mas com certeza a mais grave crise política enfrentada pelo governo Lula até hoje. Para o Partido dos Trabalhadores, que se dizia titular da ética e da decência e quando na oposição esteve ao lado das CPIs, disposto a apurar qualquer irregularidade, já é possível enumerar alguns escândalos com pessoas ligadas ao PT, conforme os jornais, tais como, Ministra Benedita da Silva, Ministro Agnelo de Queiroz, caso de Santo André, que ocupou bastante espaço na imprensa, somado ao episódio Waldomiro Diniz, vem comprovar que a corrupção continua grassando no governo Lula, como esteve presente no governo anterior de FHC.

O que se sabe é que são pessoas de confiança do governo Lula, que, segundo denúncias estão envolvidas em fraudes, extorsões e propinas. E o PT, PC do B, PMDB e outros aliados não permitem sequer a instalação de CPI a fim de apurar eventuais irregularidades que poderiam esclarecer a opinião pública. Difícil acreditar que o PT tenha dado um giro tão radical, sucumbindo às pressões da burguesia, a ponto de querer iludir o povo brasileiro, quando deveria ser o primeiro a exigir apuração dos fatos e responsabilizar os culpados. De tudo o que se ouve e vê, o PT é exatamente igual aos demais partidos que já estiveram no Poder. A bancada majoritária que o PT conquistou na Câmara e no Senado tem servido apenas para aprovar as reformas e mudanças que os tucanos iniciaram e não conseguiram aprovar. Longe, portanto, das mudanças prometidas pelo PT e que o povo desejava antes das eleições.

Parece cinismo ou ingenuidade, quando o presidente do PT, José Genoino, em desespero, vem a televisão fazer propaganda política, como se ainda estivesse em campanha eleitoral, objetivando amenizar as críticas que o governo tem recebido de diversos setores da Sociedade Brasileira. A forma como o PT vem tratando suas crises políticas, compromete ainda mais a fragilidade do governo perante o cidadão. Antes, a apuração dos fatos era ponto de honra e deveria ser feita “doa a quem doer”. Hoje, os signatários que assinam o pedido de CPI são contemplados com “elogios e favores” em forma de liberação de verbas para seus redutos eleitorais, caso retirem suas assinaturas do requerimento. Assim foi no passado e continua sendo no presente com o PT. Num País em que projetos para serem aprovados pelo Congresso Nacional necessitam de estímulo, como, por exemplo, estar nas novelas da Rede Globo, conforme depoimento do Senador Paulo Paim, no caso da aprovação do Estatuto do Idoso, é o fim da seriedade.

Pois é, na propaganda feita por José Genoino, são destinados 8 bilhões para a construção civil, 12 bilhões para pequenos empresários e crédito popular e 3 bilhões para recuperação de estradas. Ora, depois que inventaram o avião onde os políticos põem o “bumbum”, as estradas brasileiras, salvo aquelas onde se pagam pedágio ( e caro ), como é o caso do Estado de São Paulo, foram abandonadas. Em recente viagem ao Nordeste, em especial ao interior da Bahia, constatamos que as estradas estão caóticas. A BR-242, que liga Salvador a Brasília, cortando o interior do Estado, dá acesso a inúmeras cidades, entre outras, BROTAS DE MACAÚBAS, IPUPIARA ( onde morreu o capitão Carlos Lamarca em setembro de 1971 ), LENÇÓIS, MACAÚBAS, OLIVEIRA DOS BREJINHOS E SEABRA, na Chapada Diamantina, está em péssimas condições ou melhor, intransitável.

Não obstante os bilhões prometidos pela propaganda do PT, aposto que em 2005 ou 2006, a situação da BR-242 e seus ramais continuará do mesmo jeito, porque este investimento no frigir dos ovos, será cortado ou encolhido, como tem acontecido na administração petista. Quer apostar ?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui