Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Um ano em que a Igreja redescobriu a mensagem de São Paulo -- 01/07/2009 - 14:22 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um ano em que a Igreja redescobriu a mensagem de São Paulo

Explica a Zenit o cardeal Andrea Cordero Lanza de Montezemolo

Por Mercedes de la Torre

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 26 de junho de 2009

ZENIT.org

O Ano Paulino não só bateu recordes de visitas de peregrinos ao túmulo de São Paulo, em Roma, mas serviu também para a Igreja universal redescobrir a importância e a mensagem do apóstolo, explica o cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemolo.

O purpurado italiano, arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, fez nesta sexta-feira um balanço sintético para Zenit desses 12 meses, à margem do encontro que manteve com os jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Segundo explicou o cardeal, que propôs ao Papa a convocação deste ano para tod a a Igreja, o grande fruto recolhido foi “dar a conhecer melhor e meditar a riquíssima mensagem do apóstolo em seus escritos que, frequentemente, são difíceis e pouco conhecidos ou mal interpretados”.

“O que Paulo apresenta é a Palavra de Deus como norma para nossa vida de cada dia”, sintetiza o purpurado.

De acordo com o cardeal, nascido há 83 anos em Turim, este fruto pôde-se percorrer em parte e sobretudo graças ao magistério que durante esses 12 meses o Papa ofereceu sobre a figura de Saulo de Tarso.

Em particular, o cardeal lembrou com satisfação do momento em que o Papa lhe anunciou que dedicaria as catequeses de quarta-feira à mensagem de Paulo.

“O Papa, grande teólogo, tem uma capacidade extraordinária para tornar fáceis as coisas difíceis.”

Por este motivo, reconhece, um grande fruto desse ano for am as catequeses do Papa, pronunciadas entre 2 de julho de 2008 e 4 de fevereiro de 2009, e que agora a Livraria Editora Vaticana apresenta em um volume.

Entre os eventos eclesiais deste ano, o cardeal sublinha “a abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, que o Papa realizou no mês de outubro passado na basílica de São Paulo”.

De fato, nessa reunião mundial de bispos, São Paulo, depois de Cristo, foi o mais citado.

Impacto ecumênico

Este fruto do Ano Paulino –acrescentou–, não apenas pôde-se constatar na Igreja católica, mas também se estendeu a “todos os cristãos”, alcançando assim um real impacto ecumênico.

Como exemplo, cita a “Sinaxis”, o encontro dos patriarcas das Igrejas ortodoxas em Constantinopla, celebrado em outubro, em que se propôs um congresso sobre São Paulo.

O outro fruto ecumênico desse ano –explica– foram as visitas dos patriarcas com amplas delegações de Igrejas orientais, católicas e não católicas, à Basílica de São Paulo, em Roma.

Foram numerosas também as peregrinações a São Paulo Fora dos Muros promovidas pelas Igrejas surgidas da Reforma.

Porta Paulina segue aberta

“O Ano Paulino conclui –reconhece o cardeal–, mas os benefícios espirituais que suscitou em todo mundo devem continuar.”

A Porta Paulina da Basílica seguirá aberta, e a chama que Bento XVI acendeu no início desse ano seguirá brilhando.

Nesse sentido, o cardeal crê que este novo Ano Sacerdotal é uma oportunidade para aprofundar nas riquezas do Ano Paulino.

Com esta iniciativa –assinala–, o Papa apresenta aos sacerdotes a figura de Paulo como mod elo para suas vidas e de relação com Deus.


***

Exposição sobre São Paulo nos Museus Vaticanos

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 26 de junho de 2009

ZENIT.org

Como conclusão do Ano Paulino, os Museus Vaticanos oferecem a oportunidade de redescobrir a figura e a obra do apóstolo Paulo através de uma exposição de obras de arte, propriedade da Santa Sé, com o título “São Paulo no Vaticano”.

A mostra, que poderá ser visitada entre os dias 25 de junho e 27 de setembro no Museu Pio Cristão e que reúne 130 obras – a maioria delas é inédita –, entre sarcófagos de mármore, desenhos, pinturas, artigos recentemente recuperados, está articulada em duas grandes seções.

A primeira sublinha três aspectos: os descobrimentos arqueológicos procedentes da Basílica de São Paulo Fora dos Muros (em particular 4 grandes sarcófagos de mármore paleocristãos; a iconografia de São Paulo (os retratos que se referem aos antigos filósofos, os vidros dourados do século IV, as figuras de mármore e as aquarelas que reproduzem as antigas pinturas das catacumbas); São Paulo no Vaticano (com testemunhos artísticos precedentes da antiga São Pedro, antes da reconstrução renascentista).

A segunda seção apresenta a atualidade da mensagem de São Paulo, inspirada em alguns valiosos códigos da Biblioteca Vaticana, dos livros estampados nas línguas correntes, até as mais recentes traduções dos textos paulinos, entre elas a interconfessional utilizada por todos os cristãos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui