Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MEU SABIÁ QUERIDO QUE NÃO CANTOU -- 03/02/2024 - 20:34 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Meu sabiá querido que não cantou

 

Jan Muá

3 de fevereiro de 2024

 

No dorso de um ramo de abacateiro avistei um lindo sabiá. Não era a hora de seu doce canto mas foi um prazer tê-lo assim por perto para poder fazer uma ideia de seu comportamento.  Pareceu-me um autêntico, um senhor sabiá! Um sabiá perfeito. Um cavalheiro erguendo sua voz para o mundo. Campeão da cantoria regrada e doce. Muito diplomata, no poleiro da árvore dos abacates, aliara-se ao ritmo da aragem e do vento, no que chamou minha atenção. Pela aparência mostrava uma personalidade enxuta mas que guardava silêncio absoluto.

Era um sabiá laranjeira daqueles que nas tardes evanescentes do dia frequentam a folhagem caída das árvores em  nossas quadras. Tinha algo diferente este sabiá. E isso me intrigava. A par de uma personalidade exemplar, distinguia-se pela quietude, numa réplica natural ao teor da tarde mansa que fazia. Cabecinha e bico padronizado, lombo e rabo característico, mostrava-se em sua plenitude de forma como um dos mais belos exemplares que vi frequentarem nossas devesas. Minha atenção evoluiu para contemplá-lo em pleno pouso e ver nele um exemplar perfeito daqueles de que falava Platão. No momento em que o comtemplava, já as nuvens adensavam no firmamento, fazendo-nos prever que o tempo mudaria em poucos minutos. Sem me preocupar com a mudança de tempo, curioso, não desgrudei os olhos do meu sabiá perfeito pousado estrategicamente num ramo interno do fecundo abacateiro. Crescia em mim a ideia de que poderia acompanhar o espetáculo teatral de um sabiá a partir da minha própria janela. E assim, as coisas foram acontecendo.  O céu foi-se tornando mais severo, mais azedo e mais ameaçador.  Lá para as bandas de Goiás, começaram a aparecer relâmpagos frequentes sinal de que poderia chegar à capital uma tempestade em pouco tempo.  Dito e feito. O primeiro sinal concreto chegou através dos  trovões. Rapidamente a tempestade azedou. Dentro de mim, o pensamento que passou a me dominar era o cuidado e a preocupação com meu sabiá perfeito. O que vai acontecer com ele, perguntava a mim mesmo frente ao rigor da tempestade. Olhei para o sabiazinho lá encolhido no meio da árvore e percebi que ainda estava firme e seguro, bem aprumadinho nos interstícios do abacateiro acolhedor. Sosseguei.

A tempestade acelerou. Fui buscar meu binóculo para me certificar sobre os riscos que corria meu sabiá com aquele descalabro de chuva e trovões. Na primeira tentativa, verifiquei que o sabiazinho continuava lá encolhidinho sem que aparentemente a tempestade o tivesse atingido. Acionei de novo os binóculos, desta vez com lente de aumento. Sim. Era verdade. Lá estava o sabiazinho recolhido...  Mais concretamente: lá estava a minha ilusão!... Agora pelo binóculo eu descobria que o vulto do sabiá escondido no abacateiro era apenas o desenho de uma larga folha desenhada aparentando um conjunto de bico, lombo e rabo. Uma ilusão ótica, certamente. E assim, era este o meu sabiazinho querido sobre o qual derramei tanto afeto...

O sabiazinho da minha ilusão. O sabiá querido  de minha afeição, ilusório, mas que não cantou!

da minha ilusão. O sabiá querido  de minha afeição, ilusório, mas que não cantou!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 36 vezesFale com o autor