Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CHIGALIOVISMO -- 06/05/2023 - 09:41 (HENRIQUE CESAR PINHEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CHIGALIOVISMO

Chigaliovismo como o limite do socialismo e do comunismo?

Por Juliano C. S. Neves ¶ Postado em Filosofia ¶ Marcado Dostoiévskisocialismo ¶ 2 Comentários

 

 

“Uma aula de cálculo diferencial e integral: teoria dos limites. Seria o chigaliovismo o limite para o socialismo e o comunismo? Quando a variável tempo tende a um valor finito, socialismo e comunismo tenderiam ao chigaliovismo? Ora, em Os demônios, Dostoiévski descreve a doutrina de Chigaliov: um décimo das pessoas comandaria nove décimos. Na maior parte, a escravidão, o total nivelamento e igualdade. Toda a busca por saber e conhecimento seria interrompida. O chigaliovismo buscaria a não formação do homem excelente e acima da média, pois segundo Piotr Stiepánovitch, entusiasta da doutrina, deve-se “rebaixar o nível da educação, das ciências e dos talentos. O nível elevado das ciências e das aptidões só é acessível aos talentos superiores, e os talentos superiores são dispensáveis! Os talentos superiores sempre tomaram o poder e foram déspotas, sempre trouxeram mais depravação do que utilidade; eles serão expulsos ou executados. A um Cícero corta-se a língua, a um Copérnico furam-se os olhos, um Shakespeare mata-se a pedradas — eis o chigaliovismo.” Que não seja esquecido aqui o grande avanço científico e tecnológico da antiga União Soviética. Mas todo o esforço científico era voltado ao Estado, não à formação do homem superior. Pois a formação científica tem sido destinada, desde o século XIX, à proliferação de mão de obra e de homens que não causam preocupações. Tento enxergar um nome excelente em Cuba ou na antiga União Soviética. Alguém como o próprio Dostoiévski, um homem das artes, um espírito arguto e um bom leitor da realidade. Busca infrutífera — já não seria um sintoma do chigaliovismo?”

Juliano C.S Neves

“Nós vamos abafar o desejo: propagaremos bebedeira, fofoca e delação; propagaremos uma devassidão inaudita; apagaremos qualquer gênio ainda na infância. Tudo será reduzido ao denominador comum, a igualdade será total. “aprendemos nosso ofício, somos pessoas honestas enão precisamos de mais nada.” – esta é a recente resposta dos operários ingleses. Só o necessário é necessário” – este é, daqui em diante, o lema do globo terrestre. Mas a convulsão também é indispensável, e nós, os governantes, cuidaremos disso, Os escravos devem ter seus governantes. Uma obediência total, uma impessoalidade total, só que a cada trinta anos Chigaliov propõe uma convulsão, e eis que todos começam de repente a devorar um ao outro, mas até certo limite, unicamente para não se entediarem. O tédio é uma sensação aristocrática, e o chegaliovismo exclui todo e qualquer desejo. O desejo e o sofrimento ficam para nós, e o chegaliovismo, para os escravos.”

Os Demônios – Fiódor Dostoiévski – página 460 – Tradução Oleg Almeida

 

Será que a definição de Chigaliovismo, de acordo com as proposições de Dostoiévski acima, tem alguma coisa a ver com as recentes declarações de Lula sobre a classe média ser muito esbanjadora? Será que a definição acima tem alguma coisa a ver com a segregação de classes Brasil afora? Será que a definição acima tem alguma coisa a ver com nosso ensino, em que alunos são podem mais ser reprovados e a proliferação de faculdade pelo Brasil indiscriminadamente, em que a maioria dos alunos sabem mal assinar o próprio nome? Será que a definição de Dostoiévski tem a ver com a devassidão que prolifera por aqui e alhures? Enfim, será que a esquerda já se preparava há mais de duzentos anos para tomar o poder e os conservadores, preocupados em produzir e trabalhar, entregaram, de mão beijada, a pessoas inescrupulosas, como vemos por aqui, a administração do Estado?

 

HENRIQUE CÉSAR PINHEIRO

FORTALEZA, MAIO/2023

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 27Exibido 61 vezesFale com o autor