Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano fala do caso de Pio XII -- 03/07/2009 - 10:55 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano fala do caso de Pio XII

Seus arquivos poderiam ser abertos em poucos anos


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 2 de julho de 2009

ZENIT.org

Dentro de cinco ou seis anos poderiam ser abertos os arquivos vaticanos sobre a atuação de Pio XII na 2ª Guerra Mundial, segundo indicou Dom Sergio Pagano, prefeito do Arquivo Secreto Vaticano.

O prelado interveio nesta manhã em um briefing na sala de imprensa da Santa Sé por ocasião do lançamento do livro I documenti vaticani del processo di Galileo Galilei - 1611-1741 (“Os documentos do processo de Galileu Galilei – 1611-1741”), do qual ele é o curador.

O prefeito disse que a determinação da data exata de publicação destes arquivos depende estritamente da decisão do Papa, mas que pelo tempo que os investigadores demoram, isso pode durar cerca de cinco ou seis anos.

Segundo Dom Pagano, são mais de 700 caixas que contêm documentos da Secretaria de Estado, assim como das nunciaturas, que evidenciam a caridade do Papa Pacelli durante a 2ª Guerra Mundial.

“Todos aqueles que se dirigiram a ele (Papa Pio XII) – militares, prisioneiros, párocos que tieram suas igrejas destruídas, professores que haviam perdido o trabalho – o Papa os ajudou com uma caridade incrível”, garantiu Dom Pagano.

O prefeito assegurou que a Santa Sé enviou grandes quantidades de dinheiro para obras de caridade, “durante e depois da guerra”.

O prelado disse também que nestes documentos está incluído “um organograma de todos os italianos, das condições da guerra nos campos de prisão”, além de cartas dos núncios que descrevem a situação dos prisioneiros”, assim como textos que evidenciam as obras de caridade realizadas pela Igreja durante e depois da guerra.


Obs.: Leia Lenda Negra contra Pio XII em http://www.webartigos.com/articles/10047/1/lenda-negra-contra-pio-xii/pagina1.html (F. Maier).






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui