Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Povo lá de “cima” e gente aqui de “baixo” -- 07/10/2014 - 20:56 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estando em São Paulo você entra em contato com um dos mais nojentos preconceitos paulistas que eu conheço: o preconceito com nordestinos as quais são chamados aqui abominavelmente de “povo lá de cima”.
E eu me sinto diretamente atingindo com esse preconceito sendo descendente de nordestinos e tendo como mãe dos meus filhos minha esposa nascida nessa região. E tenho que fingir que não escuto para não mandar tomar no meio do orifício corrugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea do indivíduo que profere tamanho preconceito asqueroso.
E por causa da eleição o “paulistanismo”, o nacionalismo paulista, liberta sua sanha, seu ódio, sua raiva da maneira mais asquerosa possível responsabilizando o “povo lá de cima” pelo resultado da eleição.
Eu tenho nojo dessa gente aqui de “baixo” preconceituosa e pobre de espirito. Porcos que comem pérolas. Você escuta coisas do tipo: “Esses nordestinos fazem 300 filhos e ficam aí dependendo do bolsa família e por isso votam na Dilma”. Como não se indignar diante de tal preconceito, como não ficar puto e não se manifestar diante de algo tão absurdo?
Uma coisa é seu posicionamento político outra é a sua pobreza de espirito. Temos que mudar mesmo a direção deste país, eu sou um desses que pensa assim, mas também é urgente trabalhar a cabeça desses ignorantes com o rei na barriga que a mudança vem de dentro pra fora e pensar dessa maneira não vai tornar nossa vida melhor.
É muito fácil voce concordar com tudo que os outros dizem, quero ver e as pessoas aceitarem serem questionadas e não perderem a compostura sabendo discutir um assunto. Mas a maioria deseja exatamente o contrário, querem mesmo é uma boa claque. Talvez para afastar os medos e inseguranças sobre suas próprias crenças.

P.S: Só para lembrar, em 2010, quando Dilma foi eleita presidente, a estudante de direito Mayara Petruso postou um tuíte que dizia: "Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado". Ela foi denunciada e condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo, e a pena foi convertida em serviços comunitários. Além disso, perdeu o estágio em um escritório de advocacia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui