Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Caminho de São Tiago...? -- 15/06/2023 - 04:21 (Brazílio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

 

 

Sem eclodir?

Você, como eu, acredito que daria pouco por aquele menino magrelinho, dentuço que se debruçava sobre a mesa da lanchonete da Valéria naquele matinal e ensolarado domingo, enquanto o padrasto, sentado numa outra mesa tomava suas duas brama...

 

Era o Tiago, com seu surrado livro-caderno de catecismo. À minha pergunta sobre quem criou o universo, ele foi monossilábico: Deus!

Mas à medida que nosso papo progrediu, com algum ou outro pitaco do pai, Tiago foi-se tornando mais darwiniano do que daria para imaginar num garoto de meros onze anos, carinha assustada, e amante do handebol.

 

Ele veio de São Lourenço e fora parar ali, na distante e romeira Conceição do Pará, por virtude do amor de sua mãe ao padrasto, que o observava, orgulhoso, durante minha argüição. Não chegou a desferir elogio, mas se impou das respostas cabais e comentadas do jovem catecista darwiniano. A história que contou da invenção do jogo de xadrez comoveu.

 

Eu, também, como inquisidor-mor, confesso que senti um fraco por aquele bichinho do mato: sabia tudo, desde o rebaixamento planetário de Plutão à vontade maior de conhecer um país na Ásia. Nada de Disneylândia ou torre Eiffel.

 

Mas me pegou mesmo foi quando lhe falei nos dinossauros, e lhe mencionei algum eventual ovo que vinha de ser encontrado nas escavações na distante China. Sua pergunta foi: mas como, um ovo inteiro, sem eclodir?

 

 

Paulo Miranda

Enviado por Paulo Miranda em 26/05/2015

Código do texto: T5255566

Classificação de conteúdo: seguro

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 9Exibido 73 vezesFale com o autor