Usina de Letras
Usina de Letras
124 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->In: Web Mulher -- 22/02/2004 - 02:52 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
 



Os primórdios do carnaval



In: Web /Mulher



É conhecido no mundo inteiro, porém o que nem todos conhecem é a origem dele. Assim como outras datas comemorativas, ele tem muitas histórias sobre seus primórdios.



Uma delas, diz que nasceu de uma manifestação cristã, chamada Saturnália, em que escravos, filósofos e tribunos comemoravam juntos em uma praça a chegada da primavera que simbolizava o renascer da natureza. Esta festa era de origem grega e era também uma homenagem a Saturno, que dividia as honras com Baco e Momo - deuses da mitologia greco-romana.



Outra história diz que em 10.000 a.C., todos - homens e mulheres - se reuniam durante o verão com os corpos pintados e vestindo máscaras para espantar os demônios que poderiam prejudicar a colheita.



Já outra história, diz que a festa é pagã. Mas o Cristianismo não conseguiu controlar, então só punia os abusos.



No Brasil - Assim como muitas outras coisas da nossa cultura, o carnaval foi trazido pelos portugueses no século XVII. Nessa época, era uma brincadeira de rua entre os escravos que sujavam-se com farinha, ovos, cal, laranjas podres, polvilho e restos de comida. Com o passar dos anos, tais "ingredientes" foram substituídos pelas serpentinas e pelos confetes.



A brincadeira de rua também foi perdendo sua força devido a grande violência que ocorriam nesse período. Para substituí-las, foram criadas os Blocos, onde as pessoas desfilavam como uma procissão dentro de um espaço limitado e ao som de muita percursão. Isso depois virou as escolas de samba.



O Corso surgiu mais ou menos em 1907, era um desfile de caminhões ou carros conversíveis enfeitados com motivos carnavalescas. Neles, iam as pessoas que queriam brincar com os pedestres nas ruas.



O primeiro gênero musical feito exclusivamente para o Carnaval foi a Marchinha. Em 1899, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira marchinha, chamada "Ô Abre Alas".



De onde veio o nome - O mesmo que acontece com as origens da festa, ocorre com o surgimento do nome. A primeira teoria, é o veio do latim carnem levare que significa "tempo em que se tira o uso da carne". Ou então, pode ter vindo da palavra do latim também carrum novalis que significa "carro naval" - um tipo de carro alegórico em forma de barco em que os romanos inauguravam suas comemorações.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui