Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fiscalização de atos oficiais, de Michel Pinheiro -- 07/03/2004 - 21:16 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










FISCALIZAÇÃO

Atos oficiais







Publicado no jornal Diário do Nordeste, dia 7 de março de 2004









Como fiscalizar a aplicação das verbas públicas se a sociedade não tem acesso aos órgãos de divulgação?









A Constituição Federal de 1988 insertou o princípio da publicidade como imperativo a ser obedecido pela administração pública, nela incluídos os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Todavia, os órgãos de divulgação oficial dos atos dos Poderes não estão disponíveis à população gratuitamente. Isto porque os Diários Oficiais da União, do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, os Diários de Justiça da União e do Estado do Ceará são fornecidos somente mediante pagamento. Tal cobrança revela contradição, pois a Constituição garantiu gratuidade de registro de nascimento e de óbito a quem for reconhecidamente pobre, garantiu gratuidade nas ações de habeas-corpus e habeas-data, no direito de petição junto aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidades ou abuso de poder. Além disso, assegura a obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal independentemente de pagamento de taxas. O princípio da publicidade pressupõe a irrestrita divulgação dos atos oficiais, com ressalvas bem excetuadas em lei. Assim, a cobrança de qualquer valor pela consulta dos Diários representa restrição ao direito de conhecer os atos de governo, com castração do direito de fiscalização. Eis uma mancha a enodoar a cidadania. O inciso LXXVII do Art. 5º da Constituição prevê que são gratuitos os atos necessários ao exercício da cidadania, na forma da lei. Somos um País de excluídos em que a maioria sofre de inanição. A fome turva o raciocínio e impede a ação livre. Indago: como fiscalizar a aplicação das verbas públicas se a sociedade sequer tem acesso aos órgãos de divulgação? Os parlamentares federais, estaduais e municipais podem mudar esta realidade aprovando leis que garantam o acesso gratuito aos Diários.



Michel Pinheiro

Juiz de Direito



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui