Usina de Letras
Usina de Letras
262 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Álbum de viagem (Cuba) -- 24/02/2004 - 12:37 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos







ÁLBUM DE VIAGEM (CUBA)













O que vi em Cuba:

Pleno emprego, salário nível superior 35 dólares, nível médio 25 dólares.

(Só está desempregado quem quer, preferindo trabalhar por conta própria com artesanato ou servindo aos turistas ganhando bem mais). 

Educação (Todas as crianças estão na escola). 

Assistência médica universal e gratuita (Embora alguns hospitais deixem a desejar. Remédio de graça mediante receita médica).

Moradia (Não se paga aluguel). Todos os imóveis pertencem ao governo. Ninguém dorme na rua, mas muitos casais jovens são obrigados a morar com os pais por falta de habitações disponíveis. 

Dificuldade para se mudar de um bairro para outro pelo mesmo motivo apontado acima. 

As casas são mal conservadas, falta dinheiro para comprar tinta e material para reforma, porém as casas e os blocos de apartamentos são afastados uns dos outros com ruas largas e arborizadas dando uma sensação de muita calma e sossego. 

O governo está patrocinando a reforma de Havana Velha, (centenas de casas antigas de grande valor arquitetônico e cultural, sem tirar os moradores das suas casas e sem lhes cobrar nada). 

Alimentação;todos têm o que comer, mas a comida é racionada.

Necessidades básicas de todos estão razoavelmente satisfeitas, mas falta dinheiro para comprar celular, computador, calças jeans e tênis de marca, causando frustração aos mais jovens. 

Apoio integral aos indefesos, crianças, idosos e deficientes físicos. 

Os cubanos são muito solidários entre si. 

São muito hospitaleiros, recebem muito bem os turistas. 

Inexistência absoluta de violência pode-se andar na rua a qualquer hora do dia ou da noite sem risco de ser assaltado. 

Casos raros de violência geralmente por motivos passionais. 

Os cubanos são muito paqueradores e as cubanas muito acessíveis a uma “cantada”, porém faltam motéis e locais adequados para encontros amorosos fora de casa. 

Limitação da liberdade de imprensa. 

Inibição do espírito criativo devido à censura, embora em alguns shows em casas noturnas frequentadas por turistas a crítica ao governo corra solta. 

Falta de motivação para se trabalhar mais e melhor, já que todos ganham praticamente o mesmo salário. 

Falta de condições financeiras para usufruir o lazer e o entretenimento de que desfrutam os turistas deixando os cubanos frustrados. 

Água, energia, telefone e transporte praticamente de graça. 

Banheiros dos restaurantes para cubanos são piores do que qualquer banheiro público no Brasil e ainda temos que dar uma moeda para poder utilizá-los. 

Andar de táxi está fora das possibilidades financeiras da maioria dos cubanos por ser muito caro, é um serviço destinado basicamente aos turistas, mas existem muitos carros particulares antigos fazendo serviço de lotação por um preço accessível. 

Impossibilidade financeira de viajar para o exterior, a não ser para aqueles que recebem dinheiro enviado por parentes, mais de um milhão residentes fora de Cuba, e também pela dificuldade de se conseguir vistos de entrada nos outros países, principalmente Estados Unidos (EUA).  O governo não proíbe ninguém de sair de Cuba como alardeia a imprensa, salvo poucas exceções, como pessoas com nível superior antes de trabalharem 5 anos no país depois de formados como compensação por terem estudado de graça desde a infância. 

Carro e motocicleta novos, estão fora do alcance do poder aquisitivo dos cubanos, com exceção de artistas, atletas e dirigentes políticos. 

Os poucos que têm carros, exceto os acima citados, dificilmente têm dinheiro para comprar gasolina que é muito cara.

Não existem engarrafamento nem a agitação e o estresse que caracteriza o dia a dia das nossas grandes cidades.

Não existe pressa para se chegar alugar nenhum. 

A maioria da frota é composta de carros antigos que vivem quebrando e não existem peças de reposição o que transformou cada proprietário de carro em um excelente mecânico e os serralheiros em exímios fabricantes de peças. 

Muitos programas educativos e ufanísticos nos três canais de TV, sem

publicidade comercial de qualquer espécie. 

Carne de boi e leite são artigos de luxo, exceto para crianças até aos sete anos de idade que recebem gratuitamente um litro de leite por dia. 

As gerações mais novas não entendem as dificuldades provocadas pelo boicote americano e não estão dispostas a se sacrificarem pelo socialismo. Fazem qualquer coisa para saírem de Cuba e tentarem vida melhor em outro país. 

Não os culpo por isso. 





De uma maneira geral, a qualidade vida da maioria da população cubana é equivalente à da classe "C" brasileira com óbvias vantagens referentes à educação, saúde e segurança.




 









 












Ricardo B Ferreira

Recife, 24/02/2004.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui