Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Desabafo de Dimenor -- 28/05/2014 - 11:18 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

Vídeo “Desabafo de um menor” viraliza, enquanto menor que queimou índio vira polícia. Galdino, Deppman, Yorrally, Cinthya… Quem se interessa pelas vítimas “nêsti paíf”?

foto(78)

Galdino, Cinthya, Deppman e Yorrally

Ex-atriz de filme erótico com adolescente vira “garota”-propaganda da Lei da Palmada. Ex-”isqueirador” de índio vira policial. É o país da bizarrice pronta. Só falta Lula pregar a abstinência do álcool.

Condenado, aos 17 anos, a quatro meses de “medida socioeducativa” por atear fogo, junto com mais quatro amigos, no índio Galdino Jesus dos Santos, que teve 95% do corpo queimado e morreu, Gutemberg Nader de Almeida Júnior, hoje com 34 anos, acaba de ser aprovado em concurso para agente da Polícia Civil do Distrito Federal. [PÓS-ESCRITO: Ele chegou a ser reprovado na etapa de avaliação da vida pregressa e investigação social, mas conseguiu liminar para prosseguir - e só depois haverá a análise do mérito da questão.] Mas será que ele vai ser o único?

Vai ver, o menor que se apressou para matar, dois dias antes de completar 18 anos, a ex-namorada, Yorrally Dias Ferreira, de 14 anos, e que filmou a execução e enviou as imagens para amigos pelo celular, a qualquer hora ganha um distintivo também. Quem sabe, o menor que assaltou e matou Victor Hugo Deppman um ano atrás, mesmo após o jovem entregar-lhe o celular na porta de casa, soma forças aos dois. Com sorte, o menor que ajudou a “isqueirar” e provocar a morte da dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza reforça ainda mais o time policial do futuro, responsável por prender quem comete crimes iguais aos deles no passado.

A depender da atuação do PT e do PSOL (quem não se lembra da cartilha de Marcelo Freixo?), não seria surpreendente que, atendendo a uma denúncia anônima, menores do naipe deles viessem um dia a prender (ok: a encaminhar a cursos de orientação e a tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de advertir) até os próprios pais das pessoas que eles mataram, em função de uma palmada que esses pais possam ter aplicado em seus filhos sobreviventes.

Com 60 mil compartilhamentos na página Plantão Policial no Facebook e mais de 150 mil visualizações no YouTube, o ótimo vídeo em que o humorista cearense Kaio Oliveira interpreta um menor reclamando da “falta de emoção” de roubar, estuprar e matar no Brasil, já que ele sabe que não vai ficar preso por mais de três anos, podia ter ainda este pequeno detalhe: o personagem de Kaio dizendo que daqui a pouco ele também poderá aplicar a lei contra você.

 

Senadores contra maioridade penal

Recordar é viver – parte I:

Senadores que votaram contra a proposta de Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, que ao menos previa a possibilidade de se processar criminalmente o menor entre 16 e 18 anos, a depender do crime, com a autorização do juiz e depois de uma avaliação médica, também:

Angela Portela (PT-RR)
Aníbal Diniz (PT-AC)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Gleisi Hofmann (PT-PR)
José Pimentel (PT-CE)
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)
Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)
Eduardo Braga (PMDB-AM)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Inácio Arruda (PCdoB-CE)
Lúcia Vânia (PSDB-GO)

Recordar é viver – parte II:

Como escrevi em abril de 2013:

Um assassino jamais “paga sua dívida com a sociedade”, como prega o chavão estimulante de seus defensores. A vítima morta não recebe a sua parte do pagamento e a dor daqueles que a amavam não se quita com ele.

A prisão do assassino é apenas punitiva e pode até ser temporária, embora tanto melhor quanto mais longa. Mas a dívida, queiram ou não, é eterna.

Felipe Moura Brasil - http://www.veja.com/felipemourabrasil

Siga no Facebook e no Twitter.

Posts relacionados:
- A vantagem de ser “reaça” no país do “Esquenta” – e o que está por trás dos casos DG e Victor Hugo Deppman
- Menor se apressou para matar ex-namorada
- Da arte de viver entre guris do crime e garis intelectuais

 

  •  

    Meu comentário ao texto acima está aguardando moderação...

    Félix Maier

    27/05/2014 às 9:10

    Seu comentário está aguardando moderação

     

    Que o País da Jabuticaba é um país da bizarrice, ninguém duvida. Quanto ao sujeito que ateou fogo no índio Galdino, acho que ele tem o direito de recomeçar a vida, quem sabe, nunca mais cometendo crime semelhante. Se lhe forem tolhidas todas as oportunidades de emprego, convívio social e familiar, o que lhe resta? Continuar queimando pessoas?
    Cá entre nós: a repercussão do caso Galdino só foi de tal monta porque se tratou de índio. Quase que diariamente mendigos são queimados e ninguém se interessa pelo assunto. Agora, se o queimado for índio, gay, negro ou homossexual, aí se trata de “holocausto contra as minorias”. Haja cara de pau!

  •  

    Amigos leitores de Usina de Letras,

    No link abaixo, o site "dilmamente" apresenta as mentiras proferidas pela presidenta Dilma Rousseff. E são muitas! Repasse o site a seus contatos, sem moderação.

    F. Maier

    http://www.dilmamente.com.br/  

     

     

    MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

    Uma seleção de artigos. Imperdível!

     

    http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios

     

    Leia os textos de Félix Maier acessando:

    1) Mídia Sem Máscara

    http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html

    2) Piracema - Nadando contra a corrente

    http://felixmaier.blogspot.com/

     

     

    Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em

    http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM

     

    Comentarios
    O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
    Comente: 
    Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui