Usina de Letras
Usina de Letras
224 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BOCAGE-OBRA POÉTICA-Parte 4 -- 09/03/2004 - 23:39 (Leinecy Pereira Dorneles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
*- BOCAGE-OBRA POÉTICA -*



( continuação...)

Goa, porém "terra sem lei",madrasta de poetas, estuporada mãe de gentes baças", com a sua realidade decadente, desagradou-lhe profundamente. O poeta não se adaptou à sua sociedade mesquinha, falsa e hipócrita, apesar de ter a simpatia do governador e do desembargador Ferreira Barroco, poeta da tertúlia conventual de Alcipe. Essa mesma sociedade, de resto, não acolheu o boémio que, também no Oriente, escandalizava a moral pública.

A sua carreira militar, pelo contrário, decorria de forma muito positiva. Frequentou a Aula Real da Marinha, cujo o curso não concluiu, provavelmente por doença. Combateu "na altura de Chaul" e daí resultou o reconhecimento dos seus "merecimentos e serviços, viveza e bom procedimentos", como podemos ler no diploma que o promove a tenente de Infantaria.

Este decreto traz como nome oficial MANUEL MARIA BARBOSA HEDOIS DU BOCAGE. Passa a utilizar o apelido do seu avô materno, esquecendo-o mais tarde, mas retomando-o no psudónimo de LÍDIO ( L Hedois de Le Doux).

No dia 06 de abril de 1789, BOCAGE é transferido para Damão, desertando dois dias depois. Mais uma vez, não se adptou. Acompanhado pelo alferes Manuel José Dionísio, que terá fugido por causa de dívidas contraídas ao jogo, segue para Macau.



BOCAGE-OBRA POÉTICA-

CARLOS NOGUEIRA

LEINECY PEREIRA DORNELES-POETISA E ATIVISTA CULTURAL DO RIO GRANDE.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui