Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A verdadeira origem da palavra insônia -- 09/12/2001 - 12:43 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autor: Marcel Agarie
Data: 27/11/01

Crônica: “A verdadeira origem da palavra insônia”

Privação e ausência de sono. Assim disse o Nário sobre o significado da palavra insônia. Mas o que ninguém sabe, é que a origem desta palavra vem da pequena cidade de Olinda, em Pernambuco, por volta do ano de 1916.
Naquele tempo, o jovem rapaz Raimundo Silva, de 21 anos, vivia o seu auge com as mulheres. Apesar de não ser um rapaz muito bonitão, pois lhe faltavam alguns dentes da frente, era muito bom de papo, e assim conseguia convencer as mais belas garotas da cidade para sair em sua companhia.
Num determinado dia, quando saiu para tomar um café, Raimundo avistou Madalena. Ela, uma jovem de 19 anos, de beleza inigualável, personalidade forte e muito possessiva, nem deu atenção para a conversa que Raimundo tentou puxar. Ele muito insistente, conseguiu convence-la a tomar um café. Ela mal sabia que este era o ponto forte de Raimundo, a conversa furada.
Muitos cafezinhos depois e os dois combinaram de se encontrar à noite.
O primeiro beijo veio junto com o primeiro encontro. Madalena estava feliz, pois achava ter encontrado o seu amor, sem saber o cafajeste que estava por trás daquele banguelinha que lhe dizia belas palavras.
Raimundo foi levando o romance com Madalena, paralelamente com diversos outros “casos” que tinha, até que começou a sair com Soninha da Cruz, uma mulher de 26 anos, que conheceu na vendinha de sua mãe, a Dona Judite.
Diariamente, Raimundo ficava durante o dia com Madalena e a noite na casa de sua amante Soninha. No início foi fácil conciliar os dois casos, mas com um tempo, Raimundo começou a sentir muito sono quando estava com Madalena. O tempo foi passando e Raimundo já estava se esgotando dessa desgastante rotina, o que fez com que Madalena começasse a desconfiar sobre o paradeiro de Raimundo, quando ele saia de sua casa a noite.

- Ohh.. minha deusa, os lobos que não param de uivar e não me deixam dormir.....
- Ochê minino !! não me alembro de existir lobos im Olinda, você está me enganando.
- Existem sim Madalena. Tu que mora pertinho do centro não escuta, mas eu que vivo perto do mato, ouço todos os dias !!!

Foi com este papo furado, que Raimundo conseguiu enganar Madalena, porém, não foi o suficiente para convence-la de que estava dormindo em casa.
Em uma certa noite, quando Raimundo deixou a casa de Madalena, ela esperou por algumas horas e resolveu ir pessoalmente conferir os uivos dos lobos que atrapalhavam o sono de Raimundo. Ela chegou na casa dele e bateu na porta, que prontamente foi atendido por Dona Judite.

- Olá Madalena, como tu vai?? Aconteceu alguma coisa pra tu vir aqui im casa, a esta hora??
- Desculpe dona Judite, mas preciso falar com Raimundo. Ele está ??
- Ochê !! Ele não falou pra tu ?? Minino levado. Ele tá im Sônia.
- Im Sônia ?? Que Sônia ??
- Minina, pensei que ele tivesse falado pra ti. Todas as noites ele sai di sua casa e vai estudar junto cum Sônia.

Madalena ficou furiosa e foi imediatamente para casa de Sônia. Chegando lá, encontrou no flagra, Raimundo e Sônia se beijando. Madalena com lágrimas nos olhos, nem cobrou explicações, somente gritou:

- Cafajeste !! Eu pensando que tu tava tentando pousar im sua casa e tu aqui im Sônia. E ainda diz pra sua mãinha que vem aqui estudar !!! Nunca mais me procure !!!

Raimundo ainda tentou ir atrás de Madalena, sem muito sucesso. Apesar de sair com outras garotas, Madalena era a única que ele realmente gostava e agora que a havia perdido, o seu coração sofria por não ter ao seu lado a pessoa que amava. Madalena.

Alguns meses tiveram que passar até que Raimundo esquecesse Madalena. Após o acontecimento, todos na cidade continuaram dizendo que o romance de Raimundo e Madalena havia terminado “im Sônia”, e desde aquele tempo, “im Sônia” acabou-se tornando em uma expressão que significava noite sem dormir, pois Raimundo ficava com sono de dia, por ficar a noite acordado “im Sônia”.

Esta é a verdadeira origem da palavra insônia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui